Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Gregório
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 5:45 pm Assunto: resgate de Duranta (pingo-de-ouro) |
|
|
olá pessoal,
a +- uma quadra de casa tem uma Duranta nascendo do chão, entre dois pedaços de calçada. Tem cerca de 30 a 35 cm.
Estou pensando em traze-la para casa e começar a cultivar ela para que se torne um bonsai.
Gostaria de saber com vocês como eu devo preparar um vaso para recebê-la, se será necessário adubo ou alguma coisa para que ela não morra após o transplante.
desde já agradeço
Abraços |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 5:52 pm Assunto: |
|
|
Como vai João.
Não é recomendável adubar plantas recém-transplantadas. Preocupe-se mais com a forma de retirada, vaso receptor e substrato. Cuidado, também, com a temperatura ambiente. Horários muito quentes podem afetar a planta por desidratação nas raízes.
Após aproximadamente, 1(um) mês pode iniciar a primeira adubação.
Boa sorte.
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
João Gregório
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 5:54 pm Assunto: |
|
|
Valeu Franz!
Mas e sobre o solo e o vaso a ser preparado? posso colocar em um vaso qualquer? tenho em casa um pote de sorvete de 2 litros vazio.
a terra em que ele está crescendo é a mesma que tenho em casa. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 8:46 pm Assunto: |
|
|
ola amigo, Geralmente se recomenda ultilizar vasos ou potes com o interior preto para almentar o calor o q estimula a raiz.
Tenho varias plantas em potes de sorvete e não vi diferença mas não se esqueça de furar bem o pote no fundo e nas laterais para q a agua não acumule e apodressa a raiz.
Sobre o substrato: Para vc entender como funciona isto vai ter q ler muuito e retirar todas as suas duvidas, substrato é uma coisa pessoal, cada um tem uma forma diferente para preparar, mas para q não fique duvidas vc pode usar 60% de matéria inorganica e 40 % de matéria horganica.
inorganica: Pedriscos, caco de tijolo, caco de telha, caco de ceramica...
organica: Humus de minhoca, casca de pinus, terra de mato...
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 9:35 pm Assunto: |
|
|
O tamanho do vaso vai depender do porte da planta.
Mas deve ser capaz de permitir um bom desenvolvimento das raizes, permitindo um bom desenvolvimento global do exemplar, além de formar um bom nebari radial.
Quanto ao substrato, nosso amigo Rodrigo disse tudo.
Abraços.
Franz _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
João Gregório
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 9:37 pm Assunto: |
|
|
OK
agradeço aos amigos pela ajuda!!!
amanhã sairei em busca dos componentes do substrato e logo farei o transplante
e assim que puder postarei fotos
um abraço! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 10:00 am Assunto: |
|
|
Amigo Xará
Recomendo tb que vc leve uma boa picareta e que a coleta seja após as 17 horas. O sol já está bem mais ameno e nao vai afetar tanto a planta durante o processo.
Cave bem ao redor da planta evitando prejudicar as raízes. Tente tirar com um bom torrão junto com as raízes. Não tracione a planta (arrancar na marra) isso pode quebrar raízes importantes.
Abraços! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Dez 09, 2009 1:35 am Assunto: |
|
|
Olá João, a duranta é uma espécie bem resistente e boa para ser trabalhada como bonsai. Tenho várias. Já tirei com muitas e com poucas raízes.
Eu proceso da seguinte forma: retiro a planta, preferencialmente, com um pouco de raízes (lembrando que as mais fininhas também são muito importantes).
Desfolho totalmente a planta e já faço uma seleção dos galhos. Alguns de meus exemplares foram zerados e fiquei apenas com o toco.
Eu coloco em areia grossa pura, destas de obra mesmo e vai pra sombra com enraizante. Mantenho ela sempre úmida e sempre na sombra.
Só começo a adubar depois de uns 60 dias. tem amigos aqui que já adubam com 45 dias. Eu prefiro esperar as raízes se desenvolverem um pouco mais.
Alguns dos meus exemplares como exemplo:
Este é um monstro. Olhe a garrafa de 2 litros ao lado pra mostrar o tamanho. Hoje já tem vários galhos em treinamento.
Você pode ver mais no meu blog. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
João Gregório
|
Enviada: Qua Dez 09, 2009 1:34 pm Assunto: |
|
|
Agora outra questão...
Estou em dúvida quanto à montagem do substrato
Vou seguir a dica de 60% de inorganico e 40% de organico. Mas a questão é: devo misturar tudo, igual massa de bolo, ou faço em camadas? por exemplo (suponham que o que segue é um vaso rsrsrs) :
| 30% inorganico |
| 40% organico |
| 30% inorgânico |
\_____________/
Pode ser assim?
Aguardo idéias...
e desculpem pelo vaso mal feito rsrsrs
Abraços |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Dez 09, 2009 2:10 pm Assunto: |
|
|
João, já que você quer fazer este substrato composto, você deve sim misturar tudo, deixando uma massa homogênia. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
João Gregório
|
Enviada: Qua Dez 09, 2009 3:18 pm Assunto: |
|
|
Beleza! Valeu Ricardo!
logo postarei fotos do transplante, assim que conseguir um pouco mais de composto orgânico.
Abraço |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 09, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
ola, vc deve misturar tudo para q fique drenante e não compacte.
Outra dica é vc colocar uma camada de caco puro no fundo do pote (bacia) um pouco menos refinado do q o do subsatrato, isto ajudara na areação, ventilação, Humidade e drenagem.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 11:42 pm Assunto: |
|
|
PESSOAL QUERIA FAZER UM BONSAI DESTA ESPÉCIE...
VALE A PENA FAZER DAS MUDINHAS QUE COMPRAMOS NAS LOJAS ...?
O DESENVOLVIMENTO É MUITO LENTO...? OU MELHOR PEGAR REALMENTE COMO PRÉ BONSAI...?
QUERO SABER QUANTO AOS BENEFÍCIOS E ESPERA...
OBRIGADO A QUEM RESPONDER.
QUANTO AO RESGATE... A HISTÓRIA NOS MOSTRA ESPETACULARES FATOS PROVENIENTES DE AÇÕES HERÓICAS... QUEM SABE A NATUREZANÃO TE PRESENTEIA COM UM BONSAI MAGNÍFICO... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
|