Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Sáb Jan 02, 2010 2:27 pm Assunto: RPP - Tuia Nana [por favor leiam e ajudem se possível] |
|
|
ola pessoal! estou iniciando agora, ganhei uma Tuia e resolvi pesquisar como cuidar de um bonsai. Descobir que é muito mais do que regar e podar! Estou muito interessado em prosseguir, peguei no meu quintal umas mudas e pretendo seguir com elas também.
Voltando à minha tuia, essa era ela quando ganhei:
analisando ela, percebi que ela não estava muito bem am alguns pontos, e dei uma poda mais radical. Agora não sei que estilo eu adoto, o que posso fazer com ela... ela possui o tronco dividido em dois, e não consigo pensar como aramar ela de forma que ela fique legal.
Depois da poda ela ficou assim:
Gosto muito do estilo inclinado, o Shakan, adorei também o Fukinagashi, e fiquei em dúvida principalmente entre os dois, mas não sei se minha Tuia se adequaria a eles. Depois pensei em seguir algo do tipo ereto formal, utilizando uma forma mais comum à Tuia, que seria em forma de pinheiro, base larga e pico mais fino, ou algo arredondado como no Hokidashi.
O que me dizem? axo q não procedi muito bem na poda, fui muito no impulso, coisa de iniciante... Se alguem puder me orientar a escolher um estilo, e se posivel me ajudar, fico grato!
Rafael Pontes
Editado pela última vez por Rafael Pontes em Qui Fev 04, 2010 1:11 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 11:28 am Assunto: |
|
|
olá,
também sou inexperiente, mas pelo que me parece o ideal é deixar ela crescer mais para depois trabalha-la, assim ela te dará mais possibilidades.
Use a técnica do escorredor+mamadeira(você encontra tópicos no forum explicando) ou plante no chão mesmo.
Alguém mais experiente poderá te ajudar mais
Abraços  _________________ Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 1:17 pm Assunto: |
|
|
pois eh, eu tava lendo sobre o escorredor/mamadeira ontem, vou fazer isso sim! vo aproveitar pra pesquisar tb sobre a época ideal dela!
brigadão! |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 05, 2010 8:25 am Assunto: |
|
|
colocada no eswcorredor!
não encontrei por aki um escorredor daqueles bons que nem das fotos aki do forum, mas axei um razoável. Enchi ele de terra até onde tinha furo e fiz uns furos extras também pra ajudar!
ta aqui a foto:
assim q as raizes sairem pelo fundo eu coloco na mamadeira, ainda preciso comprar a bacia e prepará-la! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jan 05, 2010 9:13 am Assunto: |
|
|
Procure postar fotos maiores.
a idéia do escorredor foi ótima.
uma sugestão: o escorredor deve ter tantos furos a tal ponto que pareça uma peneira _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Ter Jan 05, 2010 9:37 am Assunto: |
|
|
Laudir, se clicar na foto ela fica grande
Rafael, ja que vc furou ali em baixo por que não fura em cima também?
mas agora é melhor deixar ali do que mecher na planta denovo
mas se nao tiver muitas raizes vc pode tentar furar com a planta ai dentro mesmo
tenta fazer uns furos com arame quente, não muito grandes |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 05, 2010 7:32 pm Assunto: |
|
|
Então Laudir, eu não encontrei aki na cidade um escorredor desse tipo. Dae coloquei nesse mesmo, mas não enchi de terra até em cima onde não tem furo não, deixei no nível dos furos. Acabei nõ furando em cima por causa disso, esse escorredor é bem grandinho, a Tuia se acomodou bem nele com esse nível de terra! mas valeu pelas dicas, numa proxima vez eu vo arrumar um escorredor melhor q esse sim! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 06, 2010 8:58 am Assunto: |
|
|
Matheus 31 escreveu: | Laudir, se clicar na foto ela fica grande
Rafael, ja que vc furou ali em baixo por que não fura em cima também?
mas agora é melhor deixar ali do que mecher na planta denovo
mas se nao tiver muitas raizes vc pode tentar furar com a planta ai dentro mesmo
tenta fazer uns furos com arame quente, não muito grandes |
Segue a orientação em destaque (se for o caso).
God Bless You _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 06, 2010 9:22 am Assunto: |
|
|
pois é, a orientação é muito boa, mas como eu disse, ali onde não está furado não tem terra. Eu coloquei terra somente até o nível dos furinhos. Espero que assim dessa forma dê tudo certo, para não ter q transplantar ela de novo, evitando um desgaste maior. Se ela estivesse com terra até em cima eu com certeza irira furar o escorredor mais um pouco, mas com a quantidade de terra que temos lá não vai ser necessário!
Mais uma vez agradeço os amigos foristas e bonsaístas acima de tudo!
Valeu pela força! Com o decorrer do tempo vou postando mais fotos da minha "Tuinha" com o seu desenvolvimento! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 06, 2010 9:28 am Assunto: |
|
|
só mais uma observação que esqueci de mencionar antes:
é terra pura?
geralmente o pessoal do forum recomenda somente areia "grossa" com cacos de tijolo (do tamanho de um grão de feijao mais ou menos).
Bom agora nao mexe... deixa como está até a planta apresentar um crescimento ou brotações. Mexer nela agora pode prejudica-la e deixa-la muito estressada trazendo ela a óbito.
God bless you! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 06, 2010 5:02 pm Assunto: |
|
|
ô Laudir, eu realmente pensei em mexer no substrato dela, fazer como vc disse e tal, mas acabei deixando ela na terra q ela veio. Ela veio num daqueles vasos de bonsai comprados e tal, ganhei de presente! Eu dei uma olhada e epesar de não ter cacos de telha ou algo mais pra ajudar na drenaem, a terra dela foi preparada com areia pelo visto. Ela tem uma boa drenagem e acabei axando melhor não mexer na terra dela por enquanto! Daqui a 1 ano +ou-, qdo ela já estiver na mamadeira seria bom trocar a terra, ou eu deixo pra quando eu for reenvasar mesmo?
Outra duvida, seria bom eu aplicar um pouco de enraizador nesse meio tempo, ou deixo elas crescerem por conta propria?
valeu! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 06, 2010 5:07 pm Assunto: |
|
|
Quanto ao período, eu acho ótimo... vc dá tempo de ela reagir e se recuperar do transplante sem muita correrria
Quanto ao enraizante "eu sugiro" q vc aplique uma vez por mês.
como disse.... é sugestão minha, pode ser q alguem dê uma sugestão diferente... aguarde maiores informações sobre o enraizante.
eu costumo aplicar somente no dia em q faço o transplante.... deixo umas 2 ou 3 horas na solução e pronto...
God bless you! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 06, 2010 5:31 pm Assunto: |
|
|
beleza Laudir! amanha vo comprar o enraizador pra começar os trbalhos nas mudas também!
e aguardo pra ver se mais alguem axa q é bom eu aplicar nela!
abraços! |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 12:40 pm Assunto: |
|
|
ô pessoal, me dá um help aki...
coloquei minha Tuia no escorredor a umas semanas e tenho aguado direitinho, eu acho hehehehehe
Esses dias ela começou a apresentar uns ramos secos e eu retirei eles. Em compensação, os outros ramos estão bem verdinhos e brotando... Porque será que alguns estão bem e outros tão mal?
valeu! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|