Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 1:00 pm Assunto: PRIMAVERA, YAMADORI ! |
|
|
Boa tarde,
Eu pretendo realizar 2 coletas de primavera de meu jardim, elas devem ter ambas uns 8 anos, os troncos estão bem grossos.
Já fiz as podas radicais a uns 3 meses, estão com uns 50 cm de alt., e venho podando as novas brotações pra não deixar crescer muito.
Minha dúvida é se posso retirá-las de uma unica vez, ou se é melhor fazer uma sangria em volta do tronco e raizes com areia média e deixar sempre umido por alguns meses antes da ratirada, para produção de novas raizes ? e quanto tempo depois pra retirar definitivo ?
Se eu esperar até o inicio da primavera, daria para retirar de uma unica vez ?
Moro em Curitiba/PR e o inverno por aqui é bem rigoroso, acho que não daria para arriscar uma coleta no outono.
Aguardo algumas contribuições.
Obrigado. Alexandre.
Editado pela última vez por ALEXNOCERA em Ter Out 13, 2009 10:46 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 2:46 pm Assunto: |
|
|
Alex,
Se fosse minha, eu conduziria elas no chão mesmo, já que é no meu jardim que elas estão... não é mesmo?
Faça as aramações, trações e podas necessárias... quando o trabalho tiver finalizado, ao invés de vc retirar um yamadori, vc irá coletar um bonsai pronto? compreende? |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 2:48 pm Assunto: |
|
|
Amigo ALEXNOCERA
Se fossem minhas eu não ariscaria uma retirada de uma só vez, partiria para a sangria só por garantia....
Acho interessante que depois da sangria vc aguarde até fim do inverno para retirar ela cortando assim a pivolante. Assim ela tem tempo emitir raises laterais e que servirão para garantir a sua sobrevivencia no vaso ou bacia...
Estou para fazer uma sangria em uma jabuticabeira e farei dessa forma que te indiquei.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 6:37 pm Assunto: |
|
|
Fiz um yamadori em uma Jabuticabeira com um palmo de tamanho do tronco base. Fiz a sangria por 6 meses e depois desse período eu retirei a planta e percebi que ela emitiu muitas raízes no local da cavação onde coloquei terra vegetal mais esterco de boi curtido e muita água e é claro usei enraizador. A planta nem secou as folhas e está muito bem com muita brotação. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 1:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas,
Elas estão plantadas encostadas em um muro, o que dificultaria um pouco o trabalho no local, mas nada impossível.
Outro coisa que percebo, é que no chão elas emitem uma quantidade absurda de brotações, e são brotos cumpridos que se deixar atingem mais de 1 metro de cumprimento. A espécia é de folhas mais largas e flores maiores (e muitos espinhos).
Acho que irei partir para a sangria primeiro. Se já conseguir identificar pelo menos qual seria a frente do bonsai, posso ir treinando alguns galhos, que formarão a estrutura para os futuros bonsai.
Abçs.
Alexandre. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 2:51 pm Assunto: |
|
|
ALEXNOCERA
Se essa planta está próxima ao muro então acredito que a frente já esteja praticamente decidida... A frente seria a parte virada para o muro, na minha opinião.
Como a parte voltada para parede recebe menos sol ela tem menos galhos e menos brotações, mais isso vc terá certeza assim que tirar ela do chão.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 8:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Alex!
Como vc mora no mesmo bairro da sede da APB, dia 28/março lá estarei dando curso para iniciantes. Se vc quiser posso dar um pulo na tua casa e tentar te ajudar, sem compromisso.
Pode me ligar: 3376.3550 / 8868-0323
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 23, 2009 1:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio, grato pela ajuda.
A uma semana atraz, fiz a sangria em uma delas. Foi muito dificil, pois não consegui aprofundar muito nas raizes, por falta de espaço para trabalhar, e porque as raizes maiores cresceram por debaixo da calçada. Consegui aprofundar o tronco uns 15 cms abaixo da terra, mas até essa altura ainda não tinham muitas raizes. Acabei deixando apenas uns 20 cm do tronco coberto com areia, pra tentar enraizar neste local. Por ultimo, reguei bastante com biofert raiz, e repetirei a doze a cada 15 dias, nos demais somente com agua. Pra retirar, terei que serrar por baixo, mas provavelmente perderei o nebari, pois as raizes mais grossas estão muito profundas, e embaixo da calçada.
Ainda tenho mais uma pra trabalhar.
Tirei umas fotos de como ficou (antes e depois), quero anexar aqui neste forum ainda essa semana.
Darei uma passada na loja dia 28 (passo na hora da pizza que é mais tranquilo, rs) pra você me dar algumas de suas dicas, e se puder dar um pulinho lá depois do curso, fico muito agradecido. Assim você podera ver como está meu pré de serissa que fiz durante o curso o ano passado...Moro a uns 5 min. da loja, perto do posto ventania (na rotatoria do posto Esso, continuação para o pq tingui).
Grato por enquanto.
Sds
Alexandre. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 12:26 pm Assunto: |
|
|
Alex, fechado!
Aguardo vc na hora do almoço (+ou- 12h00)
Vamos dar um pulo na tua casa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:15 pm Assunto: Enviando as fotos... |
|
|
Boa noite, estou postando as fotos da 'tentativa' de sangria de uma das primaveras.
Vista de frente, após cavar alguns cm...
Vista de cima
Trabalho finalizado
Próxima vítima.
Esta está aguardando a visita do nosso mestre Elio...
Por enquanto é isso. Espero poder apresentar a evolução dos trabalhos.
Sds
Alexandre. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:01 am Assunto: |
|
|
Alex li o tópico e não entendi muito bem. Essa sangria demorou quanto tempo até o yamadori???  _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:25 am Assunto: |
|
|
ALEXNOCERA
Tens belos exemplares, em.... e com a ajuda do Amigo Elio vc está bem estruturado.
Acredito que possa trabalhar bem as brotações que virão e assim que for tirar ela do chão já terá um bom caminho percorrido.
Parabéns e não nos deixe sem as proximas fotos.
Grande abraço
(Albert Einstein) |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 1:33 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Marcos, não realizei ainda o yamadori, somente a sangria em uma das plantas (a 3 semanas atráz), pretendo realizar o mesmo procedimento com a outra que ainda está intacta.
Pretendo realizar os yamadoris meados da próxima primavera, se tudo ocorrer conforme o planejado.
Sds
Alexandre. |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 1:37 pm Assunto: |
|
|
Olá Rogério, pode deixar que manterei este tópico atualizado, sempre que houverem novas mudanças com as plantas. Com certeza estarei sendo bem assessorado.
Sds Alex. |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 04, 2009 1:59 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Pessoal,
Conforme o ultimo post (março/09) as plantas continuaram intactas após as sangrias, ainda no chão.
Será que a essa altura (5 meses) já posso realizar os yamadori com segurança, ou seria melhor aguardar até meados da primavera ? (o frio por aqui já está indo embora...)
Posso usar como substrato areia de construção + substrato eucatex plantmax (50/50) ?
O vaso ou bacia poderão ficar ao sol meio periodo do dia (pela manhã até as 14:00 mais ou menos, é onde ficam minhas plantas e onde bate sol) ou deverão ficar a sombra nos 1os. meses ?
Agradeço antecipadamente pelas dicas.
Alex. |
|
|
 |
|