FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/07/05
Idade: 44
Mensagens: 160
Localização: Barueri-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2005 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Caro colegas,

Como muita gente diz que o tridente é o mais resistente da espécie e que o mesmo se adapta aqui no Nordeste. Gostaraia que fosse comentado se essa adaptação foi por meio do método da Geladeira ou naturalmente ao ar livre.

Um abraço a todos,
_________________
Juliano Câmara
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2005 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Juliano, como vai?

Quem disse que se adapta? Também gostaria de saber... quantos anos será que demorou para aclimatar essa espécie?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/07/05
Idade: 44
Mensagens: 160
Localização: Barueri-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2005 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

e ai felipe blz?

bem vi em alguns topicos que o tridente é o candidato mais provavel para a adptação no nordeste, pois é o mais resistente ao calor e suas folhas nao queimam como a dos outros. alguns falam em geladeira, mas gostaria de saber se a adaptação pode ser por vias naturais. (?)

um abraço
_________________
Juliano Câmara
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Juliano,

não saberia mesmo te responder... para dar essa resposta, só mesmo alguém que já tenha essa espécie por uns 5 anos no mínimo...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Juliano,

não saberia mesmo te responder... para dar essa resposta, só mesmo alguém que já tenha essa espécie por uns 5 anos no mínimo...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Hruod



Registrado: 14/11/05
Mensagens: 14

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 5:36 pm    Assunto: Dormência dos Acer Responder com citação

Aqui está a descrição do processo de dormência :

http://www.evergreengardenworks.com/dormancy.htm
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Amiguinhos queridos !!!!! Laughing Laughing Laughing

Já ouvi e li várias matérias sobre a colocação do acer na geladeira Exclamation Exclamation Exclamation

Me recuso a fazer tal tentativa pois corro o risco de ao acordar só existir o vaso, se o mesmo não for para o lixo antes de acordar ou se a família me encaminhar para um hospirtal psiquiátrico - o que deve ser o mais provável -(hehehe).

Sem brincadeirinhas........ alguém já testou colocar um acer na geladeira para ajudar a dormência ???? Deu certo ???

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Amiguinhos queridos !!!!! Laughing Laughing Laughing

Já ouvi e li várias matérias sobre a colocação do acer na geladeira Exclamation Exclamation Exclamation

Me recuso a fazer tal tentativa pois corro o risco de ao acordar só existir o vaso, se o mesmo não for para o lixo antes de acordar ou se a família me encaminhar para um hospirtal psiquiátrico - o que deve ser o mais provável -(hehehe).

Sem brincadeirinhas........ alguém já testou colocar um acer na geladeira para ajudar a dormência ???? Deu certo ???

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hruod



Registrado: 14/11/05
Mensagens: 14

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2005 4:57 am    Assunto: Angela Responder com citação

Se você não der um jeito para disparar o processo de dormência de uma árvore de clima temperado, ela vai durar no máximo 3 anos... após este tempo em um eterno verão/primavera ela esgota todos os seus recursos e morre de stress.
Viveu uma vida muito intensa, 10 anos a mil ao invés de mil anos a 10, mas não creio que vá ser muito estimulante para um bonsaista acostumado a cuidar a apreciar sua árvore por décadas...
Pelo que andei pesquisando, não há outro meio de estabelecer o período de dormência a não ser baixas temperaturas e pouca iluminação por, no mínimo, 6 semanas por ano. E olha que uma árvore de clima temperado entende baixa temperatura como algo em torno de 5 graus Celsius.
Para alguém que viva no nordeste ou numa cidade grande ( ilhas de calor ) como o Rio, é praticamente impossível ter isto de forma natural. No dia em que o Rio tiver 5 graus por 6 semanas morreremos todos, bonsais e seres humanos...
Então só resta a geladeira, como está exposto no site que eu coloquei acima...
Esta técnica de dormencia artificial é parte de um conjunto de medidas que se desenvolveu para tentar criar bonsais externos no interior de residencias. Algo muito difícil... mas que envolve iluminação artificial, humidade, ventilação artificial... e dormência artificial....
Admirável Mundo Novo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2005 5:25 am    Assunto: . Responder com citação

Adorei a parte "No dia em que o Rio tiver 5 graus por 6 semanas morreremos todos, bonsais e seres humanos..." Que figura!!! Laughing
E Ângela, concordo plenamente com essa história da família tentar colocar a gente no hospício porque meu irmão quase teve um troço quando me viu plantando sementes de maçã na geladeira, rs.
Ele reclamou tanto que disse que daqui a pouco estaria plantando no travesseiro, no lustre, no banheiro, etc, etc, etc...
Quase morri de rir, mas ele achou que eu tava perdendo o juízo mesmo. Laughing
Coisas de bonsaísta...
Abraços!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2005 12:02 pm    Assunto: Re: . Responder com citação

Oi pessoal....

Sobre a questão do cultivo de áceres no nordeste, ou regiões de clima predominantemente de altas temperaturas, salvo raras exceções, eu penso que:
- ou sofre o acer (calor, sol, vento, etc...) Sad
- ou sofre o bonsaísta (proteções, telas, geladeira, mudanças de local, fungicidas, etc...) Crying or Very sad

As raras exceções tanto podem ser algumas variedades de acer como bolsões isolados de climas adequados nessas regiões.

Pessoalmente, considero que praticar bonsai só faz sentido se:
- for um grande prazer para o bonsaísta Very Happy e
- respeitar a planta, quanto as suas características e necessidades mínimas Very Happy

Manter permanentemente condições muito artificiais e procedimentos de manutenção exagerados para o cultivo de determinadas espécies, entendo que conflitam com o prazer do bonsaísta e o respeito pela planta. Rolling Eyes


Voltando aos áceres no nordeste, acho que André e Sergivaldo ilustram bem alguns tipos de raras exceções.
André, por se tratar de talvez um raro bolsão regional (nordeste) de clima mais adequado aos aceres, cultivando muitas variedades.
Sergivaldo, num clima mais severo, se limitando a uma ou duas variedades de maior resistência, o tridente e miyassama, ainda em adaptação.

Embora eu seja um grande admirador de aceres, aqui em Sampa desisti de cultivar qualquer variação do palmatum, deshojo, seigen atropurpureum, etc.... me limitando ao tridente e miyassama. O campestre é uma variedade que pretendo experimentar, por me parecer ter todo o "jeitão" de ir bem!... Vamos ver... Rolling Eyes

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Ter Abr 06, 2010 5:53 pm    Assunto: e ai ? Responder com citação

ja se passou um bom tempo !!

resultados ? alguém conseguiu manter acer vivo no Nordeste ?
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 17/05/10
Idade: 34
Mensagens: 120
Localização: Caruaru-PE

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2014 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Apesar de ser um tópico antigo gostaria de saber se alguém já conseguiu algum resultado. Moro no nordeste mas no interior com altitude de + ou - 500m. A temperatura média varia entre 19º e 29º (no verão). Gostaria de saber se há algum resultado positivo.
_________________
Marcello Wanderley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil