|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rogeriosaba
Registrado: 03/04/09 Idade: 43 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 10:14 pm Assunto: Yamadori Acer Tridente e muito mais... (sitio Hidaka) |
|
|
Domingo dia 06/12/09 foi um dos dias mais legais que já passei por causa do bonsai.
Gostaria antes de mais nada agradecer ao mestre Hidaka pela oportunidade e aos amigos da Bonsai House de Bauru por ter convidado.
Foi tudo muito divertido e proveitoso, vou levar para sempre as dicas do Mestre Hidaka, os conselhos dos mestres Luiz e Helenir e o apreço pelo pessoal de Bauru.
Ai segue Algumas fotos:
Para não ficar muito pesada a pagina segue o link com muito mais fotos. E sem duvidas daqui a pouco vai ter muito mais com o pessoal de Bauru jogando no site.
É só clicar em leia mais que tem muitas fotos inclusive da visita ao Izumi que também foi espetacular.
Abraço a todos. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 5:31 pm Assunto: |
|
|
bahhh
q coisa linda esse acer.... e com o hidaka meu deus
inveja ta corroendo aki
haiuuiauiahiuahiuahiuahiauhiauiuah |
|
|
 |
rogeriosaba
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
Vou tirar algumas fotos de como ele ficou depois de plantado para recuperar as raizes.
Abraço. |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 8:47 pm Assunto: |
|
|
Caro Rogério, coloque aqui todas as fotos que quiser mas, por favor, sem referências ao link que colocou. Principalmente este que você colocou.
Por razões que não interessam para ninguém, somente a mim, peço que evite citar este link aqui. É uma propaganda que não quero fazer.
Agora, coloque todas as fotos que queira diretamente aqui. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
rogeriosaba
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 9:16 pm Assunto: |
|
|
Eu vejo links de bonsai para todo lado, e nada mais natural que referendar de onde tirei as fotos já que ,apesar de aparecer nelas, elas não são minhas.
Vou ver se consigo as fotos e também a autorização para postalas sem referenciar de onde elas vem. Se não conseguir retiro estas que estão ai. E ficamos sem as fotos da origem deste yamadori.
Abraço. |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 9:21 pm Assunto: |
|
|
Incrível a espessura do tronco do acer e boa conicidade, dará um belo bonsai. Boa sorte _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
rogeriosaba
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 9:23 pm Assunto: |
|
|
Ele está com aprox. 25cm agora. Mal posso esperar para ele rebrotar com vigor. Estou tratando com todo carinho e superthrive possivel.
Abraço. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 11:33 pm Assunto: |
|
|
Rogério,
Já tem fotos do dito cujo acomodado em seu "lar" (vaso)?
Parabéns é uma bela planta.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 10, 2009 11:17 am Assunto: bonsai |
|
|
rogeriosaba, todos aqui no forum concordam que o grande mestre de bonsai em nosso país é Hidaka san. Há outros, muito competentes por sinal, que dominam bem as técnicas de cultivo de bonsai, e que tem um conhecimento profundo sobre esse assunto.
Essas outras pessoas, além de Hidaka sensei, são reconhecidamente profissionais na arte bonsai, com trabalhos reconhecidos tanto em nosso país quanto no estrangeiro: Tramujas e Roberto Gerpe. O primeiro, inclusive, trabalhou durante anos na empresa Mistral Bonsai, sediada na Espanha. Gerpe, por sua vez, foi o ultimo discipulo do grande mestre SinoAmericano Jonh Naka.
Entretanto, nenhum dos dois se compara a Hidaka san, nem são chamados de mestres por ninguem em nosso país, ao menos que eu saíba, ainda que, por seus currículos, merecerem tal atenção.
Então, gostaria que voce explicasse a razão de nomear com esse título as pessoas de Luiz e Helenir. Por gentileza, esclareça essa sua colocação. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rogeriosaba
|
Enviada: Qui Dez 10, 2009 12:35 pm Assunto: |
|
|
"Mestre:
O mestre (feminino: mestra) é um indivíduo que adquiriu um conhecimento especializado sobre uma determinada área do conhecimento humano. Com sua grande especialização no assunto, é capaz de dar aulas a pupilos." (definição wikipedia)
Concordo com o amigo onde se diz que o Hidaka é o melhor do brasil (pelo menos que eu conheço) e por isso coloquei os outros dois (Luiz e Helenir) separados, Sem duvidas há separação. E se vc perguntar para qualquer um dos dois, eles te responderão prontamente que há muito a se percorrer para chegar perto do Mestre Hidaka.
Agora se vc me pergunta porque chamo os outros dois de mestre á propria definição da palavra já responde.
"Luiz Yassuo Nakamura pertence a 3ª geração de bonsaistas da família Nakamura. É autodidata, e vem disseminando a arte do bonsai desde 1991, através de cursos no SESC, SESI, SENAC e no próprio viveiro da Bonsai House."
"Helenir Candido
Como foi e quando foi o seu primeiro contato com bonsai?
Meu primeiro contato foi através de uma matéria da revista Geográfica Universal em abril de 1987. E os primeiros bonsai que tive a oportunidade de apreciar pessoalmente foram os bonsai do Sr. Kodama de São Paulo através de sua neta Sra.Heloisa de Ribeirão Preto.
Qual foi seu primeiro bonsai?
Meu primeiro bonsai foi uma falsa murta feita de semente em 1987."
Não sei a quanto tempo você se dedica a arte, mas alguem que se dedica integralmente a ARTE e principalmente as PLANTAS, a aprox. 20 anos e ainda sim, tem muita paciencia com os mais inesperientes. Passa a sabedoria sem restringir informações. Esse posso afirmar que é mestres. Ensina com conhecimento, e com amor pela arte, sem charlatanismo.
E vou lhe dizer uma "besteira":
Há MUITO mais pessoas que possam ser chamados de mestre pelo Brasil do que estão nos sites.
O que me deixou curioso foi vossa indagação. Você tem mais de um ano de Forum, deve ter bem mais de bonsai, e nunca ouviu falar em nenhum dos dois ??? Ou sua indagação parte do mesmo "motivo" da censura empregada pelo amigo Mario ??? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 10, 2009 6:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
O nobre colega há de desculpar a minha ignorância, em não reconhecer, de pronto, a categoria das duas pessoas citadas. Certamente, dominando tanto e com tão grande conhecimento a nobre arte bonsai, é de se considerar, então, quão errado estou eu em ignorar tal fato.
Minha indagação nada tem a ver com a colocação do nobre amigo Dom Mario Garcia, vez que minhas postagens e participação neste forum são de minha inteira responsabilidade e dizem respeito a meu interesse apenas. Entretanto, gostaria de reforçar um pouco mais, salientando que, para mim, tais pessoas, ainda que detenham algum conhecimento e o divulguem, via aulas onde quer que seja, continuam sendo apenas cultivadores e propagadores da nobre arte bonsai. Como eu, voce, e quaisquer outros individuos, colegas ou não, foristas ou não. Não sou mestre, e continuo não considerando essas pessoas que vc citou, como sendo mestres em bonsai.
Não tenho a intenção de, com minhas colocações, levantar qualquer tipo de bandeira, ou antagonismos contra suas colocações. Como as minhas, elas dizem respeito tão somente a suas convicções pessoais. Mas, assim como eu me abstenho de dizer que fulano ou sicrano é mestre em alguma coisa, acredito que o mesmo deveria ser escrito pelos demais. Quando isso não ocorre, sinto-me obrigado a apontar essa, digamos, "falha". É do meu interesse, claro, estar aprendendo sempre mais e mais como se cultiva um bonsai. A parte técnica e artistica, bem como os principios de cultivo, manutenção, técnicas avançadas e outros recursos inerentes ao bom entendimento da nobre arte, merecem sempre minha atenção.
Acredito que há pessoas que dominam técnicas e conhecimentos muito maiores que os que eu tenho. Seria muita presunção de minha parte pensar diferente. Respeito muito essas pessoas por isso, inclusive, além de outros motivos é claro. Mas, para mim, se tem alguem que, por sua humildade, paciência e conhecimento, merece mais respeito, é Hidaka, Osamu. E olha que não falo de linhagem, nem de geração. Aliás, Hidaka não deixa filhos herdeiros de seu trabalho, só alunos.
Tenho amigos bonsaistas que estão nessa estrada há bem mais tempo que os dois citados por voce. E tenho certeza que o trabalho deles é, sob muitos aspectos, superior ao de muita gente boa que tem por aí. Mas, ainda que vez ou outra eu apresente os trabalhos deles aqui no forum, jamais, em tempo algum, me referi a qualquer deles como sendo mestre em bonsai. Não são. Não por que não tenham bagagem para isso. Não por que não tenham ministrado cursos para aprendizes em tal ou qual lugar. Nem por isso ou por aquilo. Mas porque eu não os considero assim, nem eles próprios são tão presunçosos a ponto de se considerarem como tal. Aliás, passam bem longe disso. Preferem, muito mais, serem alunos, aprendizes, eles tambem, aceitando, como eu, a maestria de Hidaka. Apenas Hidaka.
Mas é claro que essa linha de pensamento é minha e deles. Vc, certamente, tem a sua e age e escreve como bem entender. Não quero e nem estou obrigando ninguem a aceitar meus argumentos como sendo a unica verdade aqui neste forum, ou em qualquer outro de que participo. Não busco com minhas colocações fazer apologia deste ou daquele, nem é meu interesse semear discórdia ou antagonismos no forum. Minha posição, repito, é miha posição. E meu interesse é pelo pleno desenvolvimento, divulgação e aprendizado da arte, sem reservas e sem criar, com minhas palavras, qualquer tipo de animosidade com quem que seja.
Aliás, num dos cursos de que participei no Atelier do Dom Mario, um dos demonstradores presentes foi Roy Nagatoshi. Ele me disse que não se considerava um mestre em bonsai. Disse que há no Japão grandes bonsaistas que podem ser assim chamados, e que nos Estados Unidos, para ele, apenas Jonh Naka se enquadrava nessa categoria. Isso eu chamo de humildade: reconhecer uma verdade e conviver muito bem com ela.
Pena que nem todos cultivem, além do bonsai, a humildade em reconhecer a verdade e conviver bem com ela.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rogeriosaba
|
Enviada: Qui Dez 10, 2009 6:32 pm Assunto: |
|
|
Em momento algum comparei Hidaka com quem quer que seja, apenas citei 3 pessoas que em um dia me mostraram tantas coisas que em 12 anos apreciando a arte não tive o prazer de conhecer.
Se o amigo considera somente o Hidaka como mestre no Brasil é como você mesmo disse, é uma opinião sua e respeito ela tanto que jamais tentearia te convencer que alguem seja mestre ou deixa de ser.
Talvez quando eu tiver vasta experiencia na arte e conhecido varias pessoas tão importante para o bonsai mundial eu mude minha visão ou talvez amplie e passe a considerar cada vez mais os esfoços de cada um para que a arte se desenvolva. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Dez 10, 2009 8:53 pm Assunto: |
|
|
Bah, segundo o wikipedia esse cara é mestre então: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13115
Bah, esses tempos fui ver um "curso" de bonsai onde o professor ensinava a plantar mudinhas em potes de plástico e colocar uma pedra em cima, um "mestre"...
Minha opinião é a seguinte, para ser mestre, o título tem que ser unânime, Naka, Hidaka, alguém discorda? duvido...
Outro por aqui e por ali, (???) várias dúvidas, várias opiniões, nenhuma certeza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 11, 2009 8:07 am Assunto: bonsai |
|
|
Arzi, meu chapa, é isso aí. Esses dois são os grandes mestres, unanimamente reconhecidos, embora Naka seja, de longe, maior que Hidaka.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
rogeriosaba
|
Enviada: Sex Dez 11, 2009 9:20 am Assunto: |
|
|
Arze.
Vc é um cara de bom senso.
Eu citei sobre charlatanismo em um dos posts, é bem diferente não acha?
Mestre foi um jeito carinhoso de se refirir a alguem que me passou conhecimento. Não estava dizendo que eles se entitulam mestres.
Assim comogrande parte se refere a amigo Mario com o titulo de Don, que se não estou enganado é um titulo de nobreza, que inclusive precede o nome da pessoa em seus documentos.Mas está sendo usada como uma forma carinhosa de se refirir.
Abraço para vcs, depois posto para o amigo que está interessado em bonsai como ficou a planta acomodado em seu novo lar. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|