|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mouzer
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 6:38 pm Assunto: Aramação em ficus |
|
|
SDS Caros Amigos,
é aminha primeira postagem... recebi varias informações positivas sobre este forum, gostaria de compartilhar minha duvida com voces.
é o seguinte.. comprei um ficus, ja grandinho, podei ele e aramei, mas o arame pega em algumas folhas e da uma apertada, pois foi a minha primeira aramação, minha duvida e a seguinte, sera que vai prejudicar o crescimento das folhas pra frente? pois vejo tantas arvores aramadas, mas por pessoas experientes, entao.. sera que prejudica? aguardo respostas.
atenciosamente
Leandro Mouzer |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 6:46 pm Assunto: Re: Aramação em ficus |
|
|
Olá Leandro,
Quando voce foi passar o arame nos galhos para proceder com a aramação, voce o passou em cima de algumas folhas? É isso? Se nao for isso diga-nos depois. Bem pode sim acarretar problemas meu amigo, pois ao "mastigar" as folhas com o arame, voce esta prejudicando od esenvolvimento das mesmas, e muitas vezes elas morrerm com a presao do arame, o que pode acarretar em outro problema. Com a folha morta ou em decomposição por deibaixo do arame, pode ocorrer o ataque de fungos ali de baixo, o que pode ocorrer tambem sem essa situação em especial, porem essa particularidade pode acarretar maiores problemas, pois o apodrecimento da folha em baixo, irá aumentar a probabilidade de surgimento de fungos, infecções e outros tipos de doençar, que nao ficarão visiveis, pois o arame esta por cima e a folha morta tambem, e isso pode prejudicar, matar o galho e se for grave pode ate mesmo prejudicar a planta toda. Entao quando for fazer a aramação tente fazer com mais calma, assim poderá passa-lo mais facilmente no galho se "esquivando" da folhagem. Se nao for este o caso peço que me diga amigo, e desculpe pelo engano (se o mesmo ocorreu). T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 7:55 pm Assunto: |
|
|
Leandro, além das dicas que o Ilex te deu, tome cuidado para os arames não marcarem os galhos, o Fícus tem um crescimento bem rápido, já tive casos do arame marcar os galhos em menos de 2 meses de aramação.
Um abraço. |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 8:18 pm Assunto: |
|
|
Caro Leandro, que bom que falam bem deste espaço. De fato, não podia ser diferente pois os amigos que aqui estão são apaixonados pela Arte Bonsai.
Seria interessante se você postasse uma foto para vermos o seu trabalho.
Seja bem vindo!
Entre no seu "Perfil" e coloque o nome de sua cidade e a sigla dfo seu estado. Obrigado! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|