Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sáb Dez 03, 2011 1:11 pm Assunto: Caliandra Spinosa |
|
|
Oi pessoal, esta caliandra spinosa foi um presente do bonsaista Charles White durante o II encontro internacional de bonsai em Sao Paulo.
Ele, muito bacana, ainda me deu dois vasos pequenos e uma mudinha de laranja kinzu..
Gostaria de opinioes/projeçoes e conselhos sobre como conduzir ela..

O estilo da copa tambem é uma incognita.. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Sáb Dez 03, 2011 1:38 pm Assunto: |
|
|
gustavo ela ta com o tronco legal em .. eu colocaria ela em uma bacia grande e deixava esquecia .... por 1 ano pelo menos...
o que acham pessoal ... |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Dez 04, 2011 10:32 am Assunto: |
|
|
comcordo com o Daniel, talvez vc possa colocar na mamadeira tbm pra nao perder o torrão inicial. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 04, 2011 3:07 pm Assunto: |
|
|
Anderson e daniel, realmente queria transplanta-la para um escorredor..
Oque acontece é que no dia em que ganhei a planta ela havia sido transplantada..(isso foi em setembro..)
agora nao sei se ja posso mexer com ela de novo..uma vez que ela foi obtida via estaquia no começo do ano..  |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Seg Dez 05, 2011 9:08 am Assunto: |
|
|
veja se ela sai facilmente do vaso, vc pode fazer uma mamadeira com este vaso mesmo... so fazer vários furos... mais se ela nao sair facilmente do vaso deixa ai mesmo... ano que vem vc faz um transplante.
Vamos esperar mais pousts... vc tem ate 22 de dezembro para fazer isso |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 05, 2011 9:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Continue cultivando no recipiente atual pelos próximos dois anos, nutrindo a planta com adubação oganica, regando apenas uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde, se não estiver chovendo e cultivo a pleno sol, para que a planta possa denficar melhor, estabelecendo novas brotações que irão originar novos galhos.
A grande vantagem no cultivo dessa espécie é a possibilidade de estabelecer os pontos onde virão novos galhos, bastanto tão somente usar um alicate concavo (tipo "bola") para "morder", retirando um pouco da casca e mostrando o cerne logo abaixo dela. Em seguida, aplique uma leve borrifada de superthrive na area exposta e aguarde. Em pouco tempo um "tufo" de brotações novas desponta no local, ensejando novos galhos a partir dele. Fica fácil, assim, escolher onde quer novos galhos com que trabalhar a planta, algo que não conseguimos obter em nenhuma outra espécie, nem mesmo em outras variedades de caliandra, pelo que sei.
Por ora não há nenhum tipo de estilo a ser proposto para indicar algum direcionamento em sua planta. O melhor é preencher bem os espaços com novos galhos, que poderão facilitar esse trabalho no futuro. E a melhor maneira de se conseguir isso é seguindo as indicações que citei acima. Lembre-se: a melhor ferramenta que todo bonsaista precisa aprender a usar com perícia é a PACIÊNCIA.
Mamadeira nesse vaso é prematuro, vez que só se usa se houvesse raizes capilares saindo pelos orificios no fundo, e não há nenhuma.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 06, 2011 2:27 pm Assunto: |
|
|
nicky, nao tinha conhecimento sobre essa tecnica de estimular os galhos em pontos especificos.
Eu possuo um alicate concavo pequeno, e vou tentar fazer isso.
2 dúvidas:
1- é preciso apenas retirar a casca para brotar ou preciso machucar um pouco o tronco até observar a seiva?
2-tenho dois enraizadores: Biofert raiz e o Forth enraizador, qual seria melhor? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Dez 06, 2011 3:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não é preciso desbastar até escorrer seiva. Basta apenas retirar a casca superior e uma lasquinha de nada do cerne. O melhor enraizador é superthrive, que eu uso e recomendo. Os outros são todos a mesma coisa, só muda o nome na embalagem.
Essa técnica funciona que é uma beleza, é aplicar e confirmar. Não tem erro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|