SMART2 2.o PASSO


Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Ter Out 04, 2011 6:20 pm Assunto: Largata Minadora |
|
|
Nome Popular: Lagarta-minadora, minadora, minador, larva-minadora
Ordem: Lepidoptera
Filo: Arthropoda
Partes Afetadas: Brotações, tecidos tenros e folhas verdes
Sintomas: Enfraquecimento, formação de galerias em folhas e brotações novas
ciclo
A lagarta-minadora é um tipo muito peculiar de inseto, ao menos em se tratando de sua forma de atacar as plantas. É chamada de minadora porque a fase larval desenvolve-se sob a primeira camada de tecido foliar, formando galerias por onde passa. Os gêneros mais comuns infestando as plantas são Phyllocnistis e Liriomyza.
Essa praga ataca brotações e folhas de diversas plantas como: tomateiro, citros diversos, couve e muitas espécies de plantas ornamentais.
O inseto adulto é bem conhecido, trata-se de uma pequena mariposa de no máximo 1 cm de comprimento que coloca os ovos sobre as folhas das plantas e, quando esses eclodem, a lagarta penetra e alimenta-se de tecido vegetal.
Esse ciclo leva de 8 a 20 dias para completar-se, fazendo com que a infestação cresça rapidamente. Além do dano causado por si, a minadora ainda facilita a entrada de microorganismos que causam doenças nas plantas como fungos e bactérias.
Ocorre durante o ano todo, principalmente no período mais seco, quase desaparecendo em períodos chuvosos. A irrigação derruba os ovos e as larvas que não penetraram nas folhas ou ramos, o que pode diminuir a incidência da praga.
Em condições naturais, a praga é controlada por parasitóides dos gêneros Diglyphus, Chrysocharis e Halticoptera e por predadores de pupas como as formigas. O controle químico é o mais usado, porém, tem efeito satisfatório apenas nos adultos ou em larvas recém eclodidas, nas lagartas que estão minando, o tecido vegetal acaba por proteger a minadora. Arrancar folhas com a praga e destruí-las também é importante para controlar a população.
Autor: Ives Clayton Gomes dos Reis Goulart
Imagens...
receitas para combate as larvas Minadoras.
01
Cinzas: a cinza de madeira é um material rico em potássio, muito recomendado na literatura mundial para controle de pragas e até algumas doenças. Pode ser aplicado na mistura com outros produtos naturais.
Receita 1 - Para o combate a lagartas e vaquinhas dos melões. Preparo e aplicação: Testar nas condições locais a seguinte fórmula: 0,5 copo de cinza de madeira, 0,5 copo de cal virgem e 4 litros de água. A cinza deve ser colocada antes em água, deixando repousar pelo menos 24 horas, coada, misturada com a cal virgem hidratada e pulverizada. Para o preparo de maiores quantidades de calda, pode ser preparado: 1 kg. de cinza de madeira + 1 kg de cal e 100 litros de água. A adição de soro de leite (1 a 2%) na mistura de cinza com água pode favorecer o seu efeito no combate contra pragas e moléstias.
Receita 2 - Para combater insetos sugadores e larva minadora. Preparo e aplicação: testar nas condições locais a receita: 0,5 kg de cinzas de madeira, deixando descansar 24 horas em 4 litros de água. Coar e acrescentar seis colherinhas (café) de querosene. Misturar e aplicar preventivamente.
02
NEEM (Nim) (Azadirachta indica)
Indicação: pragas de hortaliças, traças, lagartas, pulgões, gafanhotos, etc. Recomendada como inseticida e repelente de pragas em geral. É uma das plantas de maior potencial no controle de pragas, atuando sobre 95% dos insetos nocivos. Já é utilizada comercialmente em vários países do mundo. Tem como princípio ativo Azadiractina, podendo ser aproveitado as suas folhas e frutos para extrair esse ingrediente ativo de largo emprego inseticida. Nas doses recomendadas é um produto sem efeitos de toxicidade ao homem e aos animais.
Receitas: Óleo de Nim é empregado na dosagem de 0,5% (0,5 litro em 100 litros de água) pulverizado sobre as folhagens e frutos. No caso do emprego de sementes, o procedimento é o seguinte: 25-50 g de sementes moídas (amarradas em um pano); 1 litro de água, deixando repousar por 1 dia. Indicação: lagarta do cartucho, lagarta das hortaliças, gafanhoto. 5 Kg de sementes secas e moídas; 5 litros de água e 10 g de sabão. Colocar os 5 quilos de sementes de Neem moídas em um saco de pano, amarrar e colocar em 5 litros de água. Depois de 12 horas, espremer e dissolver 10 gramas de sabão neste extrato. Misture bem e acrescente água para obter 100 litros de preparado. Aplique sobre as plantas infestadas, imediatamente após preparado. O prensado de Neem pode ser utilizado misturando-se com o solo na base de 1 a 2 t/ha. Esta medida protege as beringelas contra minadoras e tomates contra nematóides e septorioses.
03
O controle pode ser feito com a calda sulfocálcica, com diluição de 1%. (Produto próprio para o uso na agricultura orgânica) www.naturalrural.com.br/produtos. Fazer uma aplicação e após 20 ou 30 dias uma segunda aplicação. A calda tem cálcio, ajuda no pegamento das flores
04
FUMO - 1 ( Nicotiana tabacum L. )
- 1 kg de folhas e talos de fumo picados
- 50 g de sabão
- 15 litros de água
Misturar as folhas e talos de fumo com água e sabão. Deixar esta mistura repousar durante um dia. Pulverizar logo em seguida.
Indicações: ferrugem do feijão e trigo, trips, pulgas, mosca branca, minadoras de folhas, gorgulhos, pulgões e ácaros.
Fonte: STOLL, (1989)
05
SABÃO E QUEROSENE - 2
- 500 gramas de sabão
- 8 litros de querosene
- 4 litros de água
Ferver a água com sabão até se dissolver totalmente.
Uma vez em ebulição, retirar do fogo, colocar querosene e agitar a misturar durante 5 minutos. O resultado deve ser uma emulsão cremosa e suave, sem oleosidade livre. Se realizado corretamente, adere à superfície do vidro, sem formar gotas de óleo. Quando frio, converte-se em massa espessa e gelatinosa. A melhor forma de conseguir este resultado homogêneo cremoso, é mediante o uso de uma seringa de mão, aspirando e expelindo a solução repetidas vezes.
Para árvores ou plantas com folhas, diluir 1 parte do preparado e, 20 a 25 litros de água.
Indicações: inseticida de contato contra cochonilhas, pulgões, larvas minadoras de folhas.
Fonte: GUERRA, (1985).
Controle Quimico
Produtos Recomendados
PRINCÍPIO ATIVO--------GRUPO QUÍMICO
Abamectin--------------------Avermectina
Lufenuron---------------------Benzoylureia
Imidacloprid------------------Chloronicotinyl
Pyridaphenthion--------------Organofosforado
Diflubenzuron-----------------Benzoylureia
Tebufenozoide----------------Diacylhydrazida
Acephate----------------------Organofosforado
Chlorpyriphos-----------------Organofosforado
Deltamethrin------------------Piretróide
Óleos Minerais -
(testes realizados pela Gravena Manejo Ecológico) |
|