FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ligustrum - Ajuda com transplante estilo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Julio Tijucano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 3:20 pm    Assunto: Ligustrum - Ajuda com transplante estilo Responder com citação

Saudaçoes a todos,

Li que não devemos fazer transplantes durante o verão, recentemente comprei esse ligustrum num viveiro e ele já tomou com suas raizes todo o espaço do lugar onde está plantado. Minha duvida é a seguinte: Já que o verao se aproxima, devo reduzir as raizes e transplantar agora, ou esperar um melhor momento? Meu receio é que a planta sofra mais esprimida do que operada.

Apenas dei uma boa limpada nela na procura de um estilo, estou enviando duas vistas da planta pra que se possivel, me ajudem com sugestões para o estilo. desde já Agradeço: Obrigado.

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Até a Proxíma.
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Eu deixaria ela ai nesse vaso ate ano que vem para fazer as devidas trocas de substrato.
Eu aprendi que afobar so leva a planta a morte.

Deixa a planta ai vai estudando vendo fotos fazendo projetos , mais nao esquece de ir adubando. Lembre-se de dar aquela cavucadinha para ver como esta as raizes. Quando ja tiver com o projeto pode depois troque o substrado.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

deixe ela no vaso e faça uma poda e começe ea estruturar ela
pode começar a dar uma forma...

www.espacobonsai.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

Julio, o pessoal fala de esperar época certa. Concordo, isso deve ser observado particularmente em cada espécie que tem uma reação diferente. Via de regra o início da primavera é a melhor época para intervenções mais pesadas. Mas em se tratando de um ligustro, não vejo problema em botar a mão logo. Matar um ligustro não é muito fácil. Parafraseando o bonsaísta Pedro Morales que diz brincando que se conseguir matar um ficus "procure outro hobby", costumo dizer para meus colegas isso em relação ao ligustro.
O que fazer: novamente em se tratando de ligustro eu faria uma intervenção drástica, esperando a nova brotação para trabalhar a planta. do jeito que está com estes galhos altos e longos comparado a grossura do tronco, eles não servem para nada.
Usando a primeira fot: tiraria totalmente os dois galhos da direita e também o galho da esquerda. Veja que com isso o tronco principal toma uma sinuosidade. O tronco principal cortaria uns 5 cm acima de onde foi tirado o galho da esquerda. Pronto, ficou um toco com movimento e a futura estrutura da planta. Com os novos brotos que sairão, você formará a estrutura de galhos e em 2-3 anos pode ter um bonsai bem apresentável por se tratar de um ligustro que tem reação muito rápida.
Sugiro o replantio assim que sairem os novos brotos e eles estiverem com cerca de 1 cm. Ou pode deixar ai e ir trabalhando os galhos e replantar, então na saída do inverno já com os novos galhos formados.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: