Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 10:30 pm Assunto: Buxus - detonando |
|
|
Esta era uma peça de topiaria, que comprei há uns 6 anos. Cansei dela, então tomei coragem e detonei. Loucura ou não, ela reagiu!
Vamos aguardar a volta completa. Pitacos a vontade, já detonei mesmo, rs! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 10:52 pm Assunto: |
|
|
João que coragem!!! Se você não tivesse mostrado as fotos com as brotações praticamente todos os membros do fórum já teriam decretado a morte do seu buxinho .
Acho que você fez um bom trabalho, promissor, vamos aguardar ele se recuperar...
Abraço! |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:39 pm Assunto: |
|
|
Buxinho e poda drástica praticamente = morte (experiência própia). Estou maravilhado em ver esta evolução! Muito me admira não ter morrido seu buxinho. Agora cá entre nós, o que vc fez para que ele recuperasse?
Bom material, na minha opnião um moyogi cai bem. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 12:41 am Assunto: |
|
|
Muita coragem!!!!
Vai ficar bom!!!! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 7:53 am Assunto: |
|
|
Marlon, somente sombra e água fresca por 60 dias. Não mexi com o torrão principal ainda, só o reduzi para entrar na bacia e completei com substrato. Trabalho com Buxus há 8 anos, acho que isso me deu uma certa experiencia e, vamos dizer, cumplicidade entre nós, rs! Mas já perdi alguns de dar dó!
Valeu pelos elogios, pessoal! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 8:26 am Assunto: |
|
|
Quando fez a poda drastica , sabiamente vc preservou aqueles brotinhos insignificantes.... que são os atuais galhinhos e a futura copa ... se eles não estivessem ficado , acredito que teria perdido o buxinho ...
Quando trabalhar a madeira morta novamente tente dar mais conicidade ...
Coragem e visão , paciencia e fé... vc é um bonsaista...
boa sorte |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 9:00 am Assunto: |
|
|
João,
bem promissor este buxinho. Pode ser um pequeno shohin ou mesmo um mame.
O fato de ter feito a intervenção bem próximo ao início da primavera certamente foi de grande valia na sobrevivênvia da planta...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 9:25 am Assunto: |
|
|
É coragem mesmo! eu não teria feito, depois que "encostei" em um buxinho e ele morreu, eu nunca mais tentei com a espécie.. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:15 am Assunto: |
|
|
Com certeza a época e os brotos não foram por acaso. Deixar sem folha alguma seria praticamente decretar a morte dela. Tanto é que não surgiu mais nenhum broto além dos que deixei. Também não estou satisfeito com a conicidade. Preciso estudar a próxima intervenção. Obrigado pelo apoio e dicas. _________________ João josé
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:25 am Assunto: |
|
|
nao me contive: CORAJOOOOSO _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:24 pm Assunto: |
|
|
ola, apezar vc ter tido coragem para fazer esta poda radical existem tecnicas para plantas como o buxos que suporta a falta de água para eles brotarem pelo tronco todo.
t+ |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:29 pm Assunto: |
|
|
Não entendi, Rodrigo, seria provocando um stress hídrico?? _________________ João josé
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 11:10 am Assunto: |
|
|
Inacreditável como ele conseguiu se recuperar!!!
Corajoso mesmo!!!!  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 6:01 pm Assunto: |
|
|
cara essa planta não é um jasmim laranja? Eu tenho 4 jasmins laranja e elas sim aguentam poda drástica. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 7:37 pm Assunto: |
|
|
Não Dudu, Jasmim laranja ou Murta é outra espécie (Muraya paniculata). Também são feitos bonsai maravilhosos com ela:
O Buxus possui folhas mais duras e menores, tem floração muito discreta (o Jasmim dá centenas de flores brancas), e a casca é diferente. Realmente a Murta aguenta muita tortura, rs! E me faz lembrar que estou atrás de alguma com tronco bem desenvolvido para trabalhar com ela. _________________ João josé
|
|
 |
|