FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que planta é essa?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 5:10 pm    Assunto: Que planta é essa? Responder com citação

Oi gente, gostaria de pedir ajuda pra identificar esta planta. Ela é muito comum aqui em fortaleza, tem em muitas praças e canteiros da cidade.Tem folhas bem delicadas e é uma árvore de grande porte, mas onde tem dela, ao redor é sempre fácil de encontrar mudas menores, quase formando arbustos, por isso acho que daria pra fazer algum trabalho com ela. Ela é realmente muito comum aqui e até fico meio sem graça de n saber o nome dela, mas se algum puder me dar uma forcinha, aqui vão algumas fotos.

Rakki
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

acho que é Tamarindo.

É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Guarana?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

não gente, dei uma conferida, n é nenhum desses. As folhas do tamarindo são bipenadas e a desta n, alem dos frutos ficarem nessa cor rosada bem bonita e terem uma polpa branca com sementes bem pretinhas. Tb n é guaraná, ele tem folhas maiores
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Cara Iana

Essa planta tem o nome científico de Pithecelobium dulcis. É Mimosaceae parente próximo dos antigos Pithecolobium (agora Chloroleucon).

Ela é nativa de uma região árida das Antilhas, por isso a introduziram na região nordeste. Como fizeram com a algaroba que veio dos USA, e foi introduzida tb no Nordeste por aguentar a seca.

Também trouxe algumas de Teresina e estou fazendo bonsai com elas. Mas os espinhos dela no tronco são mais chatos que os dos pitecos.

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 11:09 pm    Assunto: Chaddad Responder com citação

Vc acertou em cheio, é essa mesma, cheia de espinhos, mas n encontrei muita coisa sobre ela no google. Vc saberia o nome popular dela?[/url]
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 22, 2010 5:43 pm    Assunto: Pithecelobium Responder com citação

Em Teresina cheguei a perguntar na zona rural, era denominda "mata fome", pois eles chupavam a mucilagem dela madura.

Deve haver um nome comum em francês. Mas ainda prefiro usar o gênero.

Plantei duas em vasos e dez no solo sobre plástico. Nos vasos houve pouco engrossamento em 10 anos, mas no solo cresceram seis metros e 15 cm de diãmetro, a maioria está dificil de arrancar. Mas algumas foram acidentalmente queimadas, e partes do tronco morrerem, nessas vou fazer um yamadori. Vou fotografar pra todos verem.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 22, 2010 9:52 pm    Assunto: Re: Pithecelobium Responder com citação

Olá Iana,

Possuo um Pithecelobium dulcis, que me foi dado por Cecília Mizuno a uns 5 anos.

Plantei ele no chão também, ficou 2 anos no chão, engrossa muito rápido, responde muito bem a podas tanto de raízes (extremamente drásticas) quanto aérea.

A formação de sua copa é relativamente rápida, demorando no máximo uns 3 anos, o que dificulta um pouco é sua vigorosidade, pois as podas devem ser constantes, se não a planta perde formato rápido, recomendo aramagem nos galhos ainda novos, sem muito lenho, deixar arames folgados, pois engrossa rápido também os galhos, porém em contrapartida pegam forma muito rápido.

Algum dia postarei fotos da minha, estou guardando ela ainda das vistas do público, pois estou testando várias coisas nesta espécie ainda.

Irá passar em breve por mais podas, aramagem, desfolha.

Como disse é uma planta que aguenta a "pancada", atualmente está em uma mamadeira, não responde tão bem quanto no chão, porém como disse essa planta é muito vigorosa, chega a dar espanto.

Se tiver alguma outra dúvida e se eu puder ajudar ficarei grato.

Conhecem ela também por Acácia Mineira.

Eu chamo somente de "Dulce", não vejo muitos trabalhos com essa planta na internet, porém deve-se investir mais em seu cultivo, pois é uma árvore surpreendente para o Bonsai Brasileiro.

Quanto aos espinhos, se retirados do tronco ainda jovem o tronco ficará com um aspecto lindo após alguns anos, sua coloração é muito bela realmente, assim como a dos galhos.

Os espinhos nos galhos são um caso a parte, mas nada que nos matará
Laughing .

Chaddad meu amigo, se tiver mais informações desta planta por favor poste com todo gosto para nós, será de imensa ajuda.

Obrigado pessoal.

Abraço:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 5:20 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,
aí estão dois exemplares encontrados na Net:

Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

pois é gente, eu gostei muito dela, achei muito bonita. O único problema q eu encontrei com os espinhos foi na hora de conseguir uma pra mim... tem um parque aqui perto que tem várias delas, e entre as grandes tem algumas filhotas de aproximadamente 1m, como tem muitas, e algumas crescendo em lugares inadequados achei q n haveria problema em retirar uma pra mim. Ia chegar de bicicleta, sorrateiramente, pegar alguns instrumentos, cavar bem rápido e sair bem ligeiro, pra ninguém ver. Na teoria tudo certo, mas quando tentei por em prática, eram tantos espinhos e as raízes tão profundas que meus planos foram por água abaixo...
Acabei levando pra casa um exemplar menorzinho... mas ainda assim deu muito trabalho, as raízes eram exageradamente profundas pro tamanho dele. Acho que alguem andou "podando" ele antes de mim e bem rente ao solo... De qualquer forma vou v se dá pra fazer um estilo cascata c ele. Depois q ele estiver melhorzinho venho aqui postar
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: