FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Azaléia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jan 09, 2010 1:14 pm    Assunto: Yamadori de Azaléia Responder com citação

Este é outro Yamadori que fiz onde trabalho:

Ela está bem mal-tratada, suas folhas apresentam pontinhos brancos (talvez causados por água em demasia) e está bem pelada. Tem 40 cm de altura e seu caule tem 4 cm na parte mais larga.

Apesar disso, sua copa parece promissora para fazer um hokidachi bem triangular, de forma que podarei uns três ou cinco centímetros e baixarei os dois galhos mais compridos (que têm 40 cm de ''envergadura'') e deixarei a copa crescer até ficar mais triangular.

Ela está se recuperando bem: os galhos que podei deram alguns brotinhos, mas gostaria de saber se deixo ela se recuperar mais tempo (faz um mês que está em meia-sombra) para então colocá-la no escorredor.

Mais fotos:

Abraços!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 09, 2010 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Ouroboros deixe ela se recuperar.

Quanto ao estilo, eu sei que você não pediu conselhos, mas me sinto na obrigação de apontar algumas coisas, espero que você não se importe.

1- O estilo hokidachi tem que ter a copa mais arredondada e não triangular.

2- O tronco está muito alto e fino e para esse estilo ele teria que ter mais de um palmo de diâmetro para ficar bom com essa altura.

3- Eu te aconselharia a baixar muito a copa, fazendo uma poda drástica, ou deixá-lo crescer para engrossar o tronco ou, ainda, mudar o estilo, aramar o tronco, dar alguns movimentos e fazer um moyogi; depois reduzir os galhos altos para estimular os galhos mais baixos.

4- Para te dar uma idéia: o bonsai tem que ter de altura até 6 vezes a largura do tronco, o que no caso do seu seria, no máximo, 24cm de altura total. Essa é a regra antiga, hoje em dia os bonsais mais bonitos têm em média entre 2 e 3 vezes de altura a largura do tronco. E a proporção entre copa e tronco é de 2/3 de copa e 1/3 de base de tronco.

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 10, 2010 2:18 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Marco!

Obrigado pelas dicas - não sabia nada de proporções e agora vou estudá-las mais.

Bom, o que eu tinha em mente era algo desse tipo - este é um buxinho que foi postado aqui no fórum por Renan Campara Braido:

Achei este buxinho lindo e, uma vez que a azaléia dá muitas flores, achei que ficaria legal este estilo, com uma copa larga.

Mas realmente tenho de ver as proporções...

Estou pensando em esperar ela se recuperar e colocá-la no escorredor/mamadeira para engrossar o tronco e trabalhar o nebari (mas até chegar à proporção que desejo, levará um bom tempo...)

O moyogi é uma boa também, e com a azaléia fica lindo, mas acho que os primeiros galhos estão altos demais... e para surgirem outros mais embaixo também irá demorar... Mas estou disposto a esperar.

Que achou do estilo do buxinho de nosso colega? Daria certo na azaléia?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 10, 2010 3:04 am    Assunto: Responder com citação

Ouroboros esse buxinho do Renan é muito bom, já babei muito no teclado do PC olhando para ele. O Renan tem mais de 10 anos de bonsai e tem olho clinico para selecionar matéria-prima.

Mas para quem tem pouco tempo, como eu e você, é importante conhecer as regras para ter uma base para avaliar e escolher o material a ser coletado ou comprado. As regras não são absolutas, certamente você verá alguns bonsais muito bons fora dos padrões, mas servem para nortear a estética da arte. Mas é certo que dificilmente veremos um bonsai dentro das regras que seja feio!

Quando nós iniciamos na arte o mais comum é olharmos para o bonsai a partir da copa e é isso que todos os leigos fazem. A copa é o mais fácil e é a última parte do trabalho.

Para você escolher boa matéria prima olhe primeiro para o nebari. Veja se ele é bem distribuído e regular, como no buxinho do Renan, ou se for um raiz exposta ou raiz na rocha, se ele se distribui bem e sem se cruzar. É claro que se você for comprar um pré-bonsai com um nebari perfeito em um lugar especializado ele vai custar caro!

A segunda parte é o tachiagari, o 1º terço do tronco, veja se ele tem boa conicidade, que valoriza muito o bonsai, se tem bom movimento para o estilo desejado e se tem uma casca com textura envelhecida.

O buxinho do Renan tem tudo isso que eu citei! Como eu disse ele tem olho clínico para selecionar material, e isso só se consegue com o tempo e muito estudo.

Nós iniciantes temos que nos preocupar em conseguir comprar, coletar ou desenvolver o tachiagari, pois é a parte mais importante do bonsai.

A melhor dica que eu posso te dar para comprar e ver de perto bonsais de qualidade é começar a ferquentar a exposição de bonsai do jardim botânico de SP, que acontece a cada 6 meses e tem entre outros bons bonsaistas a participação do Mestre Hidaka, maior bonsaista do país, e da Regina Suzuki que também vende plantas muito boas, também tem a barraca do Sr. Tanaka que vende plantas boas e com troncos grossos a ótimos preços. Ultimamente eu só tenho comprado minhas plantas lá e com 2 anos de experiência acho que já estou conseguindo adquirir plantas de melhor qualidade. Você vai passar por isso também: de 6 em 6 meses você vai olhar para as suas plantas e achar um monte de defeitos que você nunca tinha percebido.

Abraço!
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 10, 2010 8:24 am    Assunto: Responder com citação

Poxa, a cada dia aprendo mais - parece uma revolução que acontece em minha mente. E isso não aconteceria sem a ajuda de colegas como vocês.

O Elio também sempre me dá ótimas dicas e creio que eu já tenha evoluído um tanto, mas vejo que preciso sempre aprender mais - ainda é cedo...

Uma das coisas mais importantes que aprendi com você e com o Elio é que é a árvore que nos dá o estilo, e não nós. Assim fica mais natural...

Esse buxinho do Renan realmente é de ficar de queixo caído. Surprised

Agora percebo e entendo o porque das podas tão drásticas que alguns mestres fazem: realmente a copa é a última a ser trabalhada.

Poxa, cara, o Jardim Botânico fica aqui pertinho de casa; dá pra eu ir à pé e ano passado fui à exposição deles - era uma pena que eu estava sem grana, mas pude ver muito material de excelentíssima qualidade, realmente. Foi a primeira vez que fui - ainda falta muito para observar - mas esse ano garanto que estarei mais atento.

Obrigado mais uma vez!
Abraços!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Allan a poda drástica, na minha opinião, é o que dá a alma do bonsai.

Toda vez que você for desenvolver alguma planta, seja no escorredor, no chão (a melhor opção) ou em uma bacia, deixe um galho de sacrifício, pois, é esse galho que vai engordar o tronco. O resto da planta você poda e arama da maneira que quiser, só deixe esse galho crescer livremente e virado para um lado que não faça sombra no resto do bonsai. Quando o tronco engrossar você corta o galho fora. Só lembrando: esse galho de sacrifício deve ser, de preferência, na parte de trás para que a cicatriz não fique aparente; e também é bom escolher bem o local do galho, se ele sair da parte de cima do bonsai o tronco vai engrossar por inteiro e ficará sem conicidade então, tem que ter outro galho de sacrifício em uma parte mais baixa para engrossar mais a base.

Outra coisa importante na hora de colocar o bonsai para engordar é lembrar de "pentear" as raízes de forma radial e eliminar as que vão diretamente para baixo. Depois se coloca um pratinho ou tampinha redonda embaixo para que as raízes se desenvolvam de maneira correta. É muito importante se lembrar de fazer isso!

Abraço!
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 10:04 am    Assunto: Responder com citação

marco_avelar escreveu:

Toda vez que você for desenvolver alguma planta, seja no escorredor, no chão (a melhor opção) ou em uma bacia, deixe um galho de sacrifício, pois, é esse galho que vai engordar o tronco. O resto da planta você poda e arama da maneira que quiser, só deixe esse galho crescer livremente e virado para um lado que não faça sombra no resto do bonsai. Quando o tronco engrossar você corta o galho fora. Só lembrando: esse galho de sacrifício deve ser, de preferência, na parte de trás para que a cicatriz não fique aparente; e também é bom escolher bem o local do galho, se ele sair da parte de cima do bonsai o tronco vai engrossar por inteiro e ficará sem conicidade então, tem que ter outro galho de sacrifício em uma parte mais baixa para engrossar mais a base.

Outra coisa importante na hora de colocar o bonsai para engordar é lembrar de "pentear" as raízes de forma radial e eliminar as que vão diretamente para baixo. Depois se coloca um pratinho ou tampinha redonda embaixo para que as raízes se desenvolvam de maneira correta. É muito importante se lembrar de fazer isso!

Abraço!

Marco,

Pq é tão importante pentear as raízes? PQ elas não podem crescer diretamente para baixo? O que acontece se elas crescerem para baixo? Qual a diferença?

Obrigado!

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 10:16 am    Assunto: Responder com citação

ricardosantos07 escreveu:
marco_avelar escreveu:

Abraço!

Marco,

Pq é tão importante pentear as raízes? PQ elas não podem crescer diretamente para baixo? O que acontece se elas crescerem para baixo? Qual a diferença?

Obrigado!

Assim você educa as raizes para caberem no futuro vaso de bonsai, que é raso e largo na maioria das vezes e pentear as raizes é pra ficar bem distribuido e ter um nebari bonito
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 2:20 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo com esse procedimento que eu indiquei, "pentear" e colocar um pratinho em baixo, o nebari se desenvolve mais lateralmente e fica parecido com o nebari das grandes árvores como disse o Matheus.

Vou usar como exemplo um outro tópico de uma planta sua, a jabuticaba.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13191

Na última foto da projeção que o Alexandre fez para você o nebari está distribuído de forma radial e sem se cruzar, fica muito mais bonito e parece ser uma árvore grande e antiga. Se você deixar as raízes crescerem para baixo você perde todo esse efeito, ficaria um tronco espetado na terra sem nenhuma raiz a mostra ou raízes enroladas e meio "esquisitas".

Abraço!
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom!!!! Valeu pela explicação!

Mas eu posso colocar o pratinho em baixo das raízes e embaixo do pratinho ter o substrato sem problemas?
Essa técnica pode ser feita no escorredor, visto que no escorredor esperamos as raízes saírem por baixo?

Ricardo Santos
Salvador-BA
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 5:30 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo quando você for plantar alguma coisa no escorredor é só colocar parte do substrato, depois, coloque o pratinho ou tampinha redonda sobre o substrato e depois coloque a planta com as "raízes penteadas" em cima como se fosse uma toalha de mesa cobrindo o pratinho e enterre com o resto do substrato. As raízes quando crescerem irão para baixo normalmente, o importante é que as raízes que estão próximas do tronco fiquem de forma radial para ficarem mais bonitas!
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Marcooo!!!!!

Obrigado pelos esclarecimentos e pela paciencia!!! Very Happy

Ricardo Santos
Salvador-BA
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: