FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quanto vale um bonsai?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 2:09 pm    Assunto: Quanto vale um bonsai? Responder com citação

Ricardo Loriggio escreveu:

A propria policia foi contactada mas não deram a minima atenção ao mestre por acharem o preço das plantas um absurdo, dizendo a ele que não poderia comercializar plantas a este preço.

junior/pr escreveu:

Quanto aos PM acharem o valor absurdo, isso não é da conta deles.

Amigos continuando a serie de topicos: ''Assuntos que não devemos falar'' achei importante abordar mais um tema: Quanto vale um bonsai?

Foi com muita tristeza que li o topico sobre o furto das plantas do Mestre Hidaka, mas isso nos coloca em mais um tema polêmico sobre os valores das plantas.

Peguei aleatoriamente duas plantas no google e gostaria de saber quanto vale cada uma delas:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Botar preço em um bonsai é algo muito complicado.

Vou fazer uma analogia.

É comum que as pessoas tenham animais de estimação, imagine que temos um casal de cães. Quando se reproduzem, podemos dar ou vender seus filhos, ainda que as crianças tentem nos convencer do contrário (as vezes nós mesmos temos que nos convencer). Agora imagine ficar com alguns dos filhotes, e dar ou vender os pais! que passaram tanto tempo em nossa companhia, demos comida, água, lavamos e brincamos inúmeras vezes. Pode acontecer, mas não é nada comum que pessoas vendam seus animais de estimação, quando tem que se mudar podem deixar com outra pessoa de confiança, certamente alguém que cuidaria deles. Agora imagine um comerciante, que venda cães de raça, ele venderia suas matrizes? geralmente ele vende os filhotes, mas nunca seus companheiros de longa data.

Poderíamos dizer, talvez, que um animal de estimação vai agregando valor com o tempo, quanto mais tempo e mais experiências passamos com ele, mais ele vale para nós, até que faça parte de nossa família. Alguém chega em nossa casa e pergunta: "Por quanto você venderia este cão?". Seria uma pergunta muito difícil de responder.

Faço essa analogia porque considero os bonsai como plantas de estimação. Mudinhas, sementes, estacas, são apenas filhotes, é muito mais fácil para nós dar ou vender. Mas uma planta que tenha ficado 10 anos sob nossa tutela, é muito mais difícil.

Meu ponto de vista é que comerciantes e um entusiasta botam valores diferentes em suas plantas, pois o segundo não precisa vendê-las para sobreviver. Mesmo os comerciantes e viveiristas, creio eu, possuem plantas que "não estão a venda".

Creio que a maneira mais oportuna para se chegar a um valor, em dinheiro, de um bonsai seja convidar alguém de fora, experimentado no comércio, e que possa avaliar as peças sem nenhuma emoção envolvida (se é que isto é possível).

Ainda temos que lembrar outros fatores, da mesma maneira que camisetas têm seu preço bastante diferenciado quanto a sua marca, com o bonsai acontece o mesmo. Claro, não existe um bonsai "Nike" ou "reebok", mas temos o seu artista, e um bonsai "do fulano" certamente terá mais valor que um bonsai sem "marca".

Bom, apenas alguns pontos pertinentes ao assunto, para dar início a mais esta acalorada discussão.

Dar preço para estas peças? depende, se elas fossem minhas? ou se eu fosse comprar? Isto faz total diferença.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Só pra ilustrar :

"Caule em torno de 54 centímetros de altura 56 centímetros
75万円(鉢.行山手造り) ¥ 75 milhões (bowl. Building linha Yamanote) "

fONTE :http://bonsai-koukaen.jp

Calculem o valor desta planta ( em R$ )
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Ainda dentro da minha linha de pensamento, o bonsai é uma forma de arte.

Assim, o preço passa ser secundário.

Quantos pintores, hoje famosos, morreram à mingua trocando quadros por comida. Depois de sua morte, valem milhões.
Eu soube que, em 2004, Mestre Kimura leiloou 2 plantas: resultado do leilão: U$ 800 mil!!!

Quanto será que valerão os bonsai do mestre Hidaka, após sua morte?
Então, tentar discutir preço de bonsai é como querer discutir política, religião e futebol. Nunca haverá consenso.

Acho interessante esse tópico por poder conhecer as várias correntes de pensamentos dos nossos colegas bonsaístas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qui Nov 12, 2009 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Pra gente pensar:
Quanto vc ganha por mês no teu emprego?
Agora faça a conta:
Vamos pegar um bonsai com 5 anos de trabalho que custa R$ 1.000,00.
5 anos = 60 meses
R$ 1.000,00 dividido por 60meses = R$ 16,66 por mês.
Pra vc conseguir UM salário por mês, precisa de quase trinta plantas dessas.
Acrescente adubo, substrato, vaso, despesas com água, funcionários, impostos, etc...
Vc trabalharia por 16,66 reais por mês?????

Lógicamente, que se o cara trabalha com "linha de produção", fazendo muitos bonsai iguais simultaneamente, o preço tende a baratear. Mas quem produz peças unicas e em pequena escala, não consegue isso.

Não podemos esquecer da qualidade do material, da dificuldade de conseguir determinadas especies, e acima de tudo, valor artistico, que não tem tabela de preço.

Antes de falar que um bonsai é caro, eu pergunto quanto tempo o cara gastou pra fazer ele.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 12, 2009 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, muito pertinente o assunto.
Outro dia aqui em Porto Alegre alçguém vendeu um "toco" de azaléia bruta por R$ 1.000,00 reais e acreditem, tinha fila pra comprar.
Uns acharam um absurdo, outros que valia cada real a final, material assim é muitíssimo difícil de conseguir.
Esta narração foi apenas paar ilustrar que o valor é relativo. Acredito que façam parte da formulação de preço de um bonsai os seguintes aspectos (não estão em ordem de importância):
1 - o cultivo é comercial ou pessoal?
2 - qual a espéie? É rara ou comum?
3 - quantos anos tem a planta?
4 - é de semente, yamadori ou de viveiro?
4 - quanto tempo de trabalho de condução?
5 - quem é o autor?
6 - o vaso, é nacional ou importado?
7 - a planta é perfeita ou tem defeitos?
Se os amigos tiverem algo para acrescentar seria legal.

Ah, João, pedir pra alguém de fora (você se refere ao exterior né?) não seria adequado pois as realidades do nível do bonsai, cultura e economia são diferentes.

Valdir, este seu raciocínio está perfeito. Aposto que a grande maioria das pessoas não se dá conta disto. Isto me fez lembrar sobre o texto do Pall sobre "lixo": é melhor comprar uma planta de 1.000,00 do que 10 de 100,00!

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GuilaTeipel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 12, 2009 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

alguns valores assustam muito..

tem um site brasileiro com varias plantas e valores.. puxa.. uma pitangueira sendo vendida a 800 barão.. sem nada de especial ( aparentemente )

e afinal, o estilo que a planta apresenta também influencia no valor final??
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 12, 2009 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!
Aí está um tema super interessante.
Dar valor financeiro, ou de quanto custa um bonsai me parece quase impossível.
Além dos itens citados, todos corretamente postos, tem um valor emotivo em quem fez ou cuidou que não tem preço.
Tenho um amigo que teve que se desfazer de alguns porque precisava de grana....ficou "deprê" após a venda. Hoje até consegue falar sobre o fato, mas demorou muito.
Meus galhinhos por exemplo, não vendo porque SÃO MEUS, eu cuido, os amo, trato com o filhos/as....às vezes até dou para quem sei que vai cuidar como eu.
Não tem valor !!!!
Angela Fernandes
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, acho que a coisa é mais ou menos por ai!
Bonsai é arte, cada um faz a sua e cobra quanto quiser.
Se vc mostrar um quadro cubista a um pintor barroco esse quadro sera uma afronta. Basta que saibamos que cada um tem seu valor, sejam pessoas ou plantas.

Em uma reportagem aqui no forum um bonsaista fala que o valor do bonsai é R$ 1 mil por ano de idade da planta, e que o mesmo ja vendeu plantas de 20 anos por R$ 20 mil, ou seja se eu pegar uma planta de 200 anos e colocar em um vaso terei um bonsai de R$ 200 mil. NÃO ACHO QUE ELE ESTA CERTO E MUITO MENOS ERRADO, ESSE É O PONTO DE VISTA DESSE COLEGA, ACHO QUE TEMOS O DEVER DE RESPEITAR!!!!

Paga quem quer!
Paga quem pode!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Falando em preços
http://www.bonsaiboy.com/catalog/product4838.html
olha o que um amigo achou e postou em um outro fórum...é de cair o queixo.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Junior................e o site ainda recomenda como bonsai interno!!!!!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 19, 2009 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com a amiga Ângela e ainda acrescento: não coloco preço nas minhas plantas de medo de vender......

como pode todo dia ir até a planta, admirá-la, retirar a sujeira, adubar com cuidado, pesquisar sobre ela, podar aquele galhinho para melhorar, limpar o vaso, dar água, planejar, desenhar, discutir...................botar preço e vender???????
PRA MIM, a arte não tem essa intenção.
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 24, 2009 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Ei Arzi....

Que tal R$ 10.000,00 por teu "toquinho"????

Aposto que nem por 20 tu vende não é? E isso que você ainda nem começou a transforma-lo em um Bonsai.

Acredito que seja da opinião de todos que o valor é algo muito intimo e pessoal, a comparação com cachorros é perfeita, assim como a comparação com quadros...

Quantos bonsais tem a venda em larga escala? Nenhum, só aqualas porcarias do Big... Bonsai de verdade só vende quem esta apertado de grana como o amigo ali em cima citou...

Tenho lido muito este forum para aprender, e vi Bonsais magnificos nos posts de vocês, plantas que duvido que vocês vendam...

Bom, minha opinião é essa... Bonsai de verdade não tem preço, vai de cada um pedir o que acha que vale. O que pra mim pode valer 10 para outro pode valer 1000, ou nada... Depende...

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 24, 2009 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Completando:
Esse lance de não vender por nada é relativo...

Semana passada em uma loja chega um senhor e pergunta: Quanto é essa carmona?
Não esta a venda - diz o dono da loja
O cliente roda , roda separa uma outra planta e volta na carmona:
Mas se fosse vender quanto seria?
Não tem valor definido - retruca o dono da loja
O cliente anda mais um pouco escolhe outra planta bem cara e separa ela e volta ate a carmoninha:
Mas se vc fosse vender quanto seria?
Nesse momento o dono da loja pensou que o cara estava colocando o olho tão grande na planta que se ele não vende-se a planta iria secar. Pensou que era melhor vender, lembrou que tinha vendido uma planta parecida por R$ 20, mas aquela ele não queria vender.
Custa R$ 200 essa carmona ele disse ao cliente!

O cliente abriu um sorriso de orelha a orelha e na hora levou a carmoninha e as outras duas plantas caras.

E ai, vcs venderiam ou não?

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 24, 2009 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Marcio, 10 mil pelo toquinho?

te mando minha conta por email, em 15 dias ele está aí contigo!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: