Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 10:05 am Assunto: Benjamina - Hokidachi |
|
|
Olá pessoal.
Este ficus adquiri em junho/09 e até agora nada foi feito.
Tenho alguns desafios com ele (isso me motivou) e estou esperando o calor voltar para trabalhar nesse exemplar.
Críticas e sujestões serão sempre bem vindas, ok?
Aqui terei um pouco de trabalho!!!!!
Minha principal dúvida são esses galhos que saem do mesmo ponto. Devo deixar apenas 1??? ou seria "aceitável" isso no meio da copa???
 _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 3:07 pm Assunto: Re: Benjamina - Hokidachi |
|
|
Oi Ramon,
também acho que seu ficus tem um jeitão legal prá ser trabalhado como hokidachinebari interessante!... ...
Aí vão alguns comentários de coisas simples que enxerguei:....
1) Eu eliminaria aquela raiz que sai a direita na 2a. foto, se sobrepondo a uma outra raiz, mantendo só a de baixo... ... Aliás, esta outra raiz, também parece que se sobrepõe a uma outra, ainda maior, mais escura, que está escondida pelo substrato.... ... Seria legal voce tirar um pouco de substrato para mostrar melhor aquela raiz escondida... para vermos como ficaria, quando mais exposta...
2) Com um alicate bola eu faria um melhor acabamento da poda no topo do tronco (4a. foto) e aplicaria pasta selante para estimular a cicatrização naquele local...
3) Quando for fazer a aramação na primavera, com mais calor, se fosse eu, faria uma desfolha total para poder enxergar melhor a estrutura dos galhos, pois me parece que há vários galhinhos pequenos que nascem do mesmo ponto do tronco onde há galhos maiores... Estes galhinhos menores devem ser eliminados, estimulando o engrossamneto dos galhos maiores... Tente preservar os galhos mais grossos na parte de baixo da árvore e, gradativamente, mais finos a medida em que ficam mais altos...
4) Ainda antes de aramar, eu faria uma poda reduzindo o comprimento dos galhos, visando compactar a estrutura da árvore e buscando mais harmonia com o diâmetro no tronco...
5) ao aramar, procure posicionar os galhos mais baixos e grossos em posições mais horizontais e, a medida em que fiquem mais altos, os galhos devem ser gradativamente posicionados mais apontando para cima...
Boa sorte e um abraço,
Charles |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 3:24 pm Assunto: |
|
|
Amigo Charles, muito obrigado pelas dicas. São de grande valia e já estão anotadas.
Valeu mesmo. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 6:13 pm Assunto: |
|
|
faz o que o charles falou que vc esta bem orientado. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 10, 2009 4:17 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Estarei trabalhando essa planta no próximo final de semana, seguindo orientações recebidas.
Fiz uma pequena projeção do que pretendo, com os galhos já existentes. Claro que podarei a maioria e a copa por hora ficara menos densa, mas.....
O que acham????? _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame
Editado pela última vez por r.ozelame em Qua Set 30, 2009 4:43 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 30, 2009 10:02 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal.
Segue algumas fotos do trabalho. O nebari ficou completamente descruzado, só que não tenho fotos... No substrato, tijolo moído e areia.
Desfolhada pra ver a bagunça
Poda. Nenhum galho no mesmo ponto. Os debaixo deixarei desenvolver mais do que os de cima...
Aramada pra nova estrutura
Tentei esta mudança antes, caso não dê certo, parto pra poda radical.
Agradeço a colaboração de todos e espero opiniões. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Set 30, 2009 9:18 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!
Ramon, você recebeu as orientações de um dos melhores MESTRES.
Charles é fera !!!!!!
Agora é só seguir as dicas. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 6:08 am Assunto: |
|
|
Pessoal, uma ajuda urgente, por favor!
esta semana percebi que este ficus está apresentando manchas marrom nas folhas. O que poderia ser????
Agradeço a atenção. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 11:02 am Assunto: |
|
|
Raqmom, poste as fotos dele para ajudar...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 12:50 pm Assunto: |
|
|
Ramon, além das manchas nas folhas, elas estão enrolando?
Fotos realmente ajudariam. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 1:05 pm Assunto: |
|
|
´
e Ramom .. mande fotos .. Eu nunca vi folhas de ficus com manchas marrons ... Já com folhas errugadas e erroladas { principalmente os brotos } sempre vejo no meu quintal .. , é uma praga chamada popularmente de lacerdinha { uma baratinha miudinha 1 mm ou menos , que suga a seiva e fazem os brotos novos se enrrolarem e não se desenvolverem ..} ..
Ficus é bem resistente .. vc vai conseguir cura-lo , tenho certeza... boa sorte. |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 8:50 am Assunto: |
|
|
Pessoal, obrigado por hora.
Estou sem máquina pra foto....acredito que semana que vem consiga.
As folhas não enrolam. Com as manchas, acabam amarelando e caindo logo.
Continuo na busca pelo problema/solução.
Obrigado a todos. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
|