FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bergson de Mendonça Vasconcelos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2005 7:57 pm    Assunto: Bergson de Mendonça Vasconcelos Responder com citação

Meu nome é Bergson de Mendonça Vasconcelos, de Maceió / Alagoas. Tenho 40 anos. Tenho duas paixões: bonsai e abelhas nativas. Meu envolvimento com ambos iniciou há aproximadamente 10 anos. Devo grande parte de meu desenvolvimento e envolvimento pelo bonsai e abelhas ao incentivo de minha esposa Karla. Tive a sorte de conhecer e ter como amigo meu Sensei Mário Alberto Garcia Leal, que me orientou em meus primeiros passos na Arte Bonsai, desde então tenho tentado o constante aprendizado e divulgação do bonsai.

Um ponto fundamental nesta caminhada, foram as oportunidades que tive de conhecer os grandes mestres do Bonsai do Brasil, participar de inúmeros eventos e a permuta de informações com bonsaístas de várias regiões.

Não possuo grandes plantas ou plantas grandes, minha predileção são árvores a partir de sementes, alporquia e estacas. Tenho tão somente uns 10 bonsai. Uns 300 pré-bonsai e umas 3000 mudinhas, o que não me falta é espaço e paciência para ver minhas plantas desenvolverem.

Incentivado por meu amigo Mário, hoje possuo duas páginas: uma sobre a arte bonsai e outra sobre abelhas, onde pretendo focar em especial o item como fazer. Minha intenção é dividir o que tenho aprendido com meus acertos e principalmente meus erros.

[]s


Bergson
_________________
> Oficina Bonsai / Oficina do Mel <
http://www.abelhaebonsai.com.br



Minha demonstração no II Encontro Nordestino de Bonsai


Eu e Carlos Tramujas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Set 26, 2005 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Bergson !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Faltou falar tanta coisa sobre você......... fala das suas facetas com madeira, fala o quanto você é despreendido das coisas, fala sobre os componentes dos peijing que pelo que sei você os fabrica com grande habilidade......... enfim......... DEIXA DE SER TÃO MODESTO, vai !!!!!!!! Surprised Surprised Surprised

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Cara Angela,

Quem sabe aos poucos vou complementando as informações. Na realidade não é modestia, simplesmente são coisas pequenas que faço, sem muito alarde ou impacto.

[]s

Bergson

http://www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vânia Fortes



Registrado: 06/09/04
Idade: 61
Mensagens: 80
Localização: Viçosa - MG

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2005 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Bergson,

Para se realizar um penjing, na minha opinião, o artista tem de entender um pouco sobre textura, composição, equilíbrio, sensibilidade, substrato, plantas e peças decorativas. Porisso, parabéns por suas criações. Continuarei acompanhando seus trabalhos e espero ter a oportunidade de ver você, Sergivaldo e o amigo Mário realizando um trabalho desses. Vai ser muito gratificante.Tenho uma forte tendência para paisagens pois acho um trabalho mais completo. Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de saber se você conseguiu fazer a lage de cimento. Quero tentar também e tenho certeza você poderá me ajudar.
Um grande abraço,
Vânia Fortes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2005 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Cara Vânia,

Minha paixão por penjing se desenvolveu pelo convívio que tive e tenho com meu grande amigo e mestre Mário Alberto, associei meu gosto por miniaturas e bonsai, e iniciei a fazer essas paisagens, que concordo com você são realmente mais completas, pois englobam todos as nuances e sutis detalhes.
Já montei a parte da estrutura da laje, utilizei uma tela com malha fina e coloquei algumas barras finas de ferro, estou apenas decidindo se utilizarei o cimento + areia ou colocarei também sulfato de alumínio na mistura, pois cria bolhas de ar na massa e torna este composto mais leve.
Acho mais provável fazer duas pequenas amostras em pequena escala e ver o resultado, e então optar pelo que apresentar melhor resultado. Assim que fizer (creio que na próxima semana) te envio as fotos e resultados.
Desde que despertou em mim essa paixão pelo bonsai, tenho procurado andar, aprender e conhecer bastante o que e quem faz bonsai em nosso país, e felizmente só tenho tido gratas surpresas. Sempre afirmo que antes de tudo a arte bonsai nos torna uma grande família, tenho adquirido boas e duradouras amizades, a dedicação de todos em ajudar e contribuir para desenvolver nossa arte é admirável, a exemplo deste fórum.
Tenho um contato constante com Mário (realmente um mestre no que se dedica a fazer, devo me convidar a o visitar em janeiro, durante uma semana: Mário! prepare o queijo!!!) e Sergivaldo (estive na casa dele faz 15 dias, para buscar algumas plantas, ele e família são pessoas especiais, você se sente em sua própria casa - é admirável os trabalhos que tem e vem desenvolvendo). Devemos pensar em uma forma de juntar todos em um evento, será uma oportunidade memorável.
Sei que escrevo muito, vou deixar alguns assuntos para as próximas mensagens.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Grande Bergson....

Voce nos deixa a cada dia mais claro sua paixão e dedicação em FAZER AS COISAS....
Felizmente para nós, a arte bonsai é um tema que aglutina algumas de suas várias paixões! Very Happy

Suas participações neste fórum (e pessoalmente, claro!!!) tem sido importantíssimas, não apenas por partilhar conosco seus trabalhos, o "seu fazer", mas também como um exemplo de respeito e relacionamento humano!

Grande abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro amigo Charles,

Seus elogios são por demais gratificantes, porém o mérito em tudo o que procuramos fazer, estabelecer, desenvolver e conquistar deve ser dividido igualmente por todos nós, pois cada um participa e contribui com suas qualidades, dons e méritos.
O fórum tem possibilitado a interação entre todos, por esta porta temos conhecido uns aos outros, passamos a ver o desapego em ensinar, ajudar, elucidar, dividir e presentear.
A arte bonsai tem se tornado um elo de ligação entre amigos que esperavam se conhecer, existiam as portas e necessitavamos as abrir.
Sempre afirmo que formamos uma grande família e temos o prazer da união, amizade e consideração.
Tenho conquistado ao longo dos anos um pouco de conhecimento sobre bonsai e muitos amigos, você me deu o prazer de estar entre eles!!.
Para mim ser feliz e realizado é algo bastante simples, o dinheiro é necessário para manter a matéria, mas a satisfação do espírito só gestos de dedicação e fraternidade o completam.

Um grande abraço!!

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil