FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Vento e calor - o que fazer
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 04, 2010 12:18 pm    Assunto: Vento e calor - o que fazer Responder com citação

Olá pessoal, estes são os meus pré-bonsais. Estou com eles há 5 meses. Todos são originários de mudas compradas em viveiro. Eu preciso colocá-los em vasos maiores, para acelerar o crescimento. O grande problema é que moro em apartamento, e na varanda disponível bate o sol a tarde toda. Eu resolvi este problema colocando nos pequenos vasos. Eles estão atualmente do lado de fora da janela, onde bate sol até as 11 horas, mas agora surgiu outro problemão. O vento, muito forte a ponto de derrubar os vasos.
Alguém já passou por problema semelhante? Alguma sugestão? Preciso colocar em vasos maiores, mas no espaço para os vasos grandes bate muito sol, no espaço para os vasos pequenos, tem a ação do vento. Como não quero ter bonsai apenas no estilo FUKINAGASHI ('Rolling Eyes') e preciso colocá-las para engordar, fico sem saber o que fazer. Creio que estão se desenvolvendo muito lentamente por conta dos pequenos vasos e do vento forte.

Rolling Eyes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
alexberneira

MensagemEnviada: Qui Fev 04, 2010 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Flavio, acredito que o sol não seria um problema se vc molhar bem e o seu substrato estiver bem drenável. quanto ao vento, se vc colocar em vasos maiores eles ficaram mais pesados, acho que assim o vento não seria um problema tb. Aguarde outras opiniões mais experientes de quem vive em apartamento tb... abrçs...
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 05, 2010 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

ola, primeiramente parabens pelos pré-bonsai logo tera uma boa coleção.

se vc não tem como amarralos acredito que a melhor solução é vc colocar pedras em sima dos vasos, nas lojas de aquarios vc encontra ótimas opções, e além de ficar bonito o peso das pedras segura o vaso.

outra opção é vc não ultilizar caco de tijolo pois o mesmo é muito leve leve, procure usar pedriscos.

boa sorte...
t+.
Flavio Francisco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo Sandi e alexberneira,
obrigado pelas dicas.
Coloquei a Jurema no escorredor, e deixei na varanda. Derrubar o vento nao vai, mas estou preocupado porque os galhos se curvam muito com a ação do vento que é quase constante.
Até que ponto este vento pode prejudicar a planta?
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 17, 2010 2:28 am    Assunto: Responder com citação

Flavio,

O problema do vento nem sempre é o fato de derrubar suas plantas e sim acelerar o processo de desidratação, por isso não recomendo que vc faça pode de raízes e depois coloque em local com muito vento, por falar nisso sua Jurema não é jurema ela é uma leucena rsrs, para sua sorte é uma planta muito rústica e super resistente tendo uma forte brotação. Não sei como vc irá se virar em relação aos transplantes com podas pois tanto o sol forte e constante quanto o vento forte desidratam rapidamente a planta o que pode levar à morte, jabuticabeiras geralmente queimam as pontas quando estão em local parecido.
No caso do local de sol forte dê preferência para cultivar plantas que gostem deste tipo de ambiente, juníperos, pinheiros e ficus geralmente se dão muito bem.
Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: