|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Set 26, 2009 11:14 pm Assunto: Acer deshojo - dúvida! (Atualizado em 30.12.09) |
|
|
Olá pessoal!
Alguém já fez alporquia em Deshojo, com sucesso?
Tenho um com tronco pescoçudo e não quero perder a planta. O ideal é alporquia no meio do tronco mas, se não for garantido optarei por outra solução.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Qua Dez 30, 2009 10:42 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Set 26, 2009 11:47 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Elio,
uma vez visitei um viveiro de mudas aqui em Maringá, e lá tinha um deshojo, que eu fiquei com muita vontade de comprar mas estava um pouco caro para mim, ele tinha alguns galhos compridos e nesses galhos havia algumas alporquias enraizadas. O vendedor disse que fez as alporquias, essas enraizaram -não sei em quanto tempo- mas ele esqueceu de retirar por isso ainda estavam lá.
O que eu posso lhe dizer é que é possível, já o tempo, modo e mais detalhes ficarei devendo.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Set 27, 2009 2:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Elio
Se servir de ajuda, aqui vai um que fiz no meu
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9963&postdays=0&postorder=asc&start=0
Infelizmente já não tenho a árvore que retirei, infelizmente foi uma das que este ano se foi com um ataque fungico (antracnose), mas a intervenção em si correu bem, agora não é facil principalmente no seu caso que só tem um tronco (principal) dado que pude constatar no meu, esta espécie tem uma facilidade de cicatrização acima do normal, o que obrigou a ter que abrir os cortes por mais de uma vez, atrasando o processo e razão pelo qual outro que tinha em curso não sobreviveu....retirei as pontes e abri na totalidade numa dimensão maior que a recomendada...
Se fosse hoje, dependendo da localização e vigor do exemplar, faria de inicio sem pontes e abdicava do vaso e do substrato, recorreria apenas ao método simples do plástico preto + musgo...porque efectivamente no meu caso, o recipiente e o substrato apenas ajudou a atrasar todo o processo...só comecei a ver resultado quando o substitui pelo musgo.
Que não era "sphagno", porque não tem forçosamente que ser, por ser dificil de obter e quando existe, é com preços demasiado proibitivos
Para não ter que colectar, costumo recorrer a uns tutores que existem nas floristas e que estão revestidos com um musgo do mesmo género, compro um e resolvo o problema
No seu caso dado ter que o fazer no tronco principal, por precaução talvez recorresse ao método com pontes...talvez.
Espero que tenha sido útil
Boa sorte e tudo de bom
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:24 am Assunto: |
|
|
Elio, lindo seu acer,parabéns!!! um dia ainda terei uma dessa he! he! he! |
|
|
 |
LuisZuccarino
Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 45 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 11:26 am Assunto: |
|
|
Elio,
Parabéns pelas plantas, em relação ao Alporque, tenho uma revista Universo do Bonsai, Ed. ONLINE, edição numero 13, que tem uma reportagem com Carlos Tramujas sobre Acer, na reportagem aborda assuntos como Semeadura, estaquia, ALPORQUIA (detalhando-a mas ele faz num Acer Buergerianum), Enxerto de travessia (num Acer Palmatum)e um guia com espécies (folhas e seus respectivos nomes).
Eu to sem um Scanner, se não postava a reportagem aqui, mas, como disse, é uma reportagem com Carlos Tramujas e talvez enviando um email para ele conseguirá te ajudar a solucionar a duvida e melhor época para executar o Alporque.
Gostaria de ter ajudado mais. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 28, 2009 7:25 pm Assunto: |
|
|
Salo, Castro, Tarcísio e Luiz!
Salo, se era deshojo, então já me deu um alento.
Castro, Anel de Malphigi com poste pode ser a solução. Valeu, amigo!
Tarcísio, eu custei um pouco a ter um deshojo, não só porque é um pouquinho caro como pelo fato de ser uma variedade de palmatum não muito resistente.
Luiz, O Carlos esteve aqui em casa e eu mostrei pra ele. Na opinião dele eu deveria deixar como está e dar uma disfarçada nesse nebari ruim. Se fosse Kaede ou Momiji (Buergeranium e Palmatum) eu não teria dúvidas.
Mas eu ainda estou com vontade de fazer um alporque. Já pensou essa planta com uma boa copa e metade da altura, que shohin que não daria?
A época é agora!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:49 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!
Querido Élio, façamos o seguinte:
Faça o alporque e mande para que eu trate dela....
Depois eu devolvo !
Quanta mentira minha !!!!!!!!!!
Sem brincadeirinhas porque aki pode ter amigos foristas que não gostem....
Faça o alporque sim.....serão belas plantas com absoluta certeza.. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 29, 2009 8:21 pm Assunto: |
|
|
Amiga Ângela, pensei em fazer o alporque e mandar para vc cuidar. Minha dúvida é se vc vai devolver....................rsrsrsrs!
Esta semana devo fazer o alporque com 2 pontes.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 6:42 pm Assunto: |
|
|
Pois é, pessoal: Por receio (medo mesmo) resolvi mantê-lo assim mesmo.
Abaixando um pouco mais os ramos acho que dá para tapear o tronco pescoçudo.
abraço
 _________________ Elio
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 7:08 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Elio,
Como diz o ditado "O seguro morreu de velho", na minha opinião o seu deshojo está lindo e o rebaixamento dos galhos realmente tapeou a impressão "pescoçuda" que ele tinha.
A coloração do deshojo é algo fenomenal, eu vou ter que arranjar um pra mim. Por falar nisso, você não saberia onde eu posso conseguir umas sementes?
Att,
Salo. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 7:13 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Elio,
Como diz o ditado "O seguro morreu de velho", na minha opinião o seu deshojo está lindo e o rebaixamento dos galhos realmente tapeou a impressão "pescoçuda" que ele tinha.
A coloração do deshojo é algo fenomenal, eu vou ter que arranjar um pra mim. Por falar nisso, você não saberia onde eu posso conseguir umas sementes?
Att,
Salo.
P.S. Não sei por qual motivo essa mensagem se repetiu. Pesso aos moderadores que a retirem, por gentileza. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 10:45 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!
Querido amigo Élio, gostei bastante de como ficou sua planta depois que fez o abaixamento dos galhos....
Vai ficar show de bola............. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 23, 2009 7:10 pm Assunto: |
|
|
Salo, infelizmente não sei onde encontrar semente. Este pré conprei na loja O Bonsai, 2 anos atrás.
Ângela, vai ficar legal, sim!
Valeu pela força!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Out 23, 2009 8:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Elio
Elio escreveu: | Pois é, pessoal: Por receio (medo mesmo) resolvi mantê-lo assim mesmo.
Abaixando um pouco mais os ramos acho que dá para tapear o tronco pescoçudo. |
Perfeitamente compreensivel, meu caro perfeitamente compreensivel, ainda mais no seu caso que era no tachiagari, mesmo com pontes nunca se sabe....é coisa para dar suores!
Agora contráriamente à opinião dos restantes colegas, que talvez se deva ao facto de não terem nenhum, o problema não se resolveu nem se resolve com uma simples puxada dos ramos para baixo, o problema que tinha continua e vai continuar a persisitir por esses anos a fora...
Para o dissimular talvez estimulando um qualquer gomo latente que se encontre mais proximo da base e deixá-lo crescer como ramo de sacrificio, mas pode ocorrer também calosidades indesejadas, é uma incerteza...quem sabe talvez um enxerto de aproximação...
mas baixar apenas os ramos, não creio...até porque como sabemos uma das melhores alturas para se apreciar uma "caduca" é precisamente no periodo do inverno, e nessa altura ela vai denunciar/deitar tudo para fora....dando-nos a conhecer a sua estrutura.
Logo parece-me que algo deve/devia ser feito no sentido de elevar um pouco mais o nebari e com um/os ramos acima continuar a árvore para que se aproveitem os mais finos...sei como é dificil e não é para desanimar, acredite....apenas gostaria que ele ficasse "como se fosse meu" e não um "show de bola" que me causava desconforto mais tarde, sempre que lhe caissem as folhas....Bonsai é para se apreciar o ano inteiro, com e sem folhas; com e sem arames....
Para se proceder a uma intervenção deste tipo não é conveniente que ele esteja num vaso desse genero e de preferência que seja apenas no ano seguinte ao transplante, sem qualquer tipo de intervenção entretanto para ganhar o máximo de vigor possivel.
Em caso de dúvida mais vale não fazer, mas também não esperemos com isso grandes resultados.
Existe aqui um exemplo de um amigo doutro forum que pode ser que lhe sirva para cruzar alguma informação, embora no caso dele tenha sido um tridente....parece-me bem ilucidativo!
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a
Também tive algumas reservas (que sempre tenho quando é no tronco principal), e me parece de alguma prudência recorrer à utilização de "pontes", naquele caso pelos vistos foi sem elas e o resultado é o que se vê....
Como referi acima dado a espécie que é, é por demais natural que seja uma decisão que não se tome de animo leve, por isso na dúvida espera-se um pouco mais, afinal a integridade do exemplar não está em risco, não há porque haver precipitações de espécie alguma
Boa sorte e tudo de bom
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 24, 2009 7:03 pm Assunto: |
|
|
Amigo Castro!
Obrigado pela atenção dada a este tópico.
Como vc mesmo disse, nenhuma decisão deve ser intempestiva. Não há porque decidir já. Assim, enquanto penso, e ainda estou aberto à todas soluções, a planta cresce vigorosa.
Quanto ao tópico citado no link:
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a
...................achei excelente!
Inclusive recomendo a todos uma criteriosa leitura.
Tirando do tópico, irei colocar 3 tópicos no fórum central justamente sobre, DESFOLHA NA ALPORQUIA, USO DE VERMICULITA e ÉPOCA DE FAZER ALPORQUE.
Um grande abraço _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|