|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
utopista
|
Enviada: Seg Set 26, 2005 10:03 am Assunto: Como começar? |
|
|
Bom dia para todos, meu nome é Jarbas, não tenho conhecimentos sobre bonsai mas gostaria de iniciar. Gostaria de saber links e tutoriais para começar a fazer meus primeiros bonsai. Tenho num terreno da minha casa uma pitangueira. É possivel eu transformá-la num bonsai? ela já tem as dimensões reduzidas. Obrigado. |
|
|
 |
crhistianvedder
Registrado: 27/08/05 Idade: 43 Mensagens: 66 Localização: Bel�m - Par�
|
Enviada: Seg Set 26, 2005 11:01 am Assunto: |
|
|
Acredito que seja possível sim, já que ela possui tamanho reduzido ... qual é a altura dela?
Bem, acredito que você terá de colocá-la em m vaso a a partir de agora, mas deixe os experts se manifestarem!
Abraços e seja bem vindo! _________________ Crhistian Vedder |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Set 26, 2005 12:06 pm Assunto: |
|
|
Oi Jarbas !!!!
Muito prazer !!!!!!
Que bom ver mais uma pessoa se agregando aos amantes do bonsai.
A melhor forma, creio eu, de se aprender é primeiramente fazendo um bom curso. Depois ou concomitantemente, muita leitura, muita troca de experiência com outros bonsaistas e principalmente muita persistência - isto é fundamental.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
utopista
|
Enviada: Seg Set 26, 2005 4:17 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas boas vindas, acredito que ganherei mais paciência com essa nova atividade. A pitangueira que falei deve ter de 60 a 80 cm e arma mais para os lados, o que é característico dessa árvore. Vi num site uma maneira de cortar a raiz central da árvore e manter as raízes laterais, mas não sei como se faz ainda. Quero fazer um bonsai dela pq esse terreno é alvo de queimas, acho que uma hora ou outra alguem queimará ela. Bem, aguardo dicas. Vou tentar fotografá-la para ser melhor auxiliado. Obrigado
Jarbas
-- _________________ Jarbas Gomes |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Seg Set 26, 2005 10:17 pm Assunto: |
|
|
Jarbas!!! ("utopista" em que sentido?)
Seja bem vindo!
A maneira como a Angela te orientou é sem dúvida um dos melhores caminhos para começar na arte, porque existe o contato visual direto com exemplares formados (dá noção; amplia os conceitos), o auxílio de um professor, e também, o manuseio correto de ferramentas específicas que são imprescindíveis na modelação do bonsai.
Mas, se por algum acaso você encontrar dificuldades dessa prática e informações aí na sua cidade, não desanime, porque nós estaremos aqui para ajudá-lo da melhor forma possível.
Transcrevo algo que pode te ajudar:
Lando escreveu: | "Bom, para dar forma a um bonsai você precisará conhecer e ter em mãos uma série de utensílios: como arames, tesouras, alicates e cia... Logicamente que cada objeto desses tem uma finalidade e uma maneira correta de serem utilizados.
Não sabendo ao certo o que você já entende acerca da arte bonsai, mas partindo do princípio de que nada conhece e de que não possui ainda o material adequado, minha sugestão para você é a seguinte:
1 - “Inspire-se sempre na realidade da Natureza”;
2 - Busque o que há de vontade em você para moldar a árvore que está em sua idéia - “a melhor forma”;
3 - Imagine-a dentro deste exemplar a ser esculpido;
4 - Providencie o material que achar necessário na concretização desta feitura;
5 – Torça um galho levemente: tracione-o com linhas presas na borda do vaso; ou, arame-o cuidadosamente de forma a não comprometer os brotos e ramificações. Não aperte muito! Com uma tesoura, pode as ponteiras dos galhos que estiverem excedendo. Use de sua sensibilidade.
Um toque: a aramação correta consiste em formar ângulos de 45º no envolvimento de um tronco ou galho.
Veja fotos ilustrativas nos tópicos abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=219&highlight=arama%E7%E3o
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=52&highlight=arama%E7%E3o
6 – Mãos à obra!
Após ter esculpido tua árvore, mostra-nos por fotografia!
Beto, mais que possuir todo um aparato próprio para esse tipo de feitura, é querer! Não importando como se faça.
É obvio que, quanto mais cedo você puder adquirir e treinar a sua habilidade com as ferramentas, melhores serão os resultados dos seus trabalhos. Isso é só uma questão de tempo...
É importante atentar para o zelo, a higiene dos utensílios e a saúde da planta. |
Com certeza você consiguirá! E se sentirá muito feliz!
Um abraço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA 1.o PASSO

Registrado: 13/07/05 Mensagens: 130 Localização: PEDRO LEOPOLDO - MG
|
Enviada: Qua Set 28, 2005 8:08 am Assunto: PITANGUEIRA. |
|
|
Olá para todos.
Jarbas.
É um prazer ter sua presença conosco no fórum.A melhor maneira de se coletar uma planta conforme minha pratica consiste em fazer um circulo em volta da mesma em torno de um palmo + ou - de fora a fora.
Com um facão ou ferramenta identica vá enfiando dentro do circulo de forma transversal como se estivesse fazendo uma bacia em volta da planta,considerando também + ou - um a dois palmos de profundidade quando a ferramenta tocar na raiz pivotante ai deve-se cortar com mais força até sentir que a arvoré esta solta da terra.Fazendo com paciencia e insistencia você vai notar que a árvore vai sair com bastante raiz bem proxima do tronco álem de uma boa quantidade de terra que não precisa ser retirada neste momento.Passe a planta para um vaso provisorio utilizando um composto de terra e prediscos para dar uma boa drenagem para a planta se adequar a este novo ambiente Retire folhas deixando um pouco nas pontas dos galhos para incentivar novas brotaçôes,deixe a planta a meia sombra e ague todos os dias no verão e dias + quentes,no inverno e dias + frios diminua a rega sempre observando o solo ou seja nem seco nem encharcado apenas levemente úmido.Leve a planta ao sol gradativamente a partir da terceira ou quarta semana depois do replantio sempre observando a rega diária.
Depois de + ou - tres meses começe com uma adubação de 04-14-08 que as frutiferas e floriferas adoram menos no inverno.Quanto a arramaçaõ e estilos deixo como sugestão que não deva mexer mem se preocupar com isto neste primeiro momento pois segundo o meu ponto de vista precisamos primeiro cuidar para que a árvore sobreviva.
Quanto ao inicio no bonsai posso dizer que o mais importante é você ter chegado até aqui.Estamos entre amigos e pergunte sem receio pois varios de nós vamos te ajudar.
Um Abraço.
Rogério.
'' o bonsai é como uma vida,precisa de cuidados diários.'' |
|
|
 |
utopista
|
Enviada: Qui Set 29, 2005 8:53 am Assunto: Re: PITANGUEIRA. |
|
|
Obrigado a todos pelas sugestões. Vou seguir os conselhos e tirar fotos desse primeiro passo para ver se está ok. Então conversaremos mais.
Saudações,
Jarbas
obs.: Lando, utopista sem de quem faz utopia.
-- _________________ Jarbas Gomes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|