Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ChepA
Registrado: 27/01/10 Idade: 43 Mensagens: 13 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 1:01 pm Assunto: Iniciante |
|
|
Boa tarde a todos,
sou novo na arte do bonsai e gostaria de algumas dicas. Minha arvore é uma cerejeira, comprei ela no supermercado e quero trabalhar nela a fim de torna-la um bonsai. Eis algumas dúvidas:
- Quais ferramentas (alicates, tesouras...) preciso comprar para a realização de poda? Coisa básica para poder começar.
- Alguem recomenta o uso destes kits de adubos (http://www.bonsaikai.com.br/KitAdubo.asp) ?
Quando chegar em casa vou postar as fotos dela e ver o que o pessoal recomenta fazer com ela.
[]'s |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
ChepA
|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 9:07 pm Assunto: |
|
|
Como sou iniciante, gostaria de algumas opiniões do q fazer com ele. Abaixo seguem algumas fotinhos dele:
Foto próxima do tronco:
De lado:
Próxima do tronco porem do outro lado:
De mais longe:
[]'s |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 9:17 pm Assunto: |
|
|
Primeiro passo, plantar no escorredor para engrossar o tronco! _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
ChepA
|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 7:58 am Assunto: |
|
|
Bom dia ricardo,
vi no seu blog como plantar no escorredor e depois colocar na mamadeira, porém estou um pouco inseguro para fazer isso e gostaria de alguma ajuda.
Devo comprar um escorredor (de massa??) e colocar a planta la? Este escorredor fica depois direto em cima da mesa? Estou em dúvidas quanta a terra que uso, como trabalho em uma área nada a ver com botânica e plantas não tenho nem noção do que é a terra que tu coloca no blog.
Vou te perguntando aos poucos tá?
Dando uma procurada no forum, achei esse link http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5584&highlight=substrato , é esse substrato que coloco no escorredor?
[]'s |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 3:19 pm Assunto: |
|
|
Chepa, boa tarde!
Pense que substrato é o meio de fixação e transporte de uma planta.
As raizes irão buscar alimento e humidade entre as partículas dele. Portanto tem que ser um material que acumule humidade e não enxarque.
Solos arenosos deixam os fluídos escorrerem,... mas ficam humidos... porém secam rápido... portanto a lógica seria uma mistura de materiais orgânicos e inorgânicos.... utilizo pedrisco (aqueles de decoração de vasos) os mais pequenos, areia média ou grossa... peneire antes, e utilize o que ficou na tela... acrescento terra vegetal, aquela vermelha que vende em loja de jardinagem,... e completo com humus de minhoca... aquela terra preta ensacada... uso esta dosagem para cada um dos itens aseguir, areia/terra/pedrisco = 30 unidades cada (pode ser colher, pa, dosadores etc...) e 10 a 15 unidades de humus... a água é absorvida rápidamente e não acumula nos meus vasos... eu coloco tota de mamona, esterco de galinha ou farinha de osso, sobre os vasos, alguns dias após o transplante... em regra aprox. 30 dias...
bom esta é a minha receita... mas como substrato é uma coisa muito particular, e depende do clima e região local, você aos poucos chegará no seu padrão....
abraços e boa sorte... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
ChepA
|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 5:37 pm Assunto: |
|
|
opa....muito obrigado pela atenção e ajuda. Hoje vou colocar ela no escorredor cfe o Laudir falou (apenas areia grossa), porém vou adicionar um pouco da terra que veio no vaso do bonsai.
[]'s |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 5:49 pm Assunto: |
|
|
Carlovich, me tire uma dúvida, quando vc diz que usa pedrisco desses que enfeitam os jarros, vc se refere aquelas pedrinhas branquinhas que colocam em cima do jarro? É pq nos meus eu tava utilizando tijolo moído, com cascalho de rio, humus de minhoca e vermiculita. Sendo que eu tava querendo substituir o tijolo moído, por alguma outra coisa, pois aqui n tem pra vender pronto, e pra eu mesma moer o tijolo é muito difícil. Passo uma tarde inteira pra conseguir um punhado. Sendo que se for esse pedrisco eu já vi pra vender, até de vérias cores e tamanhos, eu poderia comprar de uma cor neutra e utilizar, mas eu sempre ficava em dúvida se ele seria realmente adequado. Eu usaria então os pedriscos, a areia de rio, um pouco de humus de minhoca e vermiculita, que retém umidade e faria um pouco o papel do tijolo, o que vc acha? _________________ Iana Melo |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 9:29 am Assunto: |
|
|
Iana.
A função do tijolo, além da drenagem, é fornecer um pouquinho mais de nutrientes (isso foi o que me ensinaram ou me fizeram entender).
Já os pedriscos têm a unica função de fornecer a drenagem.
Vc já tentou conseguir os cacos de tijolo em uma loja de Materiais de construção? Lá tem muito na área de carregamento.
God bless you! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
IanaMel 1.o PASSO

Registrado: 06/01/10 Idade: 39 Mensagens: 172 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 10:44 am Assunto: |
|
|
Oi ladir, na verdade o problema não é bem conseguir os cacos de tijolo, aqui em casa está em construção e tem bastante. O problema maior é quebrá-los até o tamanho adequado de 3 a 7 mm. Eu pensei em usar um pouco mais de vermiculita, pra fazer a função de absorção... _________________ Iana Melo |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 12:07 pm Assunto: |
|
|
OLÁ...! EU ACHO QUE A VERMICULITA COMO ABSORÇÃO JÁ CUMPRE O QUE PROMETE... O CACO DE TIJOLO POR SER POROSO, NÃO ENXARCA MAS RETÉM MOLÉCULAS DE ÁGUA TAMBÉM... EU NÃO UTILIZO EXATAMENTO PELO TRABALHO....
A AREIA AO MEU VER TAMBÉM RETÉM ÁGUA... PORÉM SECA MAIS RÁPIDO...
PORTANTO DEVE-SE TOMAR MAIORES CUIDADOS QUANTO AOS INTERVALOS DAS REGAS...
O SOLO VEGETAL TAMBÉM RETEM UM POUCO... E O HUMUS TAMBÉM... SÓ TOMEM CUIDADO PARA NÃO COLOCAREM MUITO MATERIAL ORGÂNICO... POIS AI DEVEREMOS SUBSTITUIR O SUBSTRATO QUANDO ELE ESGOTAR-SE...
ISTO É APENAS O RESULTADO DE ALGUMAS OBSERVAÇÕES BASEADAS EM EXPERIÊNCISA MINHAS...
EXISTE NO FÓRUM PESSOAL ESPECÍFICO E TÉCNICO QUE PODE DAR INFORMAÇÕES EMBASADAS OU DETALHES MUITO MAIS ESPECÍFICOS QUANTO AO SISTEMA FISIOLÓGICO DA PORÇÃO RADICULAR DE UMA PLANTA....
POR ENQUANTO MINHAS MUDAS E BROTOS ESTÃO AGUENTANDO BEM COM ESTA MINHA RECEITA....
ABRAÇOS.... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
ChepA
|
Enviada: Sex Fev 05, 2010 2:13 pm Assunto: |
|
|
Cfe falei acima, segue minha Cerejeira no escorredor:
FOTO ATUALIZADA 03/02
Ela tava ficando um poko murchinha, mas ai comecei a dar bastante agua e ela ta ficando mais bonita. Tb pq aqui essa semana a temperatura não baixa de 35ºC!
[]'s |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 05, 2010 8:54 pm Assunto: |
|
|
ola Inamel, retirando a sua duvida sobre as pedrinhas coloridas: As pedrinhas coloridas contem substancia para pegarem a cor e isto pode ser prejudicial a planta o mais facil é vc pegar areia grossa e penerar...
moer tijolo realmente ninguém merece...
a parte fina da areia vc pode lavar e usar para fazer estaquias e recuperação de yamadori.
t+. |
|
|
 |
|