|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 3:20 pm Assunto: Ligustrum - Ajuda com transplante estilo |
|
|
Saudaçoes a todos,
Li que não devemos fazer transplantes durante o verão, recentemente comprei esse ligustrum num viveiro e ele já tomou com suas raizes todo o espaço do lugar onde está plantado. Minha duvida é a seguinte: Já que o verao se aproxima, devo reduzir as raizes e transplantar agora, ou esperar um melhor momento? Meu receio é que a planta sofra mais esprimida do que operada.
Apenas dei uma boa limpada nela na procura de um estilo, estou enviando duas vistas da planta pra que se possivel, me ajudem com sugestões para o estilo. desde já Agradeço: Obrigado.
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Até a Proxíma. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 3:29 pm Assunto: |
|
|
Eu deixaria ela ai nesse vaso ate ano que vem para fazer as devidas trocas de substrato.
Eu aprendi que afobar so leva a planta a morte.
Deixa a planta ai vai estudando vendo fotos fazendo projetos , mais nao esquece de ir adubando. Lembre-se de dar aquela cavucadinha para ver como esta as raizes. Quando ja tiver com o projeto pode depois troque o substrado. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 3:56 pm Assunto: |
|
|
deixe ela no vaso e faça uma poda e começe ea estruturar ela
pode começar a dar uma forma... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Dez 15, 2010 5:18 pm Assunto: |
|
|
Julio, o pessoal fala de esperar época certa. Concordo, isso deve ser observado particularmente em cada espécie que tem uma reação diferente. Via de regra o início da primavera é a melhor época para intervenções mais pesadas. Mas em se tratando de um ligustro, não vejo problema em botar a mão logo. Matar um ligustro não é muito fácil. Parafraseando o bonsaísta Pedro Morales que diz brincando que se conseguir matar um ficus "procure outro hobby", costumo dizer para meus colegas isso em relação ao ligustro.
O que fazer: novamente em se tratando de ligustro eu faria uma intervenção drástica, esperando a nova brotação para trabalhar a planta. do jeito que está com estes galhos altos e longos comparado a grossura do tronco, eles não servem para nada.
Usando a primeira fot: tiraria totalmente os dois galhos da direita e também o galho da esquerda. Veja que com isso o tronco principal toma uma sinuosidade. O tronco principal cortaria uns 5 cm acima de onde foi tirado o galho da esquerda. Pronto, ficou um toco com movimento e a futura estrutura da planta. Com os novos brotos que sairão, você formará a estrutura de galhos e em 2-3 anos pode ter um bonsai bem apresentável por se tratar de um ligustro que tem reação muito rápida.
Sugiro o replantio assim que sairem os novos brotos e eles estiverem com cerca de 1 cm. Ou pode deixar ai e ir trabalhando os galhos e replantar, então na saída do inverno já com os novos galhos formados.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|