|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 6:09 pm Assunto: Punica granatum - zakurô |
|
|
Essa minha romanzeira foi apresentada anteriormente aqui no forum. Pariticpou de uma exposição num shopping center aqui de Brasilia há alguns anos e o bonsaista/forista lusitano, Antonio Castro, sugeriu uma alteração na estrutura aerea dela, para melhorar é claro.
Desde então, venho tentando formatar os galhos primarios necessários para equilibrar e estabelecer a planta dentro do projeto elaborado pelo grande amigo Castro. Essa espécie é particularmente dificil de se conduzir, mas como tem um ótimo tronco, com bastante madeira morta, não posso abrir mão e devo continuar tentanto.
Atualmente está num vaso de treinamento, profundo e grande como deve ser para essa espécie. Chines antigo, mas de pouco valor, é claro. O fruto é o primeiro desde que eu coletei a planta em uma fazenda, há alguns anos:
Parte traseira, onde se pode ver a unica parte viva serpenteando desde a base até determinada altura do tronco. Com ela é que devo contar para formar a estrutura aerea da planta:
De um unico galho partem os tres que irão dar estabilidade e permitir a formação planejada:
Detalhe do nebari vivo:
A "cabeça de cobra" por tras do tronco, à direita, é uma raiz, transformada em jin:
Vista lateral, com o galho primário em destaque:
Brotações novas e vigorosas para trabalhar na formação estrutural:
Destaque para o fruto. O tamanho dele é algo parecido com uma laranja média:
Vista lateral esquerda:
Contraste destacado entre lenho verde e vivo com madeira morta do tronco:
Detalhe do tronco madeira morta. Deverá receber refinamento de entalhe quando a estrutura aerea estiver formada:
Nebari:
Tronco frontal, madeira morta:
O peso do fruto no galho é suficientemente forte para vergá-lo, porém sem quebrá-lo:
Ápice anterior da planta, convertido em jin atualmente:
Bem, espero que gostem desse meu trabalho, mas não se furtem a emitir opiniões. Toda e qualquer ajuda é sempre bem vinda. A espécie é rustica e aguenta bem o tranco, desde que bem cuidada. O fator preponderante no cultivo da romanzeira é a rega, mais até que adubação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 6:27 pm Assunto: |
|
|
so a titulo de curiosidade quantos anos mais ou menos tem essa planta?
eu tenho algumas mudas de uma especie que tem o fruto do tamanho de uma kinkan mais ou menos e ja tem um ano que tenho elas e não vi diferença nem uma no tronco. e olha que elas estao em uma bacia ate grande pelo tamanho delas. vou ver se sobra um tempinho e plantar uma muda no chao ve se da uma desenvolvida. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 7:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
O tamanho do fruto não tem nada a ver com a idade da planta ou grossura do tronco. Há inumeras variedades de romanzeira, e cada uma delas apresenta frutos de determinado tamanho, bem como folhas menores ou maiores, dependendo da variedade tambem.
Essa planta tem em torno de 25 a 35 anos, e venho cultivando ela há uns 8 anos, visando transformá-la en bonsai. Algumas variedades produzem frutos minusculos, mas em compensação seus troncos tambem não engrossam, mesmo quando plantadas no chão. Outras, produzem frutos gigantes, enormes mesmo. Há uma variedade oriental que retorce o tronco, como um parafuso, a medida em que cresce, sendo então aconselhável deixa-la no chão até engrossar o tronco e depois passar para um vaso de treinamento.
Essa variedade que retorce o tronco é chamada de NEJIKAN, e e´a preferida pelos japoneses e europeus, principalmente os espanhóis. Tenho quatro em meu viveiro, engrossando no chão, e algumas outras mudas, feitas por estacas dessas quatro. Ainda não frutificaram, mas sei que seus frutos são menores um kadikim que a dessa outra que mostro aqui.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 7:12 pm Assunto: |
|
|
Nicky, é uma planta única! Formato, beleza, Jin, shari. Também gostei do vaso. Está harmônico com a planta.
Me diga uma coisa, essa madeira morta escura é assim mesmo ou tem partes podres. Não conheço a espécie, quer dizer, não tenho.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 7:38 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, a madeira da romanzeira, quando seca e bem tratada dura exponencialmente mais que qualquer outra que eu conheça, incluso junipero. Ela resiste bem à ação do tempo, e, quando submetida a chuvas torrenciais, como as que estão assolando o DF ultimamente, ficam escurecidas, vez que não há como repor a calda sulfocalcica nesse tempo.
Não há uma cor definitiva para ela. Alguns trabalhos ficam com a madeira mais escura, outras numa cor mais cinza, mas nunca muito clara, pois isso denotaria muita artificialidade, coisa que prefiro não forçar nas minhas plantas, particularmente esta.
Apesar de que alguns cultivadores prefiram justamente esse tipo de destaque em suas plantas. Veja essa romanzeira, por exemplo:
Esta outra, porém, chama menos atenção, e continua linda por isso mesmo:
Nesta outra, a madeira morta passa bem desapercebida:
Mas nessa outra está muito destacada:
No link abaixo, um dos melhores trabalhos em explorar madeira morta de romanzeira que já vi, e que irei usar como inspiração para melhorar o da minha planta:
http://kintall.blogspot.com/2009/12/punica-granatum-principio-de-um-projeto.html
Elio, meu camarada, se vc ainda não tem uma dessas, vá correndo até a fazenda mais próxima e descole a sua, garoto. Veja só esse trabalho como é altamente inspirador:
Essa é a melhor cor para a madeira morta, na minha humilde opinião. Mas tem que ser constantemente escovada, senão fica escura como a da minha planta. Oh vida, Oh azar...  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 8:48 pm Assunto: |
|
|
Nicky, que belo material! Muita madeira morta e aquele veio alimentando a planta fica show. Parabéns pela frutificação. À propósito do fruto por vezes vemos por aí dizerem que um fruto assim pode vir a matar a planta. Isso é verdade? Sinceramente pela vitalidade da brotação de sua planta parece que não é verdade...Agora a finalização da parte aérea com o trato da madeira, vai ficar uma beleza!!!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 7:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio Luis, agradeço suas gentis palavras. Realmente, o que pode comprometer um galho é a frutificação, mas apenas quando em excesso. O ideal, então, é privilegiar apenas um fruto ou dois ou tres, em galhos distintos e opostos, nunca num mesmo galho, evitando assim que o galho seque e morra, sem recuperação.
Além desse cuidado, observado desde o inicio da floração ainda, com os primeiros indicios de botões, seleciona-se o que fica mais na extremidade do galho, de preferencia um galho que possa ser substituído por outro, sem trazer nenhuma complicação para a planta.
Nos bonsai japoneses, vemos geralmente não mais que uns tres ou quatro frutos distribuídos em toda a arvore, que tem suas folhas retiradas, para realçar a frutificação e não sobrecarregar a planta em demasia, pois um fruto requer muita energia por parte dela.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 8:00 am Assunto: |
|
|
Belo tronco, planta e frutificação, Nick. Gostaria de saber o que define este estilo Zakuro?! _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 8:44 am Assunto: |
|
|
Parabéns pela planta Nick! Fiquei um pouco preocupado agora depois de alguns comentários, minha romã http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=147925&highlight=#147925 já está frutificando de novo e apesar de ter deixado só três frutos eu fiquei preocupado com a questão que levantaram sobre o morte de galhos devido aos frutos, ela porem está frutificando em galhos que já haviam frutificado no meio do ano. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 9:08 am Assunto: bonsai |
|
|
Nikkei, o nobre colega vai desculpar minha falha em não traduzir corretamente. Zakuro não é estilo, mas sim o nome aportuguesado dos kanji japoneses que significam romanzeira. Em latim, Punica granatum, em italiano e francês Pomegranate, e por aí vai. É apenas para complicar, ok?
O estilo dessa planta é, como está, um literati. Ao finalizar, continuará sendo um literati, mas contará com dois patamares sobrepostos de densificação em sua estruturação aerea. Um sobre o outro, direcionados ligeiramente em oposição todavia. As ramas atuais estão chegando agora na lignificação desejável para receber arame pela primeira vez. Não pode ser muito verde, nem muito madura, um meio termo. Com isso, evito quebrar o galho na hora de aramar e posicionar corretamente.
A importancia de sabermos o nome de uma determinada espécie em outros idiomas está no fato de que, com isso, podemos ampliar nosso leque de pesquisa por imagens no google. Dessa forma, eu consigo visualizar outras romanzeiras bonsai mundo afora, trabalhadas em outros países, principalmente orientais, como China, Tailandia, Japão, Coréia, etc. Além da europa e américa do norte, é claro.
Termos modelos diferenciados, que nos permitam estudar com maior detalhamento o trabalho efetuado por bonsaistas mundo afora, pode fazer toda a difirença na hora de estilizarmos uma planta, penso eu. Daí a importancia, para mim, em grafar outros nomes para as conhecídssimas plantas que exploramos na nobre arte bonsai nacional.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 9:13 am Assunto: bonsai |
|
|
André, mais uma razão então para vc continuar preocupado. Galhos que frutificam continuamente devem ser poupados. Retire todos os frutos dos galhos que já frutificaram, pois corre o risco de perdê-los, por mais absurdo que isso possa parecer.
Mantenha, como frisei antes, poucos frutos na planta. No máximo, dependendo do tamanho dela e da grossura do tronco, uns 4. Não precisa ter uma penca de frutas para a arvore ficar mais interessante. Como pode ver na minha, basta um para fazer toda a diferença.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Dez 29, 2010 1:43 pm Assunto: |
|
|
Nicky, Nikkei, André e xará!
Tenho uma romanzeira no jardim que produz de 10 a 12 romãs por ano, com 10 cm de diâmetro cada uma, em média.
Tenho notado o seguinte:
Na primavera floresce muito e depois caem todas as flores.
No início do verão, floresce novamente, agora com pouquíssimas flores e essas frutificam.
Notei também que, se o galho é muito fino, depois da frutificação e recolha do fruto maduro (ele se parte quando está maduro), o galho seca e morre. Só os galhos mais robustos sobrevivem.
ET.: Há um ano estou modelando um bonsai com a copa desse romã, para depois fazer um alporque.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 30, 2010 7:14 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu amigo, fico no aguardo da retirada desse alporque. É sempre gratificante a formação de uma nova planta por esse metodo que, não sei se é do seu conhecimento, remonta aos famosos jardins suspensos da Babilônia. Ou seja, é mais antigo que o rascunho da Biblia, como se costuma dizer.
Os chineses, aliás, pelo que li, copiaram a fórmula dos indianos, há séculos atrás, e vem aplicando a técnica sistematicamente desde então, difundindo-a para o mundo ocidental em seguida.
Mas o mais importante é, se funcionou tão bem até agora, continuará a funcionar mais um kadikim, até pelo menos voce retirar essa romanzeira. O nobre amigo por acaso escolheu um galho que esteja produzindo? Com isso reduz o tempo de espera por novos frutos na nova planta a ser colhida.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 1:26 pm Assunto: |
|
|
Impressionantemente impressionante...
Caro amigo Nick... que beleza de bonsai.... estou ancioso por colocar minha pequena romanzeira no escorredor ou em um vaso maior. Sei que o crescimento é lento mas pretendo como vc mencionou fazer um shoin.
Venho atravéz desta te parabenizar pela planta que é muito inspiradora. Dá vontade de arrancar uma já grande e tentar fazer o que vc fez...
Quem sabe um dia eu tenha experiência para tal feito...
abraço e boa sorte com ela. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
nickyfury
meu mestre!
adquiri recentemente umas sementes da mini... vou planta-las agora para não perder a fertilidade das mesmas...
Mas meu comentário é mais um lamento:
Meu sogro "invocado" com plantas, foi e simplesmente extraiu uma de uns 15 anos... sua espessura girava em torno de uma garrafa pet de 2 litros.
quando fiquei sabendo, já era muito tarde e haviam passados tres meses já após a mal quista ação de meu "incauto sogro".
Parabéns pela sua planta, está bem conduzida até então, mas como todo bonsaísta, ela nunca está pronta e creio que vc estará melhorando em muito este seu exemplar.
fugindo das regras da ética, qdo puder, dá uma olhada na minha Adenium Obesum que adquiri recentemente. Se puder comentar tb minha jabuticabeira gigante....
Um grande abraço deste que se espelha em vc!
ahh... meus links:
Adenium Obesum: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17172
Jabuticabeira: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17049 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|