FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia Prata e Jabuticabeira - Algumas dúvidas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
francisfranco

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 7:00 pm    Assunto: Tuia Prata e Jabuticabeira - Algumas dúvidas Responder com citação

Olá a todos!

Como disse no tópico de apresentação, minha esposa presenteou-me com as duas belezinhas abaixo: uma tuia prata e uma jabuticabeira.
Minha dúvida é a seguinte: a jabuticabeira já está com as raízes saindo pelo furo de drenagem do vaso de plástico. A tuia parece que vai pelo mesmo caminho. Já possuo dois vasos maiores para o transplante (além de terra e areia), mas não sei se posso fazer isso nessa época do ano. O que vocês me dizem? Posso fazer o transplante? Melhor aguardar?

Agradeço a ajuda e as dicas, pessoal!

Tuia Prata:

Jabuticabeira:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Ola .. Vc pode sim trocar de vaso em qualquer epoca do ano , o que não pode é podar muito as raizes, mas como vc só vai transplantar para um vaso maior , fica tranquilo ... Faça um substrato com bastante cacos de tijolos ou telhas {30%} , pedregulhos e areia grossa de construção {30%}
humus de minhoca ou terra vegetal {40%}.. eu faço assim .. medindo em latinhas de varios tamanhos que compõe meu arsenal de aprendiz de bonsaista ..
Vc pode trocar a tuia e a jabu de vaso .. mas sem cortar raiz nenhuma ..
Mas te adianto uma coisa .. Tuia azul não é boa para bonsai .. { leia os topicos e verá os motivos ... }
Outra coisa : se o bichinho do bonsai te pegou .. procura plantas mais velhas para trabalhar .. ou terá apenas que olhar para elas por varios anos e vai ficar entediado ..
As jabuticabas são otimas para a arte , mas de calibre maior .. A sua terá que crescer muito ainda , por enquanto é um bebezinho ... deixa ela crescer livre com boa adubação e regas ... e muito sol ....
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 9:38 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Bonsergio,

A minha Jabuticaba toma sol diretamente nas folhas de 05:00 até umas 10:00 e está fazendo muito bem a ela!

Abraços!

Ricardo
francisfranco

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, pessoal!
Vou seguir as dicas e ver se consigo fazê-las sobreviver. Estou me dedicando mas já comecei com o pensamento de que "se a plantinha morrer, vou tentar de novo."

Abraços!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: