Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JulioRJ 1.o PASSO

Registrado: 31/01/10 Idade: 37 Mensagens: 123 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:03 am Assunto: ULMUS, sugestao |
|
|
Ai galera, tambem tenho este ulmus espiralado, ta no treino, falta muito ainda , mas acho q tem grande potencial.. da umas ideias ai ..
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img] |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 6:40 pm Assunto: |
|
|
Desculpe a palavra, mas esta planta é o Caos !
A conicidade é péssima, o movimento circular é muito artificial perante o resto do conjunto, e o ápice é uma bagunça, tem galhos demais...
Vejo duas opções.
1- Plante no chão e terás uma matriz para tirar mudas;
2- Faça uma alporquia no topo, nos dois galhos, e depois uma poda radical nela para zerar e começar denovo.
Editado pela última vez por Arzivenko em Sáb Fev 13, 2010 7:19 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 8:00 pm Assunto: |
|
|
Eh, Júlio, por curiosidade, você que fez os movimentos ou a adquiriu assim? _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 9:26 pm Assunto: |
|
|
eu que fiz os movimentos .. bonsai eh dar forma improvaveis na natureza.. gosto deste estilo de planta meio artificial, eu digo .. sera que seria melhor retirar bem este excesso de galhos da copa .. a copa esta sem forma porque ainda nao encheu de folhas, a triangulação esta horrivel porque ainda nao deu tempo dos galhos intermediarios crescerem |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 28 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 9:37 pm Assunto: |
|
|
Julio, bonsai é na verdade reproduzir antigas arvores da natureza
não sei de onde você tirou que era para ser o improvavel da natureza
os movimentos, muito pelo contrario, são uma reprodução dos movimentos dadosvpela chuva, vento, erosoes e tudo mais sofridos pela arvore que as deixam com aparencia mais dramatica, antigas,
por exemplo se você reparar em algum lugar, nao sei se tem ai, mas aqui por exemplo, na estrada tem bastante estilos diferentes, moyogi, hokidachi, kengai, literati e até uma literati-kengai e mais uns ;D
artificial é artificial, bonsai era para ser uma representação da planta na natureza, se você gosta dela assim nao vejo o menor problema, só penso que elas nao são o propriamente dito bonsai, e acho que nem vai dar para leva-la a algum concurso pois nao sei se é considerada bonsai |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 10:12 pm Assunto: |
|
|
éh julio, este fórum é um lugar bem democrático, ótimo para debates e questoes sobre como e o que fazer com nossas plantas...
primeiramente o Matheus está totalmente correto sobre o que se diz bonsai;
...olhando sua planta, me dá vontade de fazer uma poda drástica, pegar o que foi cortado, enterrar totalmente e fazer uma oração, porque ela ta com uma cara de sofrimento e tortura...(brincadeira )... vejo muitos machucados pela sua aramação e pela ideia de torcê-la... depois dessa poda esperar uma nova brotação e começar do zero para um dia ela ser um (Bonsai)... ESSA É A MINHA OPNIÃO, voce não tem que concordar...
(talvez nesta poda, voce possa aproveirar o primeiro galho como novo ápice, cortando acima dele, é uma ideia...)
Agora, se está satisfeito com o seu trabalho, com a maneira como tratou sua planta, tudo bem !!! Ela é sua...
Mas como foi frisado por nossos colegas mais experientes, assim ela não será enquadrada em nenhum estilo bonsai, infelizmente...
Será apenas sua pequena planta, com seu estilo "Jogos Mortais"...
Espero que tenha compreendido e não levado nada na maldade...
Abraços, conte com todos para o que precisar...
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 10:46 pm Assunto: |
|
|
Julio a palavra artificial não tem lugar no mundo do bonsai! É a mesma coisa que dizer que vai entrar num campo de futebol só para marcar gol contra!
Seria melhor fazer uma poda radical e começar de novo, tirar tudo que possa ser chamado de artificial da planta.
Você estava trabalhando as suas plantas de uma maneira meio intuitiva, sem orientações, e por isso cometeu alguns erros, mas está fazendo a coisa certa agora, buscando orientações.
Se esse "estilo artificial" te agrada tudo bem, gosto é gosto, mas aqui no fórum sempre que você postar alguma foto irá receber sempre dicas de como deixar o seu bonsai mais parecido com um bonsai e não com "arte moderna".
Espero que você não se ofenda com as minhas palavras, mas seria bom você procurar pela internet fotos de bonsai e desenhos que exemplificam o que se busca em cada estilo para começar a compreender a verdadeira estética e espírito do bonsai.
Procure e estude o estilo “moyogi” e compare com a sua planta para ter uma idéia de onde está errando.
Abraço. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:20 pm Assunto: |
|
|
eu entendo a visao de voces, so que vejo minhas plantas como obra de arte, em relaçao a torçoes e formas improvaveis .. isso explica o ulmus retorcido .. para nos que entendemos do assunto isso eh o lado contrario .. mais para o publico isso eh diferente .. ¨ nossa olha que arvore linda, ela é em espiral ¨. tenho ouvido muito isso do publico e tenho feito otimas vendas por aqui com mudas q começei a fazer isso .. nao vejo isso como um outro lado .. vejo isso como um outro estilo e nao apenas seguir as regras do NATURALISTIC ...
eu acho que voces nao deveriam me ver como um cara que esta indo para o outro lado .. e sim um cara que esta mostrando um outro estilo do que esta acostumado a ver ;; |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 28 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:22 pm Assunto: |
|
|
Julio, a unica coisa que nao pode fazer é mostrallas como bonsai, por que ai vai difundir informação errada, mas se você gosta, quem compra gosta entao ta ótimo, só nao pode passar a informação errada agora que ja sabe como é na verdade |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:25 pm Assunto: |
|
|
sei que nao estou agradando quem entende do assunto em relaçao a etica do bonsai ... so que meu alvo eh o publico em geral .. o publico nao entende isso .. o publico gosta de ver coisas diferente ,, curvas novas .. curvas que nao estao acostumados a ver na natureza . e essas curvas estao ali na frente deles sendo representadas por uma coisa viva ..
acho sim que isso é um outro pensamento sobre essa arte . a arte do bonsai nao se restringi apenas ai que voce falou .. eh um assunto vasto e com espaço para todos que gostam de TRANSFORMAR PLANTA EM ARTE ... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:36 pm Assunto: |
|
|
Perdõe-me a sinceridade, mas estás pensando no lucro, não na arte! Mas cada um sobrevive do modo que quer! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:38 pm Assunto: |
|
|
Julio dizer isso que você disse é praticamente um sacrilégio para os legítimos bonsaistas.
Se você que lucrar às custas no nome "bonsai" vendendo plantas com imagens distorcidas não entendo porque você está postando aqui nesse fórum onde todos são bonsaistas ou aprendizes de bonsaistas sérios e que tem amor pela arte.
Eu lamento muito pelas pessoas que compram os seus arbustos retorcidos e lamento mais ainda por você fazer isso de forma consciente em vez de tentar ensinar o que é bonsai de verdade.
Se você quer enganar as pessoas eu não posso fazer nada. Mas, por favor, não anuncie plantas como bonsai se elas não forem bonsai.
E NÂO, bonsai não é ARTE MODERNA e você não pode fazer qualquer coisa com uma planta e depois chamar de bonsai.
Daqui a pouco você vai dizer que aqueles fícus com tronco trançado são bonsai.
LAMENTÁVEL. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:44 pm Assunto: |
|
|
JulioRJ escreveu: | bonsai eh dar forma improvaveis na natureza.. gosto deste estilo de planta meio artificial |
Teu conceito de bonsai está completamente errado, desde a base.
Citação: | acho sim que isso é um outro pensamento sobre essa arte . a arte do bonsai nao se restringi apenas ai que voce falou .. eh um assunto vasto e com espaço para todos que gostam de TRANSFORMAR PLANTA EM ARTE ... |
Se teu objetivo é transformar a planta em algo artificial, tua arte é outra, e se chama Topiaria.
Você pode continuar tentando bater a cabeça contra o muro, mas vai ser perda de tempo, ignorar todo o histórico, todas vertentes, toda a filosofia, é o mesmo que ignorar o Bonsai. Portanto, não podes dizer que isto é um "estilo" teu de bonsai, pois não é bonsai. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:53 pm Assunto: |
|
|
enquanto o publico que veem minhas plantas continuar falando que sao otimas , que nunca viram plantas como essas etcc .. vou continuar fazendo .. a foto abaixo .. essas formas nao sao encontradas na natureza .. ENTAO ESSA FOTO ABAIXO NAO EH BONSAI???? o publico adora essa foto ...
[img] [/img] |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:59 pm Assunto: |
|
|
vai dizer que é arbusto retocido tambem ???
pelo amor de deus ne .. nenhuma das formas dessa foto encontram-se na natureza
[img] [/img] |
|
|
 |
|