FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calor
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Knight



Registrado: 01/02/10
Idade: 37
Mensagens: 29
Localização: Campo Belo-MG

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2010 4:14 pm    Assunto: Calor Responder com citação

Bom, fiz um mini viveiro em minha casa, mas meu quintal é cimentado, tornando a sensação térmica mais quente. Apesar de ter colocado o sombrite, no período da tarde, quando o sol começa a descer, minhas plantinhas pegam sol diretamente nos vasos. Possuou 2 azaléias nos escorredores, uma sibipiruna no vasinho de plastico e uma eugênia que eu estou tentando recuperar no escorredor, e uma mudinha que eu ganhei de ipê amarelo, que esté em um escorredor para engordar. Elas ficam sobre suportes feitos de madeira, a aproximadamente uns 15/20 cm do chão, madeira bem grossa. Gostaria que alguém me ajudasse a solucionar esse problema, tipo aumentar o sombrite, colocar brita no chão, jogar terra e plantar grama, ligar um ventilador para as plantinhas, sei lá, qualquer coisa hehehehe Very Happy
Talves esse calor não faça mal as plantas, devido o substrato ser bastante drenante e eu regar todos os dias quando chego do serviço, não sei, como o próprio tópico diz, SOU PRINCIPIANTE.
Por favor, me ajudem, palpitem, SOCORRO... Shocked

Obrigado Cool
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Knight



Registrado: 01/02/10
Idade: 37
Mensagens: 29
Localização: Campo Belo-MG

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2010 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, me ajuda ai pessoal... Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Fev 04, 2010 12:02 am    Assunto: Responder com citação

Knight,

Não há problema algum.

Sua região possui o clima muito parecido com o do Triângulo Mineiro.

Não deverá ter problemas com o Sol!

Possuo várias plantas, entre azáleias, ficus, juniperus e outras, possuo sombrite 50% no viveiro, porém venho colocando de uns trempos pra cá muitas de volta ao Sol pleno (fora do viveiro), sem notar problema algum.

Notei que a Primavera responde melhor em Sol pleno do que em sombrite (caso particular?).


Bom... estas são minhas colocações.

Mas aquela velha dica de Bonsaísta:

Se a planta não estiver gostando do local, não pense duas vezes antes de mudá-la.


Nota: meu viveiro também possui piso cimentado, se molhar o cimento a noite a sensação térmica da uma abrandada no local das plantas, logo ficando mais fresco e agradando também elas; molhar sempre que possivel as folhas também é ótimo, as plantas e seus estômatos agradecem.

Estômato - http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%B4mato#Algumas_exce.C3.A7.C3.B5es



"ETA" MICROSCÓPIO BOM!!!!!!!!!!




Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Knight



Registrado: 01/02/10
Idade: 37
Mensagens: 29
Localização: Campo Belo-MG

MensagemEnviada: Qui Fev 04, 2010 7:35 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Illex! Muito obrigado pela ajuda! Fico mais tranquilo agora. Quanto a molhar o cimento a noite, já venho fazendo isso, e após rega-las, uso o borrifador nas folhas (acho que isso não faz mal as plantas não né?! Confused ).

Outra coisa: estou pensando em mudar minhas plantinhas para vasos de cimento no final do ano, o que vc acha? Isso "esfriaria" o animo delas?! hehehehe!!! Falando sério, o vaso de cimento é melhor que o de plástico para evitar o super aquecimento das raizes, não é?


No mais, muito obrigado! Cool
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Fev 05, 2010 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

ola, acredito que o único problema que o exesso de calor pode trazer é queimar as folhas, pois meus bonsai ficam no sol torrando e nunca tive problemas...
vc pode colocar um pano ou uma caixa de areia húmida embaixo dos mesmos para garantir a umidade.


boa sorte..
t+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Fev 05, 2010 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

ola, sobre o vaso de cimento sem duvidas seria bem mais conveniente,
vasos de barro também são muito bons para não esquentar...


t+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Knight



Registrado: 01/02/10
Idade: 37
Mensagens: 29
Localização: Campo Belo-MG

MensagemEnviada: Sáb Fev 06, 2010 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Rodrigo!!! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Fev 06, 2010 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

Somente lembrando.

Antes de plantar em vasos de barro ou cimento:

Barro - deixar de 1 a 2 dias imerso em água antes do plantio.

Cimento - no mínimo 4 dias imerso em água.


Isso evita que o vaso venha a absorver em excesso a água que irá umedecer nosso solo.


Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil