Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 12:20 pm Assunto: cupim no substrato |
|
|
Eles surgiram do nada .. junto aos tatuzinhos { aquele bichinho que se enrrola quando tocamos nele ..} .
Enterrados no substrato , parece que tem tuneis e juntam terra no tronco das plantas ... remexendo no substrato eles aparecem e ligeiros somem denovo ...
Acredito que são cupins pois se parecem com eles , não sei se são nocivos ou não , nem se são cupins mesmo ..
A foto , foi a melhor possivel com uma digital meia boca ..
Se alguem conhecer o dito cujo e souber a respeito dele , por favor me oriente ... antes que infestem meus vasos .
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 27, 2010 12:28 pm Assunto: |
|
|
consegui uma foto melhor..
Devo aplicar inseticida ou são inofencivos ???
Derrepente até ajudem no areamento do substrato ...
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 1:02 pm Assunto: |
|
|
Alguem teria alguma informação sobre o bichinho ... esta infestando o meu viveiro ....  |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 6:35 pm Assunto: |
|
|
Apesar de não gostar faça uma aplicação geral no viveiro de regente a cada 15 dias por dois meses. Outra alternativa é o terrivel malation mas não recomendo para ninguem mais.
Voce consegue comprar em casas agropecuarias pois existe com formulação livre.
Porém voce deve procurar pois estes são cupins de solo e não devem estar vindo somente nas suas plantas, por mais triste que possa parecer o foco deve ser uma arvore semi morta nas proximidades ou até a sua casa. Estes cupins de solo são os de madeira seca. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 4:25 pm Assunto: |
|
|
Ola Ricardo .
Obrigado pelas dicas .. Vou procurar o foco , tenho varios troncos e raizes de arvores grandes mortas que recolho nos pastos e enfeitam meu jardim ..
Na casa acredito que não estão , fica a uns 20 mts do viveiro e é toda feita de tojolos, concreto e bem calçada em volta ...
Andei enterrando restos de marcenaria { pó de serra, lascas de desempenadeira, etc..} pelo jardim .. como adubo .. pode ser ...
Aplicação de regente a cada 15 dias ..não entendi .. explica melhor .. regente ??? o que é , como aplico ..
E o malation é muito forte??? perigoso ???
mas , de qualquer forma .. valeu . |
|
|
 |
|