Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 7:31 pm Assunto: Formigas |
|
|
Pois é pessoal, depois de um tempo sem postar, devido a algumas mudanças de endereço, o que vou postar em um outro tópico depois de tudo ficar mais organizado estou tendo um probleminha, bonsai em local novo, problema novo.
Algumas espécies foram atacadas por formigas carregadeiras e não são poucas.
Serissa
Jasmim
Pêssego anão
Algumas outras também estão sendo atacadas, como, piracanta, cotoneaster, maçã, ameixa, etc.... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 7:38 pm Assunto: |
|
|
hummmmm
isso é um saco mesmo...
tb tenho esse problema |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Todo ano tenho esse problema, assim que elas atacam coloco isca ( veneno p/ formiga ) e elas somem. Mas confesso que nunca perdi nenhuma planta por isso, elas acabam efetuando uma desfolha e as plantas brotam com força. As mais atacadas são serissas, azaléias, piracantas, caliandras. Aqui na minha região tem as quem-quem e as saúvas. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 9:49 pm Assunto: |
|
|
Já vi aqui no Fórum em algum post que problemas como este foram resolvidos utilizando SBP Casa e Jardim. Ele é a base de água e não mata as plantas. Pode ser outro tb, Raid etc. _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 11:23 pm Assunto: |
|
|
Júnior, realmente estas carregadeiras são um problema mas de fácil solução: coloque veneno do tipo iscas (não economize, coloque MUITA) que elas vão carregar as iscas ao invés de atacar suas plantas. Elas somem assim como aparecem.
Assim como o Marcio falou, é uma desfolha natural e as plantas voltam com muita força mesmo. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 9:35 am Assunto: |
|
|
É isso que os colegas falaram Junior, isca prá elas e guarda um dinheirinho para pagar elas pelo trabalho de desfolha que te pouparam, rsrsrsrsrsrss. Quando elas atacam meus ligustros eu penso assim: ufa, um trabalho a menos.....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 10:03 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | É isso que os colegas falaram Junior, isca prá elas e guarda um dinheirinho para pagar elas pelo trabalho de desfolha que te pouparam, rsrsrsrsrsrss. Quando elas atacam meus ligustros eu penso assim: ufa, um trabalho a menos.....
abraço |
A natureza trabalhando a favor da arte... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
|
|
 |
|