FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tataré
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2004 3:53 pm    Assunto: Tataré Responder com citação

Amigos,

Minhas únicas mudas que vingaram

A de baixo é tataré e a de cima (segundo o vendedor do horto que peguei as sementes) Caliandra vermelha


_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2004 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo

Tem algo estranho, as duas parecem ser a mesma muda, estou com mudas novas de calliandra e nao tem nada a ver.

Quanto ao tatare, plantei 40 fazem 2 meses e apos um mes nao nasceram nenhuma, retirei 10 sementes trisquei elas lateralmente com alicate de cuticula, forcando a germinacao e nao deu outra, nasceram as 10 as outras restantes ate hoje nada.

[]'s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2004 7:48 am    Assunto: Responder com citação

Mariotti,

É um pouco estranho mesmo, esta que é a caliandra vermelha como eu disse, foi o que o vendedor informou, mas acho que é outra coisa, e ela não é igual ao tataré, as folhas são mais alongadas, olha a sobra da semente é bem maior que a de tataré.
Na planta adulta que peguei as sementes as folhas não tem nada a ver com caliandra, mas pelo que percebi os vendedores chaman da caliandra todas que florescem aquele pompom.
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 2:57 am    Assunto: Responder com citação

Parece ser alguma espécie de Caliandra sim... na plantula assim é meio difícil de identificar.
Daqui a uns 3 meses fica bem mais nítido.
Entretanto, o crescimento delas a partir de semente é bem lento.
Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Neusa



Registrado: 08/08/04
Mensagens: 6
Localização: Poa-RS

MensagemEnviada: Seg Nov 29, 2004 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo, me informa uma coisa, colocaste as sementes para germinar em uma caixa de ovos em papelão? Como fazes isto? Não é pouca terra? Vejo que estão germinando normalmente. Como procedes?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 30, 2004 6:16 am    Assunto: Responder com citação

Neusa escreveu:
Rildo, me informa uma coisa, colocaste as sementes para germinar em uma caixa de ovos em papelão? Como fazes isto? Não é pouca terra? Vejo que estão germinando normalmente. Como procedes?


Olá Neusa,

A caixa não é de papelão e sim de isopor, é só fazer furos para drenagem, colocar um pouco de areia grossa no fundo para ajudar na drenagem e terra preta por cima (alguns preferem areia de rio), não fica pouco espaço para as sementes já que estas depois de uns 2 meses serão replantadas. Wink

Felipe realmente tem razão, como demora para desenvolver Sad
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 01, 2004 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo,

A mudinha debaixo realmente é de tataré (pithecolobium tortum), a que está acima, pode ser sim de caliandra. Essas primeiras folhas que aparecem são para a planta absorver energia solar, e na maioria dos casos elas são diferentes das posteriores... É como na flamboyant, primeiro nascem dois raminhos opostos e bifolhares (como sua mudinha), depois vão surgindo as folhas propriamente ditas, as que vão caracterizar a planta; aí então da estipe surgem em número multiplicados esses ramos opostos e bifolhares.
Não sei se é a primeira vez que você plantou sementes de pithecolobium, mas se for, você irá notar o seguinte: de início, o conjunto da folhagem nascerá em forma de Y, quer dizer, um ramo bifolhar oposto a dois ramos bifolhares... O tronco vai crescento em forma de zigue-zague e também os galhos..., aí, na vértice desse zigue-zague brotarão estipes compondo, aos pares, conjuntos de folhas com um, dois e até três ramos opostos e bifolhares - desses ramos surgem os galhos. Depois o tronco e os galhos vão engrossando e perdendo esse formato.

PS.: Interessante nessa espécie é o controle que você pode ter na brotação ou inibição de galhos. Muito legal!

Um abraço

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos, estou com dificuldades Sad quanto a internet, mas apareço.

Veja a foto do tataré 3 meses depois.

Acho que desenvolvel bem Very Happy , os mestres podem dar orientações quanto a poda de crescimento? Já cortei vários brotos durante estes 3 meses.


_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rildo,

Não sou mestre mas podemos conversar um pouco sobre esta espécie.

Também estou cultivando alguns exemplates de Tataré e pelo que pude observar, é uma espécie que tem um crescimento bastante vigoroso, responde muito bem às podas, isto é: brota intensamente nos pontos onde recebe o corte, além de possuir um crescimento radicular fantástico.

Se a pretensão for a criação de um bonsai mais robusto, há a sugestão de colocá-lo em um vaso maior ou na já conhecida "mamadeira" e, à medida que a planta for crescendo, elimina-se os galhos indesejados e faz-se a aramação dos que permanecerão para formar a estrutura do futuro bonsai;

Caso contrário, há a possibilidade de fazer as devidas aramações e podas no vaso atual.

As podas irão servir para modelar o bonsai e estimular a formação de uma copa mais densa.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2005 6:32 am    Assunto: Responder com citação

Olá Sergivaldo,

Este tataré se desenvolve bem mesmo e acho que vou fazer um bonsai dos grandes. Já fiz algumas podas e os galhos já estão ficando em zig zag.

A P. Dulce ( que vc me mandou as sementes Laughing ) também cresce bem, estou com 3 plantas com 3 meses e estão mais ou menos com 23 cm de altura.
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2005 12:22 am    Assunto: Responder com citação

Rildo,

É verdade. Os "pithecos" (P. tortum e P. dulce) crescem que é uma maravilha!!!

Sucesso com seus bonsai!!!

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2005 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Olá Rildo,

Não sou mestre mas podemos conversar um pouco sobre esta espécie.

Também estou cultivando alguns exemplates de Tataré e pelo que pude observar, é uma espécie que tem um crescimento bastante vigoroso, responde muito bem às podas, isto é: brota intensamente nos pontos onde recebe o corte, além de possuir um crescimento radicular fantástico.

Se a pretensão for a criação de um bonsai mais robusto, há a sugestão de colocá-lo em um vaso maior ou na já conhecida "mamadeira" e, à medida que a planta for crescendo, elimina-se os galhos indesejados e faz-se a aramação dos que permanecerão para formar a estrutura do futuro bonsai;

Oh Professor !!!!!!!!!
Quero ver in loco suas sementes "pegadinhas ", mas cuidado.... posso roubá-las todas (hihihihi); me aguarde
Beijos
Angela
Caso contrário, há a possibilidade de fazer as devidas aramações e podas no vaso atual.

As podas irão servir para modelar o bonsai e estimular a formação de uma copa mais densa.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2005 6:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,
Voltando a este tópico só para colocar a foto do tataré para vocês verem como está.




_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guga
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/06/05
Mensagens: 135
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2005 10:14 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Tataré !!!!! Nunca houvi este nome, será que aqui em Recife é outro nome, alguém pode me explicar... Question Question
Em maio plantei umas mudas de flamboyant, e estam bem crescidinhos... e tive um aproveitamento de 90%, e quando pensei que não iam mais protar é que me enganei, pegou tudinho.

Abraços,
_________________
Gustavo Almeida.

"Associação de Bonsai de Pernambuco"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2005 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Caro Guga, o mais fácil é vc entrar no site do grande Sergivaldo, abaixo tem o link p/ entrar direto na página do tataré. Vc está muito certo, se não sabe o negócio é perguntar, não pode ficar com dúvidas.

http://www.nativosdonordeste.z6.com.br/guia_de_especie/especies_nativas/tatare.htm
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil