FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida cruel...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rodrigospo

MensagemEnviada: Ter Jan 19, 2010 10:07 pm    Assunto: Dúvida cruel... Responder com citação

Olá, sou novo aqui, e como falei na apresentação, quero começar com os bonsais, por isso tenho uma dúvida, aqui na minha cidade, n achei em nenhuma floricultura bonsais para venda, uma dela ainda me falou q não trariam mais por terem pouca durabilidade, achei q era falta d cuidado da própria loja... porém achei para vender no hipermercado uma muda de ficus por 10 reais, n sei se vale a pena gostaria q alguem me desse uma dica do que fazer... se é uma boa planta para iniciar, se pelo preço n pode ser uma porcaria, enfim, n tenho a menor experiência com bonsai e além de baixar os materiais disponíveis no fórum e ler inúmeras vezes, acho q nada melhor do q a experiência d quem vivencia diariamente essa paixão do bonsai...

Desde já agradeço a todos...

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 20, 2010 1:46 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,
seria interessante você procurar em hortos, viveiros comerciais ou de plantas ornamentais; geralmente se encontra muito material interessante.
Quanto às mudas de supermercado (chamados de "mausai"), também se pode conseguir boas plantas mas o material geralmente é caro e ainda com pouco potencial.
Mas eu mesmo tenho várias mudas que foram adquiridas desta maneira. Vai aí o link para algumas delas:

Aqui dois Ficus

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8050

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9324

E duas Jabuticabeiras

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11766

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12141

Nada que o tempo não possa melhorar...
Espero ter ajudado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
rodrigospo

MensagemEnviada: Qua Jan 20, 2010 2:16 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Edson...
Ajudou bastante sim...
Quando eu comprar, posto as fotos...
Abraço...

Se alguém mais quiser opinar, fiquem a vontade, o tópico está em aberto...
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 20, 2010 11:23 am    Assunto: Responder com citação

ola, realmente o melhor a vc fazer é aprender a cuidar de um bonsai para depois começar a formar um.
É bem dificil vc encontrar um bonsai de qualidade pronto. E se axar são caríssimos.

boa sorte...
t+.
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 20, 2010 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

RODRIGOSPO...

SEGUINTE... O FICUS É UMA PLANTA RELATIVAMENTE BARATA... SE VOCÊ ACHAR QUE A MUDA É BOA... VALE A PENA COMPRÁ-LA A O MEU VER...
LEMBRE-SE QUE ESTAS MUDAS GERALMENTE DEVERÃO SER GUIADAS POR PELO MENOS 1 OU DOIS ANOS SE FOREM MUITO PEQUENAS... ALÉM DISTO... PROCURE OS VASOS QUE CONTENHAM APENAS 1 TRONCO.... NÃO PEGUE OS FICUS TRANÇADOS...!!!

VOCÊ TERÁ TRABALHO PARA SEPARÁ-LOS, ISTO SE AINDA FOR POSSÍVEL... POIS ELES VÃO SE "SOLDANDO"...!!!

DE RESTO É UMA PLANTA IDEAL PARA INÍCIO... RESISTENTE...

EU PEGUEI GALHOS DE ÁRVORES EM CANTEIROS... GALHINOS FINOS DAS PONTAS DAS ÁRVORES... TENHO CERTEZA QUE ACABARÁ VENDO ALGUMA NAS RUAS... FAÇA VASINHOS COM TERRA, AREIA GROSSA (PEGUE O QUE SOBROU NA PENEIRA, OS GRÃOS MAIORES), E PEDRISCO... MUITOS GALHOS VÃO SECAR... MAS ALGUNS IRÃO COMEÇAR A TER RAIZES SAINDO NA BASE... FIZ O MÊS PASSADO 3.. DOIS MORRERAM E UM PEGOU... VOU ESPERAR CONSOLIDAR MAIS E AI TRANSPLANTÁ-LO...

BOA SORTE... ESPERO TER AJUDADO... SOU INICIANTE COMO VOCÊ...
E AOS POUCOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS VÃO SENDO LAPIDADAS...
brunofreire

MensagemEnviada: Qui Jan 21, 2010 12:32 am    Assunto: Responder com citação

Como o CARLOVICH falou o ficus é bem resistente, e ao meu ver é uma bom material para se começar.
Rodrigo se eu não me engano as estacas de ficus pegam bem facil, quer dizer não demoram muito para emitir raizes. Então se você tiver um lugar para conseguir algumas estacas melhor, assim você não gastará muito.
Ao meu ver essa é uma maneira de se começar e não se gastar muito porém sou iniciante também, alguém me corrija se eu estiver errado.

abraços.
rodrigospo

MensagemEnviada: Dom Jan 24, 2010 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal obrigado a todos pela ajuda...

Não comprei amuda pois quando fui buscar ela estava toda seca...
Vou abrir outro tópico com outrra dúvida...
Apareçam lá para m ajudar
Obrigado...
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 7:48 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Rodrigo!

Não precisa abrir outro tópico, pode postar suas dúvidas neste mesmo que o pessoal vai respondendo. Se quiser, no canto superior do título deste mesmo tópico, você pode editá-lo e mudar o tema/assunto.

Quanto a iniciar, eu iria te recomendar alguma alporquia numa árvore (mesmo ficus), porém, como és iniciante, creio que ficaria muito ansioso pela espera.

Veja, muitas vezes compensa mais esperar para encontrar plantas que não são "mausai" (árvores de mercado) para comprar alguma planta que não é bonsai, mas que tem potencial muito grande para ser - como por exemplo, aqueles buxinhos-bola que vendem em floriculturas maiores, o próprio ficus (não trançado), pingo-de-ouro, azaléia e até mesmo espécies que você pode retirar da natureza que são consideradas pragas (eu mesmo estou trabalhando uma Mimosa Pudica [dormideira] que é uma planta muito fácil de se encontrar em qualquer terreno baldio ou pastagem, resistente, de crescimento rápido).

Há, ainda muitas espécies nativas que servem.

O importante é analisar a planta na hora de comprá-la (sua saúde) - por exemplo, se comprar um ficus num mercado, provavelmente não terá muito problema, pois ele resiste a interiores durante certos períodos sem sofrer, já pinheiros (juniperus, etc) necessitam de muita luminosidade e quando estão em supermercados durante muito tempo, podem ficar verdinhos, mas quando se leva pra casa percebe-se que vai secando e que ele já no mercado estava morto, foi só questão de tempo...

Outro fator importante é analisar o potencial "bonsaístico" [hehehe] da planta: ela deve ter o primeiro terço do tronco geralmente mais encorpado, ou seja, mais em forma de cone - sendo assim, a copa não é tão importante, pois ela tem um crescimento "rápido" em comparação ao tempo que o tronco leva para se encorpar, ela crescerá e você poderá trabalhá-la rapidamente.

Isso, juntamente com o nebari (as raízes maiores próximas ao tronco) é que dão um aspecto de idade ao bonsai. dessa forma ele pode ter 4 anos, mas se tiver tais qualidades, aparentará muito mais idade e será muito mais belo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: