Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 9:40 pm Assunto: Tanuki Bonsai, que madeira usar? |
|
|
Olá Amigos,
Apesar de alguns amantes dessa arte não gostarem ou na verdade não considerarem o Tanuki Bonsai como um verdadeiro Bonsai, eu particularmente tenho visto lindos trabalhos pela Net independente de serem ou não verdadeiros Bonsai e gostaria de fazer uma tentativa dessa opção, porém não sei qual o tipo de madeira ou melhor espécie de tronco (árvore mãe) a ser utilizado, de acordo com as característiscas de beleza e durabilidade e outros fatores.
Algum dos amigos saberia me dar esta informação?
Desde já agradeço.
Gde Abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 5:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo;
Eu pessoalmente conheço pouco de Tanuki, mas sei que é um procedimento difícil, adequado para bonsaístas profissionais.
Não sei se você já viu esta matéria:
O link é: http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/iniciaartigos.htm
Sei que para o Tanuki é imprescindível utilizar uma boa madeira, de alta durabilidade (madeira de lei). _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jan 16, 2010 4:31 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo,
Sim eu já vi esta matéria e até tenho salva em meu PC, mas ela apenas mostra uma das formas de usar o tronco de madeira morta. Minhas dúvidas são quanto que tipo de madeira usar (Ex: tronco de pinus, de Jaboticabeira, Junipero, etc) e como tratar essa madeira, pois como vemos na maioria das fotos os troncos utilizados tem uma cor quase branca e que torna o contraste com a planta viva lindo e se deve-se deixar secar bastante antes de sua utilização.
Agradeço seu interesse em ajudar. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
Marcio, a matéria mostrada na realidade é para outro fim. Esta madeira aí colocada serve apenas para dar a forma e fixar as pequenas mudas do acer. Depois, quando as mudas do acer crescerem e se fundirem a mdeira poderá apodrecer ali dentro pois já não tem mais finalidade.
No caso do tanuki, no entanto é aconselhável usar madeiras duras, de resistência a intempéries, pois ela ficará ali para sempre, e bem exposta. Dependendo da região existem madeiras diferentes, algumas bem conhecidas (ipê, itaúba, cangerana, tarumã, carrapicho, pequiá, e por aí vai.) outras nem tão conhecidas ou nobres. Você citou a jaboticaba, é sim uma madeira dura que pode ser utilizada, e tantas outras.
Mas o que vai definir mesmo a duração da madeira é o tratamento dela. E isso é mais simples do que se imagina: basta pincelar periodicamente Calda Sulfocálcica pura em toda a madeira. É isso que também dá aquela cor esbranquiçada que se vê nos jin e shari dos bonsai pela net a fora.
Calda sulfocálcica você consegue facilmente em casas de produtos agropecuários, e até pode preparar a sua (há receitas na net). Mas se conseguir comprar não vale a pena fazxer em casa.
O momento de reaplicar a calda é quando notar que ao invés do aspecto esbranquiçado, começa a passar para um tom levemente amarelado, isso varia de 2-6 meses, dependendo da região, época do ano, ciclo de chuvas, etc...
Espero ter ajudado
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 5:45 pm Assunto: |
|
|
PARA MIM NÃO FICOU MUITO CLARO SE O COLEGA MASTER QUER EXECUTAR UMA BASE OU SE ESTÁ TENTANDO BUSCAR MADEIRA MORTA (JIN)...
MAS O QUE DISSERAM ESTÁ CORRETO...! _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
|