FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

IMPORTANTE - Recebi do Marcelo "Yamadori"
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 5:46 pm    Assunto: IMPORTANTE - Recebi do Marcelo "Yamadori" Responder com citação

Prezados Amigos,
Todas as vezes que falamos sobre madeira tratada, lembremos do perigo destas..

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: poste de eucalipto tratado
Este recado é para quem usa eucalipto tratado, vale divulgar!
Em Itaiópolis-SC, cidade próxima a Mafra-SC, houve uma ocorrência com três mortes que poderiam ter sido evitadas.
Três amigos faziam um churrasco e na falta de lenha ou carvão, utilizaram madeira de um poste usado e descartado, de transmissão elétrica, para dar continuidade ao fogo, desconhecendo que são tratados em autoclave, utilizando o cobre, o cobalto e o arsênico no processo.
A volatização do arsênico contaminou a carne e os três acabaram morrendo envenenados. Em Monte Castelo existe uma empresa, de propriedade do Presidente do Rotary Club daquela cidade, que efetua o tal processo de autoclave, atendendo todas as exigências ambientais, não comprometendo o meio-ambiente.
O problema é que a vulgarização do uso da madeira assim tratada poderá trazer problemas pela falta de informação, uma vez que não pode ser serrada ou furada sem recolhimento dos resíduos e nenhum alimento deve ser cultivado próximo aos locais de implantação de postes ou outros elementos confeccionados com esta madeira.
A queima é totalmente proibida porque a simples inalação dos gases poderá ser fatal.
A madeira tratada é de fácil identificação pois adquire uma coloração esverdeada decorrente do óxido de cobre e não desenvolve fungos ou líquens como as não tratadas.
Divulguem esta mensagem a fim de evitarmos perda de vidas por falta de informações.

Prof. Tetuo Hara
Dept.Eng.Agricola/CCA/UFV
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 6:16 pm    Assunto: Re: IMPORTANTE - Recebi do Marcelo "Yamadori" Responder com citação

Mário,

Ótima informação para nós, uma pena saber das mortes, porém a informação não deixa de ser valiosa.

Eu utilizo madeira tratada em meu viveiro, porém a sua coloração é do lilás ao roxo, não sei bem qual produto trataram esta madeira, se alguém puder me informar ficarei agradecido.

Outra opção para os amigos que gostariam que sua madeiras durassem mais, é uma técnica antiga que muitos já devem inclusive utilizar, é a utilização do óleo queimado, que se encontra facilmente em postos de combustíveis ou pontos de troca de óleo de veículos.

Se passa o óleo, quantas camadas quiser, deixando claro a madeira ir absorvendo o óleo entre uma passada e outra, o que deve levar em média de 1 a 3 dias, dependendo do tamanho da madeira e da quantidade de óleo.

Nas madeiras que uso na formação das bancadas de meu viveiro utilizo inclusive o óleo nas que já foram tratadas como dito acima.

Eis a foto da madeira utilizada, conhecida como ROXINHO:

Esta madeira é muito utilizada na confecção de cercas de fazendas, currais, e porteiras.

Porém se algum amigo REPITO, puder me informar a forma de tratamento da mesma ficarei agradecido, após ver o alerta de Marcelo Martins e Mário Leal é realmente de se preocupar.

Aqui outra matéria sobre a utilização da ROXINHO:

http://beluthier.blogspot.com/2008/10/construindo-plainas-de-madeira.html

Obrigado desde já amigos:

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Pra mim não é novidade, essa história ronda aqui pelo RS fazem muitos anos. Nunca vi uma notícia oficial do acontecido, aqui tomou ar de lenda urbana.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: