FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2004 7:23 pm    Assunto: Acer Responder com citação

ja que a galera não ta postando muito (estão em dormencia) vou postar alguns topicos de especies especificas que eu gosto para mostrar fotos que vão servir de inspiração pra muita gente, essas fotos eu acho na internet em minhas navegadas a maioria são de sites internacionais...
aproveitem e conheçam algumas variedades de acer que acho que vcs não conhecem blz...


Acer Palmatum Deshojo

Acer Palmatum Mikawa Yatsubusa

Acer Palmatum Mikawa Yatsubusa

Acer Palmatum Shishigashira

Acer Palmatum Shishigashira

Acer Palmatum Seigen

Acer Palmatum

Acer Japonicum Aureum

Acer Campestre

Acer Campestre

Acer Triflorum

Acer Triflorum

Acer Buergerianum

espero que gostem... e desculpe por estar postando esses topicos mais to achando o forum meio paradão ai resovi mostrar algumas coisas novas a quem não tem tempo para ficar na net procurando novidades feito eu e mais uma vez desculpas por postar muitas fotos...[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2004 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

so para um maior enrriquecimento do topico ai vão mais algumas fotos


Acer Palmatum Shishigashira(é o mesmo de cima)

Acer Campestre

Acer Palmatum Seigen

Acer Palmatum

Acer Palmatum Deshojo

Acer japonicum "Aureum"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Grande André,

Já deu para perceber que você é totalmente apaixonado por Ácer. Também pudera, a espécie é magnífica!!!

Gostaria de saber quais as variedades que você cultiva e quais poderiam (ou poderão) ser cultivadas no Nordeste, que possui um clima seco e úmido, caracterizado também por longos períodos de estiagem (ausência de chuvas).

Outra coisa, como conseguir sementes de Ácer? Existe uma melhor maneira de propagação? Qual?

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2004 3:58 pm    Assunto: Responder com citação

existem varias maneiras de propagar acer como alporquia, estaquia e por sementes agora temos problemas pois conseguir sementes é uma dificudade sem fim, a não ser que vc queira gastar em torno de 10 dolares para comprar sementes de uns dois tipos de acer... a mais indicada aqui para o nordeste é o tridente pois ele é mais resistente agora aqui na minha cidade acho que todos vão bem tomando apenas alguns cuidados a mais
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Fala André!!!

Quais as espécies de acer que vocë cultiva aí em Bezerros?

Será que não tens uma mudinha de tridente para trocar por uma de ficus australiano...??? Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Ciao Galera

Andre aqui está um site se não conheçes o que duvido, para navegares durante uns tempos.
Tem fotos de pasmar e é quase uma tortura.
Sem duvida o maior/melhor Forum em que já visitei e agora é coisa para ver com tempo.
Shocked Quantidade não costuma ser qualidade mas parece-me bastante bom Smile .
Com o tempo tambem chegamos lá Smile Very Happy.

http://internetbonsaiclub.org/galleries/search.php?mode=results
isto é só referenta aos ACERES.
Já coloquei mais fotos na minha Galeria "Megagaleria"

Um abraço a todos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

OOPS, Shocked Confused
Parece que se ficou na pagina de pesquisa é só colocares "Maple" e clicar no "search" ou qualquer outro assunto que desejes ver...vale a pena, até imagens para "Yamadory" na Suiça.. Smile Very Happy
O mundo a nosso pés... Very Happy , realmente parece mentira como isto torna o mundo pequeno, todos os dias vou ao Brasil, USA, Espanha, França.... Smile Very Happy

Um abraço,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

ja conhecia esse site mais fico grato por me mostrar ele.. qual o endereço da sua mega galeria?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá André Smile ,

Ainda agora acabei de o visitar, estive a pesquisar informação acerca de "Ginkgos" é uma espécie que combina lindamente para estar junto dos "Aceres" no Outono Smile

Quanto á galeria onde guardo algumas das minhas fotos, penso que já visitaste se não o o endereço está colocado nesta "Msg" é o diz "Megagaleria", e é bastante extenso, ainda hoje coloquei mais umas fotos.

http://forum.bonsai.vserver.com.br/viewtopic.php?t=138&postdays=0&postorder=asc&start=0

Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Hruod



Registrado: 14/11/05
Mensagens: 14

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2005 10:40 am    Assunto: ACER SEMPRE MORRE Responder com citação

Já ouvi pessoas comentarem que tentar ter um Acer Palmatum num clima tropical é perder tempo...
Se não entrar em dormencia, segundo alguns livros dura apenas poucos anos e esgota-se... precisa do período a baixa temperatura.
Se alguém aqui tem Acer Palmatum, gostaria de saber como se simula o outono e inverno
Na verdade já me disseram até que alguém que venda Acer Palmatum no Rio de Janeiro está agindo de má-fé porque sabe que não vai vingar.
No entanto é uma árvore espetacular, e a folhagem de outono é um show a parte.
Alguém tem experiencia neste problema?
Acer em clima quente
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2005 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Oi André !!!! Laughing Laughing Laughing

Excelentes as fotos que você nos postou..........
Acho esta planta magnífica, cada espécie possui uma beleza rara !!! Ficamos admirando durante bons minutos todas as espécies apresentadas.

Eu não me atrevo a possuir acer, o clima não ajuda e então prefiro investir em bougainvileas, jaboticabas, carmonas, lantanas, eugênias.....

Parabéns e um abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2005 6:52 pm    Assunto: . Responder com citação

Acho o acer muito legal e gostaria muito de ter o Acer palmatum 'atropurpureum', porém engasgo nessa questão do clima e desisto da tentativa.
Será que o Ginkgo biloba também é difícil de se cultivar no nosso clima? E alguém saberia dizer se é difícil conseguir uma muda desse "fóssil vivo"? Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2005 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Falar sobre o "Estado do Rio" como um todo é muito vago...
Lugares como Teresópolis, Friburgo, Petrópolis, costumam (via de regra) ter inverno... acredito que se consiga alguma coisa nessas regiões. Fora algumas cidades, eu concordo... já ouvi muitos dos antigos e experientes mencionando esse fato.
Eu mesmo pretendo enviar o meu deshojo para uma região dessas...
Acho que se aprende tentando sim, é até necessário que se exprimente certas situações, mas muita coisa a gente pode aproveitar da experiência alheia...
Por experiência própria, já vi que no começo vai bem até demais, mas foge ao universo do Bonsai, pois acredito que ninguém aqui gostaria de possuir uma planta por 1 ou 2 anos, quem sabe 3... mas por muitos e muitos anos.
De tudo que já se ouviu falar e se leu, já me convenci de que a sobrevida dessas espécies é limitada, principalmente no Norte/Nordeste.

Entretanto, vamos continuar com a empreitada e acompanhar os resultados. Esse tópico já tem 1 ano e o interesse e cultivo de algumas espécies dessas é ainda anterior ao tópico... como estarão se saindo essas plantas?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/07/05
Idade: 44
Mensagens: 160
Localização: Barueri-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2005 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Caro André,

Qual a temperatura de Bezerros-PE no Verão e no Inverno?

Como vc faz pra deixar seus Tridentes em dormência. Estou com uma muda de palamtum e tridente, mas ja verifiquei que o tridente seca as pontas de suas folhas muito rapido, mesmo na sombra.

O tridente não tenho como saber ainda, pois não tem nenhuma semana ainda.

O que vc me diria dos ventos frescos e humidos para estas duas epécies? Moro em um AP de 1º andar a duas quadras da praia. Na minha janela estão especificamente estas espécies pois não é muito quente e tem um vento razoável. Na janela o sol dura uma hora pela manhã.

Aguardo seus comentários a respeito da dormência do tridente (é preciso para sua sobrevivência?), pois o palmatum será bem difícil.

Um abraço

Juliano
_________________
Juliano Câmara
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hruod



Registrado: 14/11/05
Mensagens: 14

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2005 4:23 am    Assunto: Simulação de inverno Responder com citação

Peguei esta técnica em um site americano.
Essencialmente ela diz o seguinte:
Se você vive num ambiente onde não é possível a dormencia natural do acer, você pode tentar simulá-la
A uma certa altura do ano, a planta deve começar a receber menos luminosidade por um período de um mês. Isto faz com que o acer compreenda a falta de luz como início do outono.
Após as folhas caírem a árvore deve ser posta na geladeira. Não é preciso se preocupar com iluminação porque nesta fase ela não tem uma fotosintetização ( devido a ausência de folhas ) observável.
Dentro da geladeira a uma temperatura superior a do congelamento ( freezer não serve ) a planta deve ser mantida por, no mínimo, 6 semanas. Toda semana deve-se retira-la uma vez da geladeira para verificação da água e presença de fungos; alguns recomendam que a planta fique dentro de um saco plástico na geladeira devido ao ambiente seco do interior.
Após o período de "inverno" retirar a planta e coloca-la num local iluminado, porém sem o sol direto.
Isto precisa ser feito anualmente, ou o acer desprovido de dormência em um clima tropical não consegue viver mais de dois anos...
A técnica não é recomendada para bonsaístas principiantes, por razões óbvias ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil