|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Mar 14, 2013 3:05 pm Assunto: Buxo de 15 a 20 anos |
|
|
Pessoal comprei este buxo , segundo o antigo, dono ele deve ter de 15 a 20 anos , o tronco dele deve ter uns 12cm de diametro , gostaria de receber dicas de que estilo seguir , que vaso usar e das melhores epocas para trabalha-lo.
Ele e o Mauro meu sócio nos bonsai
Eu estou muito feliz com ele , estou esperando a opinioa dos companheiros.
Até !! _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Mar 15, 2013 9:42 am Assunto: |
|
|
Olá Joel,
fizeste uma boa aquisição. Para mim não há dúvidas de que o estilo mais adequado a essa planta é o HOKIDASHI (escova ou vassoura).
O ideal seria descobrir um pouco do nebari para se ter idéia de qual seria a melhor frente, levando-se em conta também a melhor partida de galhos, coisa que não é tão fácil avaliar apenas por fotos.
Mas isto eventualmente pode ficar pra depois quando de um fuuuttuuuuurrrroooo reenvase.
O que deve ser feito agora é uma poda para baixar a altura da planta. Procure podar logo acima do primeiro broto em cada um dos galhos a ser reduzido. Este procedimento deve fazer com que as novas brotações sejam mais baixas.
Em se tratando de Buxus, MMMUUUUUIIIITTTTAAA PACIÊNCIA... Eu mesmo já desisti de trabalhar com a espécie.
PODA
ALTURA DA PLANTA Acho que não deve passar desta altura depois de pronta.
Abraço e sucesso!!
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Eder Imme

|
Enviada: Sex Mar 15, 2013 10:19 am Assunto: |
|
|
Que bela aquisição. praticamente pronto esta planta. Que tronco. Com certeza vamos acompanhar. _________________ Itajaí - Santa e bela Catarina |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Mar 15, 2013 11:04 am Assunto: |
|
|
Edson eu gosto de trabalhar com buxi , acho uma planta muito resistente.
O que eu estava pensando era o mesmo que tu , mas acho que vou cortar a principio os galhos com uma certa sobra , para nao correr o risco de secar algum galho importante , o nebari eu ja dei uma olhada e é impressionante.
Eder com certeza estarei atualizando as fotos ate porque quero a opiniao dos companheiros. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Mar 16, 2013 3:52 pm Assunto: |
|
|
Joel, com certeza uma excelente aquisição. Um material para chegar a qualquer rumo. Respondendo as perguntas de traz prá frente: vaso a definir somente depois da planta praticamente finalizada. Estilo a seguir: apesar da formação de tronco incial, abertura de galhos, etc... ser indicativa para o estilo hokidachi, eu conseidero este estilo problemático a se praticar em buxinho. A razão é simples: A não ser que seja um tabalho Muuuuuuiiitoooo bem elaborado ele vai sempre parecer uma topiaria ao invés de um bonsai. É muito difícil fazer um buxinho no estilo hokidachi que não pareça uma toiaria. Não que eu não goste de topiaria, mas nosso objetivo é bonsai e não topiaria. Bem, mas como eu disse de traz para frente, este também é um detalhe a pensar depois pois temos que primeiro trazer uma boa e vigorosa brotação para baixo. Neste sentido o material também é ótimo pois já tem bastante brotos pequenos e baixos, coisa que não acontece com a maioria destes materiais parecidos a este que encontramos... Baixar a brotação é algo que deve ser feito de forma lenta, mas contando com estes brotos pequenos abaixo já facilita bastante. Uma maneira segura que já testei em vários buxinhos e funcinou muito bem, é escolher aleatoriamente a metade dos galhos, misturados entre os outros e podar eles mais curtos. Quando a brotação nova destes galhos estiver bem vigorosa, podem ser podados os que foram deixados. Se quiser podar mais baixo, posteriormente repete a operação. Com esta técnica baixei um buxinho de 80 cm de altura, sem nenhum brotinho baixo, em duas etapas colocando brotação a 20 cm do solo... Outro detalhe é que esta planta está com tanto galho sem folhas porque o substrato neste recipiente em que está já se exauriu. E deve estar totalmente tomado de raízes. Sem grandes intervenções poderia retirar com uma pazinha , mas nas bordas do vaso, uma determinada quantidade de terra (que é o que tem aí) e depois colocar novo substrato e providenciar uma adubação... Com este novo espaço para raízes e adubação ele retomará o vigor... O resto, bom, creio que se deve definir depois. Parabéns pela aquisição..
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 16, 2013 5:34 pm Assunto: |
|
|
Elio , era o que eu tinha em mente , fazer rebaixamento dos galhos em 2 etapas , para evitar perder algum galho , qual a melhor epoca para trocar de substrato? _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Mar 17, 2013 11:42 pm Assunto: |
|
|
Nem pensa em mexer em raizes em outra época do que o final do inverno. O melhor momento é quando ele estiver querendo estourar a brotação do início da primavera que em sua região deverá ocorrer bem antes da primavera do calendário, imagino que lá pela metade de agosto as gemas já estarão começando a se movimentar... Mexer em raiz de buxinho fora de época é muito perigoso.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 10:49 am Assunto: |
|
|
É isso ai Elio , agora vou dar um descanso para ele se recuperar da poda , só mexo nele mais para frente novamente.
Valeu as orientações.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 1:18 pm Assunto: |
|
|
Não sobro nada para comentar, apenas acampanhando e reafirmando quanto a paciencia, va com calma e observe a epoca mais adequada para o reenvase.
Parabéns pelo material. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 2:42 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o embalo do buxinho do colega, se puderem opiniar sobre o meu também, agradeço muito.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23246 _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|