FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
d.puerta

MensagemEnviada: Sáb Jan 02, 2010 11:04 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Olá a todos,

seguem fotos de um ficus trançado, aqueles que encontramos em hipermercados. Sei que esta planta nunca será um belo bonsai, eu a uso mais para treinar, pois se algo der errado eu não estraguei nehuma planta promissora. Ela era mais alta, eu ja fiz uma poda drástica. Também comecei a fazer um shari para desfarçar o trançado, mas não o terminei por falta de ferramentas e ele escureceu.

Atualmente (com marcações onde pretendo podar):

Projeção (tosquíssima, me desculpem Embarassed ):

Essa mancha branca que fiz na projeção seria o shari refeito.

Aguardo a opnião dos amigos.

Abraços Exclamation
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 03, 2010 12:34 am    Assunto: Responder com citação

d.puerta você pediu opiniões então lá vai:

Primeiramente eu acho que madeira morta não combina muito bem com fícus, mas o trabalho que você fez, com o tempo, vai cicatrizar e talvez virar um uro que irá disfarçar o trançado do tronco e pode ficar bem interessante.

Uma segunda coisa é que o tronco na parte inicial apresenta uma tortuosidade interessante, mas na sua projeção você pretende aproveitar parte do tronco que sobe para a copa e esse tronco é reto e sem graça, parece que uma placa foi cravada em cima do tronco. O ideal seria eliminar os dois galhos que sobem e que destoam da parte inicial do tronco e com as novas brotações refazer o ápice da planta e escolher os galhos para formar a copa. Ficaria um bonsai 3 vezes menor, mas ficaria muito melhor!

Talvez dando uma leve inclinada no tronco para algum dos lados ela fique melhor.

Há também um problema de conicidade invertida que você poderia sanar estimulando raízes aéreas para cobrir a base e que combinariam bem com o estilo do tronco. Não retire essa raiz da esquerda ainda, ela pode servir para compor um alargamento da base com outras raízes.

Acho que essa planta tem potencial para virar um bom bonsai, vai dar um pouco de trabalho para alargar a base com raízes aéreas, mas vai valer à pena.

Bem eu acho que é isso, só espere o inverno para fazer as podas drásticas.

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 03, 2010 1:00 am    Assunto: Responder com citação

d.puerta acho que é melhor tentar mostra do que falar. Me arrisquei a fazer uma projeção só para dar uma idéia do que eu estava tentando propor.

Obviamente eu não sou um projetista e minhas habilidades com imagens se limitam a saber usar o Paint e uma boa dose de descoordenação motora Embarassed.

Projeção:

edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 03, 2010 9:34 am    Assunto: Responder com citação

d.puerta,
acho que o Marco já disse tudo; foi exatamente o que pensei também antes de ler todo o tópico. Se quiser já pode fazer a poda do galho sugerido. Esta é uma espécie bem resistente; acredito que não haverá problema pois ficará ainda um dos galhos com folhagem. Veja este meu ficus parecido com este postado por você. Fiz a poda drástica, rebrotou e está todo cabeludo...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12936

Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
d.puerta

MensagemEnviada: Dom Jan 03, 2010 10:22 am    Assunto: Responder com citação

obrigado,

gostei da projeção, vou seguir essa dica para deixar a copa mais baixa, realmente fai ficar bem melhor.

agradeço a ajuda de vocês Exclamation
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 03, 2010 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

d.puerta não se esqueça que a parte mais importante para que o seu fícus vire um bonsai bem feito é a correção da conicidade invertida.

No ano que vem você deve cortar boa parte das raízes e começar a estimular o surgimento de novas raízes aéreas para corrigir o problema. De nada vale uma copa bem feita se o nebari e o tronco não forem bons, a qualidade de um bonsai se avalia de baixo para cima Laughing .

Abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: