FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Branca - alporquia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leco

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 9:36 am    Assunto: Caliandra Branca - alporquia Responder com citação

Segue a foto de uma alporquia feita em uma Caliandra. Depois de muito olhar penso em dividir essa muda em duas com uma nova alporquia e colocar para uma engorda, usando a metade da parte de cima para tentar deixa-la em um estilo Hokidachi num futuro distante Smile . Se possível, aguardo novas opiniões!

abraços

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 10:39 am    Assunto: Responder com citação

LECO,

Tenho experimentado em plantas como essa, altas e longelíneas, aramar fazendo um movimento em forma de espiral. Com o tempo, os brotos laterais começam a se desenvolver, dando mais possibilidades de trabalho, mas a princípio, torna-se um bom projeto para um ereto informal. As minhas quando estiverem apresentáveis, mostrarei aqui no fórum. É a minha dica. Provavelmente, outro amigo virá com uma dica diferente.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

Leco, não faz sentido aramar sem que esta aramação tenha uma finalidade, que é a de reposicionar um galho ou tronco, curvando, ou endereitando, conforme o que se quer. Neste caso a aramação do tronco parece que não serviu a este propósito. Bom, a idéia de divisão da planta com nova alporquia é boa, assim você obterá duas plantas. De qualquer modo tens um tronco ereto que serviria basicamente a dois estilos, chockan ou hokidashi. Para o estilo chockan, ereto formal, podes ter problema com conicidade, porque a planta parece seguir longo trecho com a mesma grossura, então seria de fazer o alporque um pouco mais baixo para no futuro usar nova brotação aramada reto para cima a fim de fazer a continuidade da planta.
Outra opção seria usar arames mais grossos e fazer uma torção no tronco, partindo para um moyogi, deixar brotos mais baixos para engrossar o tronco no primeiro terço e assim melhorar a conicidade. Estes galhos seriam galhos de sacrifício (seriam retirados quando a planta engrossou). Lembre que galhos de sacrifício altos engrossam o tronco em toda a extensão, enquanto os baixos emgrossa o tronco especialmente em baixo. Ou seja, sua planta está em fase inicial, o que comporta inúmeras opções. Espere mais opiniões e siga o que mais lhe agrada.

abraço
Leco

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Willian - valeu pela dica, quem sabe ainda faço umas curvas nessa muda. Deve ficar interessante essa forma de espiral.

Elio - valeu pelas grandes dicas, vou estudar melhor oque fazer, ver algumas fotos, tempo é oque não vai faltar para essa muda, rs. Sobre o arame, os da base foram uma "gambiarra" para deixar a muda mais fixa e sobre o arame do tronco foi sem proprósito mesmo, apenas para um treino e falta doque fazer, rss. Caso eu opte por um moyogi, já faria a torção agora e depois passaria para a engorda? Eu posso usar então esses 2 galhos cumpridos no primeiro terço como sacrificio já, deixando nascer mais galhos na parte do meio da extensão do galho!?

abraços
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Cuidado com rahaduras do tronco ao provocar os movimentos, cara. Enfaixe antes com rafia ou borracha (de camara de bicicleta, mesmo). Outra ideia era aproveitar e fazer um kengai (cascata) aproveitando o primeiro galho da esquerda, para fazer a copa de cima e o restante para baixo em movimento serpentiforme. Captou?? Outra coisa, se não tens muita experiencia com alporquia, a caliandra nem sempre é a melhor planta para aprender...

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leco

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

João, valeu pela dica, gostei do caminho. Vou evitar realmente fazer grandes torções neste tronco, creio que eu vou seguir mais para o reto formal deixando os galhos debaixo como sacrificio para tentar alargar mais a base. Depois de ler todas essas opiniões dos amigos fui la fora olhar e pensar nesses caminhos que os amigos me deram e quando chego dou de cara com...

Abraços a todos.
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não canso de ver esta flor!! Ela é linda, mesmo! Agora, se for optar pela cascata, pelo menos um pouco de curvatura seria interessante, afinal a espécie dificilmente é reta ao natural.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leco

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre curvatura no tronco, apenas posso curvar ou posso curvar torcendo? Captou? rsss
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Se for fazer cascata só um vai-e-vem (em S) é o suficiente, não precisa fazer muitas torções. Mas se for ereto, as curvas seriam mais em espiral, começando maior e reduzindo o diametro. Mas não me vá fazer uma mola, né, rs? E evite de fazer muito certinho para evitar a artificialidade. Estude alguns modelos antes.

Leco

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Sem molas, pode deixar, rsss!!! Valeu João
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Leco, assino embaixo de tudo o que o pessoal recomendou. Se for curvar torcendo, o que é uma boa técnica, lembre-se de fazê-lo no senti anti-horário, que é o sentido em que vc aramou.
O que o meu xará afirmou é a mais pura verdade, com relação à conicidade da calliandra. se deixar ela engrossa em toda extensão do tronco, por igual. Uma técnica usada, também, para dar conicidade em calliandra é podar o tronco logo acima do primeiro galho e fazer dele a continuidade do tronco e assim sucessivamente.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leco

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Elio. Estava eu pensando aqui, e se eu fizesse a técnica de deixar mais folhas nos primeiros galhos e ir deixando poucas folhas lá para cima, com o decorrer do tempo no escorredor será que não conseguiria um bom resultado na conicidade?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Leco escreveu:
Valeu Elio. Estava eu pensando aqui, e se eu fizesse a técnica de deixar mais folhas nos primeiros galhos e ir deixando poucas folhas lá para cima, com o decorrer do tempo no escorredor será que não conseguiria um bom resultado na conicidade?

Não sei! Nunca tentei nada parecido!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: