FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sementes de jabuticaba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Gilberto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 6:52 pm    Assunto: Sementes de jabuticaba Responder com citação

Olá a todos...

Muitas vezes já tentei plantar sementes de jabuticaba, mas nunca, nunca mesmo elas brotaram, enquanto outras plantas brotam rapidamente. Observei, inclusive, que, enquanto na maioria das árvores existem pequenas mudas ao redor, por causa das sementes que caem, nos pés de jabuticaba nunca há nada. Existe algum procedimento especial para plantar essas sementes?

Agradeço a atenção de todos...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 7:10 pm    Assunto: Re: Sementes de jabuticaba Responder com citação

Paulo,

O único procedimento que eu conheco é: PACIÊNCIA!!!!!

Plantei umas 10 sementes a uns 02 ou 3 meses e só agora 04 germinaram!!!!

Não sei se existe outro procedimento mas sei que a paciência é indispensável!!!

Coloca em uns copinhos e deixa lá no seu viveiro esquecida mas sempre molhando!!! Depois de uns meses vai dá!!!

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

nossa, por incrivel que pareça, hj ao molhar a minha mudinha de jabuticabeira, me deparei com um "matinho" brotando por ali... Era só um "fio" de mato que estava saindo uns 2 dedos da terra, como acontece normalmente... Ao retirar vem a surpresa! Era uma jaboticaba que germinou espontaneamente! Boa parte da materia organica que utilizei em eu substrato veio de debaixo de uma jaboticabeira, por lá haver muita casca e folhas! Coincidentemente essa sementinha veio junto e foi misturada à terra! Mais ou menos 20 dias depois de ter plantado a muda me deparo com essa belezinha brotando por lá! Já com uma raiz de uns 2 dedos, no meio dela a semente de onde vem o broto que emergiu da terra!

Engraçado que essa muda veio de debaixo da jabuticabeira "mãe"... Diferente do que o nosso amigo disse, aque em casa existem várias brotaçoes em baixo da minha jabuticabeira e por coincidencia, ao lado da muda que está em um vaso! hehehehehehehe

Essa nova mudinha coloquei num vaso que plantei hj pra deixar ela se desenvolver bem! Depois passo ela para o chão ou um vaso individual!

Pode ser que o problema que vc vem tendo seja o solo! Aqui em casa me parece que o solo é mais ácido, devdo sua cor escura, e contem muita materia organica também proveniente da propria jabuticabeira. Grandes semeadores de jabuticabeiras e também de ameixas são nossos amigos morcegos! heheheheheh
Eles bem que podiam no dar umas dicas! Debaixo desse mesmo pé de jabuticaba, colhi uma muda de ameixa que só pode ter sido trazida por morcegos que adoram dormir nela! Pode ser também que o fato de eles comerem a fruta e deixarem as sementes no chão favoreça a germinação... As vezes até por algo contido na saliva desses bichinhos...

Não sou nenhum biólogo ou botanico pra dizer, mas pode ser que esteja certo em alguns pontos hehehehe

Boa Ssorte com suas sementes! e como sempre nos dizem, a paciencia é a chave!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: