FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Galhos secos - romã
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Richard

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 8:31 pm    Assunto: Galhos secos - romã Responder com citação

Olá pessoal, como vão?

Tenho uma romã há quatro anos que, diga-se de passagem, sempre foi muito saudável. No entanto, num dia de muito calor, ela acabou ficando dentro de casa (fechada) um dia inteiro. Creio que 80 a 90% das folhas murcharam e caíram. Estou tentando recuperá-la e a árvore segue relativamente bem, com muitas folhas novas e mesmo galhos nas laterais. Creio que ela não morre. Porém, o que ocorre é que somente os galhos das extremidades estão assim. Os galhos do interior continuam secos e não apresentam nenhum indício (há um mês e meio) de folhas ou novos ramos.

Tenho adubado quinzenalmente (com húmus de minhoca, se é que isso não é redundante) e tratado a árvore normalmente, com sol adequado e rega convencional.

O que posso fazer para recuperar a folhagem interior? Esses galhos secos são irrecuperáveis? O enxerto é solução com esse tipo de problema?

Fico aguardando respostas. Desde já, agradeço!

Richard.
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 8:35 pm    Assunto: É Responder com citação

SE FOSSE MINHA,,,EU TIRARIA DE ONDE ESTÁ,,,COLOCARIA NUM ESCORREDOR COM SOLO DRENANTE UM POUCO ORGÂNICO,,,,E COLOCARIA NUM MEIO SOL PELA MANHÃ.ISSO PRA VER SE ELA SE RECUPERA.
Richard

MensagemEnviada: Qua Abr 10, 2013 10:21 pm    Assunto: Um ano depois... Responder com citação

Rogério, tentei fazer o que você sugeriu. A árvore continuou crescendo para os lados, mas a parte interna da copa continua desfolhada até hoje. Tentei outra técnica sugerida em outro fórum de discussão: fazer um pequeno corte sobre as gemas dos galhos, também sem sucesso. Será que proceder à progressiva desfolha e poda dos galhos ajudaria?
Richard

MensagemEnviada: Qua Abr 10, 2013 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Especificando melhor a situação da árvore...

Tirando a questão dos galhos secos internos, a árvore continua absolutamente normal. Dá flores, frutos, cresce folhas e por aí vai. Talvez seja ignorância minha: mas como os galhos principais (secos), que dão origem aos adjacentes (sadios), estariam mortos, digamos assim?
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 10, 2013 10:56 pm    Assunto: Roma Responder com citação

Ola Richard,a questao dos galhos secos devem estar mortos mesmo seria bom umas fotos para analisar melhor.Ja tive estes romas de supermercado aqueles minis e hoje tenho um exemplar de ramo mesmo fruta dos grande e o cultivo pela minha experiencia e mesmo em qualquer hipotese sempre sol direto nele senao ......outra coisa que faco e esta dando muito e deu nas minhas pequenas sol direto e cada semana de uma virada na planta 360 graus para pegar sol na planta inteira isso deu uma brotacao muito intensa na minha.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 10, 2013 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Richard, algumas colocações do amigo não fecham. Se os galhos do centro estão mortos, como o amigo citou, não tem oque esperar em termos de brotação. galho morto não brota!!! Agora, se eles apenas estão sem folhas é outro assunto. Nesta época na região sul a romã vai perdendo as folhas e dificilmente eles brotariam agora, mesmo estando verdes. então o que o amigo deve verificar é se os galhos estão secos ou verdes. Vai quebrando umas pontinhas e verifique. Se estiver seco na ponta, quebra mais abaixo, e assim até encontrar a parte verde. Toda parte seca pode e deve ser retirada. Afora isso, espere até o final do inverno e faça uma poda geral, de todos os galhos, encurtando-os a fim de revigorar a brotação mais perto e mais por dentro da planta. Mas isso somente lá pela metade-final de agosto.
Até lá a romã aqui no sul estará em dormência, ainda mais que está chegando por aí a primeira grande frente fria...
abraço

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 11, 2013 5:40 am    Assunto: roma Responder com citação

Ola amigo ,concordo com as dicas do professor e amigo Elio e esqueci de citalas,faco isso sempre com todas as especies que apresentam galhos secos pois o que manda e se ele esta verdinho por dentro,desculpe a falha.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Richard

MensagemEnviada: Qui Abr 11, 2013 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos!

André, atualmente o bonsai está exposto a boa quantidade de sol, ainda mais se tratando de uma romã que demanda bastante pela luz. Tentarei rodar o vaso semanalmente, vamos ver no que dá, apesar das próximas estações, como indicou o Elio, não serem de brotação.

Elio, tentarei cortar a pontinha dos galhos secos para encontrar alguma área verde, mas tenho uma dúvida: chegando a essa parte, como faço para estimular a brotação de novos galhos? Seria melhor esperar até a época de brotação, no final do inverno, para fazer isso?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 11, 2013 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Richard, concordo totalmente com o meu xará!

É normal nessa época o Romã perder folhas e, galhos finos até morrerem.

Como recomendado, uma poda de todos os galhos no final do inverno revigorará a planta.

abraço

Xará: Estou fazendo as contas para ver se dá para ir ao evento de Rolante!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 20, 2013 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde!
As minhas estão virando banquete de formigas, não sei se tolerarão por muito tempo várias desfolhas anuais causadas por formigas.
Andei pesquisando e vou fazer um teste com borra de café...dizem repelir a presença delas! Vou ver se da certo!
Quanto ao assunto em questão, nada mais a dizer! Os xaras mandam muito bem!
Richard

MensagemEnviada: Sáb Abr 20, 2013 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Colegas, tudo bem?

Obrigado pelas sugestões!

E também estou tendo algum problema com formigas. Uma ou outra eu até tolero (afinal, isso também é um ecossistema, não?), mas isso já está começando a virar infestação (risos). Tenho outras plantas aqui, como a erva-doce, que é adocicada, não sei até que ponto elas atraem outros insetos talvez nocivos à romã.

Grande abraço!

Richard.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: