Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiaraju 1.o PASSO

Registrado: 05/09/05 Idade: 68 Mensagens: 100 Localização: Bento Gonçalves-RS
|
Enviada: Dom Dez 06, 2009 9:29 am Assunto: Dúvida sobre liquidâmbar e ilex |
|
|
Encontrei, em uma floricultura, mudas de liquidâmbar e de ilex de bom porte.
As de liquidâmbar têm até uns 10-12 cm de diâmetro de tronco, com altura de mais de 2 metros. O ilex tem bem menos (de tronco e de altura).
Para decidir se vale a pena, preciso saber se essas espécies reagem bem à poda radical, com uma boa brotação.
Agradeço desde já a quem se manifestar.
Abraços
Tiaraju |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Dez 06, 2009 9:57 am Assunto: |
|
|
Se esta é tua preocupação, pode comprar as plantas, já imaginou uma planta mais podada que a erva mate? hahahhaha
o Liquidambar é parecido com acer, até onde sei não tem problemas de poda também. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Dez 06, 2009 1:04 pm Assunto: |
|
|
Tiaraju, o Liquidambar aceia muito bem poda drástica com muitas brotações. O ideal é que seja feita na saída da dormência.
É uma planta para bonsai grande visto o tamanho das folhas. Inclusive o aroma das folhas é maravilhoso.
Tenho um exemplar que comprei na Ursula e mandei ver no serrote:
Quando comprei:
Dá uma olha como ele tá agora:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Tiaraju 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 7:09 am Assunto: |
|
|
Arzivenko e Ricardo
Obrigao pelas informações.
Acho que vou pegar as duas plantas, mas vou ter que esperar pra "meter o serrote" no ano que vem, na saída do inverno.
Até lá, vou ter que arrumar um lugar pra "estacionar" as plantas, porque no meu apartamento não cabem.
Aproveito pra dar uma boa adubada, pra garantir a boa rebrota após a poda.
Abraços
Tiaraju |
|
|
 |
Tiaraju 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 8:17 am Assunto: |
|
|
Ricardo,
Antes tarde do que nunca: PARABÉNS pelo liquidâmbar.
Espetáculo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 1:43 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ricardo, faço questão de ver esse belo liquidambar no final do outono!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 3:28 pm Assunto: |
|
|
Tiaraju, é uma espécie muito legal de trabalhar. Tem que ver este bixo ao vivo, hehe.
Elio, bobiei e quando fui fotografar já haviam caido muitas folhas. Veja como ele ficou no inverno deste ano:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Dez 07, 2009 4:17 pm Assunto: |
|
|
Tiaraju, pode comprar e podar drasticamente no fim do inverno. Não tem erro. Tenho um liquidambar enorme em meu jardim. As folhas outonais é um show a parte. Ricardo, tá bem bonito o encaminhamento do seu. E as cores mostradas atestam a beleza de suas folhas no outono.
Abraço aos amigos _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Sáb Jan 30, 2010 11:41 am Assunto: |
|
|
Olá Ricardo, parabens pelo exemplar.
Quanto tempo já faz da poda radical até agora, e podou quantos cm. acima do nebari ?
Abç
Alex. _________________ “Você pode considerar uma planta como uma pincelada numa tela ou como um ponto num bordado, porém não deve esquecer que se trata de um indivíduo.”
Roberto Burle Marx |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 8:52 am Assunto: |
|
|
Olá Alex, se não me falha a memória, comprei esta planta em 2007.
Quanto a poda, na época não pensava muito em proporções e a poda foi sem critérios. Se fosse hoje, teria podado mais baixa para melhorar a conicidade.
Este negócio de altura de poda depende também da espécie. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 1:42 pm Assunto: |
|
|
Ola . Vou fugir um pouquinho do assunto do topico , me desculpe Tiaraju..
Ricardo : Acabei de receber diretamente de Porto Alegre dois sacos de perlita expandida ... vou começar a imcorporar ao substrato .. para melhor drenagem , areação e retenção de nutrientes ...
Vc deve conhecer a firma que me vendeu : SCHUMACHER insumos para industria , assim como o material
no bairro São Gonçalo na tua cidade... Pergunto : O que me diz sobre a perlita expandida ... ????
Vc usa ??? Porque ...? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 1:51 am Assunto: |
|
|
Olá Sérgio, não conheço nem o produto nem a empresa.
Eu tava usando argila expandida - cinazita (3 - 5 mm) mas agora só estou utilizando caco de telha, pedrisco e terra granulada.
Pelas características que encontrei na net, acredito que vale a pena fazer um teste. Depois relate pra nós. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 8:19 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, a argila expandida é boa quando triturada. Consegui junto ao distribuidor aqui em Curitiba, comprar em saco, já triturada. É só passar na peneira para separar a granulometria.
Ela é inerte e tem boa retenção de umidade juntamente com boa drenagem, ou seja, não ensopa nem compacta.
Hoje uso, pedrisco, argila expandida triturada e substrato preparado da Plantmax.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|