Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 48 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 1:24 pm Assunto: MINHA JABUTICABA E OPINIÃO DE VOCÊS !! |
|
|
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 1:34 pm Assunto: |
|
|
Adalberto, sabes bem que ainda existe um bom caminho a seguir para que tua jabuticaba de torne um bonsai, mas o importante é que já iniciaste tua caminhada. A planta parece bastante sadia e está plantada em um escorredor.
A jabuticava é uma espécie muito sedenta, adora água, como conselho acho que poderia deixar o escorredor sempre dentro de um pratinho com água. No momento que começar a sair raízes pelo fundo e lados, largue o escorredor sobre uma bacia maior com bastante adubo orgânico.
Por um tempo tudo o que precisar fazer é deixá-la crescer e se desenvolver, quando atingir um calibre de tronco na medida que desejas, então será a hora da poda radical, mas deixe isto para depois, cada coisa a seu tempo. |
|
|
 |
Antonio Donizeti

Registrado: 31/03/09 Idade: 65 Mensagens: 69 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 2:50 pm Assunto: |
|
|
É amigo , esta jabu tem futuro e só ter paciencia. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 3:17 pm Assunto: |
|
|
A formação de galhos tá bem interessante já. Na proxima vez que for mudar de vaso só atente-se na preparação de um nebari futuro, abrindo as raízes, para não precisar refazer depois que estiver mais velha. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 4:36 pm Assunto: |
|
|
Adalberto,
você tem aí uma planta bem interessante. Eu sou suspeito pra falar pois sou apaixonado pelas jabuticabeiras.
Um HOKIDASHI (Estilo vassoura) me parece mais natural dado este tronco reto. Eu sugiro uma poda nestas marcas em amarelo e um comjunto escorredor/mamadeira; desta forma ela vai engrossar a base sem ficar pescoçuda...
Se quiser dá uma olhada neste link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11766
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Fev 16, 2010 10:09 am Assunto: |
|
|
tem futuro sim...
é so fazer as podas q nosso colega falou e botar pra engordar q td da certo
abraços |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA