|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
francisfranco

Registrado: 20/12/09 Idade: 44 Mensagens: 8 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 7:00 pm Assunto: Tuia Prata e Jabuticabeira - Algumas dúvidas |
|
|
Olá a todos!
Como disse no tópico de apresentação, minha esposa presenteou-me com as duas belezinhas abaixo: uma tuia prata e uma jabuticabeira.
Minha dúvida é a seguinte: a jabuticabeira já está com as raízes saindo pelo furo de drenagem do vaso de plástico. A tuia parece que vai pelo mesmo caminho. Já possuo dois vasos maiores para o transplante (além de terra e areia), mas não sei se posso fazer isso nessa época do ano. O que vocês me dizem? Posso fazer o transplante? Melhor aguardar?
Agradeço a ajuda e as dicas, pessoal!
Tuia Prata:
Jabuticabeira:
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 7:39 pm Assunto: |
|
|
Ola .. Vc pode sim trocar de vaso em qualquer epoca do ano , o que não pode é podar muito as raizes, mas como vc só vai transplantar para um vaso maior , fica tranquilo ... Faça um substrato com bastante cacos de tijolos ou telhas {30%} , pedregulhos e areia grossa de construção {30%}
humus de minhoca ou terra vegetal {40%}.. eu faço assim .. medindo em latinhas de varios tamanhos que compõe meu arsenal de aprendiz de bonsaista ..
Vc pode trocar a tuia e a jabu de vaso .. mas sem cortar raiz nenhuma ..
Mas te adianto uma coisa .. Tuia azul não é boa para bonsai .. { leia os topicos e verá os motivos ... }
Outra coisa : se o bichinho do bonsai te pegou .. procura plantas mais velhas para trabalhar .. ou terá apenas que olhar para elas por varios anos e vai ficar entediado ..
As jabuticabas são otimas para a arte , mas de calibre maior .. A sua terá que crescer muito ainda , por enquanto é um bebezinho ... deixa ela crescer livre com boa adubação e regas ... e muito sol .... |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 9:38 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Bonsergio,
A minha Jabuticaba toma sol diretamente nas folhas de 05:00 até umas 10:00 e está fazendo muito bem a ela!
Abraços!
Ricardo |
|
|
 |
francisfranco

Registrado: 20/12/09 Idade: 44 Mensagens: 8 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 12:22 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, pessoal!
Vou seguir as dicas e ver se consigo fazê-las sobreviver. Estou me dedicando mas já comecei com o pensamento de que "se a plantinha morrer, vou tentar de novo."
Abraços! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|