Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jun 16, 2009 5:25 pm Assunto: Madressilva [Lonicera japonica] |
|
|
Olá amigos,
segue mais uma das minhas plantas. Não sei se vai ser possível trabalhá-la como bonsai pois trata-se de uma espécie de trepadeira, mas achei o movimento e aspecto do tronco interessantes. A dona do viveiro não soube me dizer o nome. Se algum dos amigos puder identificar fico agradecido. Seguem as fotos:
FOTO 01 FEV/2009 Suposta frente
FOTO 02 Costas - Detalhe das brotações
FOTO 03 JUNHO 2009
FOTO 04
FOTO 05 Detalhe das flores
FOTO 06
Sugestões são sempre bem-vindas.
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Ter Jun 16, 2009 8:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 16, 2009 6:42 pm Assunto: |
|
|
Edson, o nome desta planta é Madressilva. Pode pesquisar que vais encontrar bastante material sobre ela. Existem várias espécies.
Tens aí um belo tronco com um aspecto bem rústico. Os brotos dela demoram bastante para engrossar, então terás que trabalhar com uma quantidade maior de ramos para conseguir uma boa compactação de massa foliar. Ainda não trabalhei esta planta como bonsai. Pretendo agora no fim do inverno coletar alguma já que próximo da minha chácara há lugares onde ela se alastrou em grandes volumes.
Mas confesso que não será fácil encontrar um tronco bonito como este aí.
Bom trabalho.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 7:37 pm Assunto: |
|
|
ATUALIZAÇÃO MARÇO 2010
FOTO 07
FOTO 08
FOTO 09
FOTO 10
FOTO 11
FOTO 12
FOTO 13
FOTO 14
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 8:00 pm Assunto: |
|
|
Muito interessante a sua planta, gostei bastante, já é um bonsai.
Parabéns. |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 8:22 pm Assunto: |
|
|
tem muita planta que a jente acha, pensa que nao a menor possibilidade de trabalhar para formar um bonsai e derepente aparece alguem mostrando trabalhos dese nivel,PARABENS,ficou oMAXIMO. _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 8:35 pm Assunto: |
|
|
to doido pra que tenha esta planta na região norte
ficou ótimo seu trabalho. parabéns! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 5:24 pm Assunto: |
|
|
Que coincidencia!! Coletei ontem um tronquinho de uma raíz que veio da cerca viva de meu vizinho e enraizou do meu lado (portanto é meu, rs). Vou aproveitar as dicas aqui! O que me pode me adiantar? É difícil? _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 03, 2010 10:03 pm Assunto: |
|
|
João José,
a primeira grande dificuldade é o fato dela ser uma trepadeira!!
Com fotos será muito mais fácil dar palpites!!
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 29, 2010 9:26 am Assunto: ATUALIZAÇÃO MAIO 2010 |
|
|
ATUALIZAÇÃO MAIO 2010
FOTO 15
FOTO 16 Eu achei que a poda havia deixado a planta com cara daqueles buxinhos topiados, então fiz pequenas correções:
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Maio 29, 2010 10:32 am Assunto: |
|
|
Edson, você já pensou nela só com o primeiro galho? _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 29, 2010 12:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Um esclarecimento aos nobres colegas: uma planta ser trepadeira em nada desabona seu cultivo com vistas a formar um bonsai. Afinal, uma das grandes trepadeiras nacionais, a Bougainvillea, tambem conhecida por tres marias, flor de papel, rende belissimos bonsai Brasil afora e mundo afora tambem (EUA, JAPÃO, FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL, etc).
Tenho bonsai shohin de madressilva, e sei por experiencia própria que ela costuma secar galhos, mas isso é de praxe, e ocorre tambem com o resedá, a carmona e a azalea, de forma que fica fácil seu cultivo.
Sabendo cuidar, formar uma estruturação aerea não é tão dificil. Veja os exemplares abaixo:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|