|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
euorobert
Registrado: 17/12/06 Idade: 40 Mensagens: 83 Localização: Mesquita - RJ
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 10:18 am Assunto: Ficus, sugestões... |
|
|
Amigos,
tenho esse ficus, que é resultado de um galho quebrado de outra planta. Ele está no escoredor há mais ou menos 6 meses e acho que ele está ficando muito alta, está com uns 60 cm de altura.
Seguem as fotos.
 _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 10:59 am Assunto: |
|
|
Estou com o Felipe novamente .
Aproveite o resto para fazer estacas, use garrafas pet e coloque apenas areia lavada , regue com enraizador e terá novas plantas .
O tronco tem belas curvas , aproveite isso e mantenha algumas folhas nas estacas , percebi que "pegam" mais facil com elas ... Boa sorte.  |
|
|
 |
Netosevero
Registrado: 06/11/09 Idade: 38 Mensagens: 19 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 1:46 pm Assunto: |
|
|
Qual a função daquela parte superior de garrafa pet que vc deixou ao lado da planta?? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 6:10 pm Assunto: |
|
|
Euorobert, o que você pretende fazer com essa planta? Um bonsai grande ou pequeno?
Com a espessura atual do tronco da sua planta daria para fazer um bonsai que teria uma altura de, no máximo, a altura do primeiro galho. Você teria que podar de forma drástica nessa altura ou mais baixo, de preferência, para que ficasse um bom bonsai. O nebari está bom!
Se a sua intenção é fazer um bonsai maior que alguns centímetros você não deve cortar, deve deixá-lo crescendo por um bom tempo, por exemplo: se você quiser fazer um bonsai com um tronco que tenha 10 cm de diâmetro na base você deve deixá-lo crescendo bastante, ele vai alcançar alguns metros de altura antes de você ter que podar! A função do escorredor e mamadeira é fazer a planta engordar e se você já estiver satisfeito com a grossura da sua planta faça uma poda drástica, bem baixa, e com as novas brotações forme a copa; do contrário deixe-a crescer .
A relação entre altura e diâmetro no bonsai é de até 6 por 1, ou seja, se a base tem 10 cm a planta deve até 60 cm no máximo, mas é claro que se tiver 30 cm fica ainda melhor! Dessa forma o trabalho fica bom, é claro que há trabalhos bons fora destes parâmetros, mas, no geral, os bons trabalhos seguem essa regra!!!
Abraço! |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 4:20 pm Assunto: |
|
|
Netosevero,
nesse "bico" de garrafa pet tem uma mistura de torta de mamona e Farinha de osso. _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

Registrado: 31/01/10 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 5:30 pm Assunto: |
|
|
a garrafa teria que estar com a tampa aberta nao ??? pelo menos sempre fiz assim .. para que a agua entre e leve o adubo .. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 8:10 pm Assunto: |
|
|
Eorobert,
Eu cortaria logo acima do 1º galhos, com isso vários brotos iriam surgir, 04 mêses após esta brotação escolheria quais galhos ficariam para o modêlo a seguir, adubaria bastante e no intuito de engrossar um pouco mais a estrutura deixaria um galho de sacrifício (próximo ao ápice e com crescimento vertical), se deixar crescer muito sem podar agora terá uma cicatriz que dará mais trabalho para disfarçar.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 8:13 pm Assunto: |
|
|
Julio,
Não precisa deixar aberta a tampa não, quando vc rega a umidade penetra por baixo da garrafa e solta os nutrientes aos poucos, e se vc deixar a tampa aberta logo logo as moscas pousam, botam ovos e vc terá várias larvas de moscas passeando em seu substrato, sem contar no mau cheiro.
Abraços.
Ps. Antigamente eu deixava aberto por isso estou dizendo isso. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 8:41 am Assunto: |
|
|
Julio,
O Glauco foi mais rapido que eu na resposta... heheh
mas é isso ai mesmo, outra coisa que eu faço também, é uma vez por semana mais ou menos, regar a planta sem a tampa.
Acontece como se a planta estivesse recebendo uma dose semanal de adubo.
Glauco,
realmente acho que esse é o melhor caminho...
Mas não queria "perder" a parte de cima da árvore e estou pensando em fazer uma alporquia.
Sabe dizer se os Ficus aceitam bem alporquia?
Essa época de verão, é uma boa época para fazer isso? _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|