FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda de Pinheiro Negro
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
brunodb



Registrado: 13/07/05
Mensagens: 81
Localização: Paulinia - SP

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 10:35 am    Assunto: Poda de Pinheiro Negro Responder com citação

Ola bonsaistas..... Esse é o meu primeiro post Very Happy , gostaria de me apresentar meu nome é Bruno Di Blasio moro em Paulinia/SP, bem sou um iniciante na arte do bonsai e gostaria da ajuda dos amigos, à alguns dias comprei um pinheiro negro mas não sei como poda-lo, não sei se devo cortar os bastões(n sei como chama) e se cortar vão crecer varios brotos onde cortei??

Abraço Laughing

Bruno

Imagem Abaixo:



Editado pela última vez por brunodb em Seg Jul 18, 2005 7:02 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 52
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Very Happy Olá Bruno, seja bem vindo à irmandade!!! E fique a vontade.

Que beleza de material você tem nas mãos hem, amigo!!! Surprised Cara, tenho vários artigos sobre essa maravilhosa planta, mas infelizmente ainda não tive o prazer de possuir uma, por isso vou deixar algém mais experiente no assunto te responder. Absorva todo o conhecimento que vc puder antes de manipulá-la e etenha calma. Boa sorte e divirta-se.

Wink Wink
Atila[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 46
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 8:23 pm    Assunto: e ai Responder com citação

Bruno tudo legal, olha tem um vizinho seu que pode te dar umas dicas o nome dele é Amilcar o cara é gente fina ele mora na Av.José Paulino 1394 centro de Paulinia. Ele tem alguns bonsai bem bonitos vale a pena pelo menos visitar a casa do figura.
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/03/05
Idade: 63
Mensagens: 397
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, eu tenho vários pinheiros negros, cuidado nas podas, vc sempre tem que deixar alguns pares de agulhas, se vc cortar e deixar no galho ou no tronco, ele não brota mais nada ali...
Um abração
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
brunodb



Registrado: 13/07/05
Mensagens: 81
Localização: Paulinia - SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei o q houve mas a imagem sumiu, acho que entrando por esse link:

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/bruno.db

vai dar certo..



Obrigado pelas dicas..

Bruno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
tomas.nogueira



Registrado: 12/03/05
Mensagens: 37
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui tem o Bê-a-Bá do kuromatsu. Em inglês, para a infelicidade de muitos.

http://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html
_________________
Abraços,

Tomás
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
brunodb



Registrado: 13/07/05
Mensagens: 81
Localização: Paulinia - SP

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Tomas realmente se não fosse em ingles... eu ate entendo bem ingles mas tem muitos termos técnicos, bem vamos ver se eu entenndi!

1º devo retirar as agulhas velhas para dar mais força e liberar espaço para a luz, devo deixar algumas agulhas somente nas pontas dos galhos parecido com a imagem abaixo:


Pergunta: Deve-se retirar com as mão ou pode-se utilizar uma tesoura??

2º devo cortar as velas(é assim que chama?)????????, se não cortar elas se tornarão galhos certo??? e se cortar novos brotos nasceram do lado certo??? Sobre o que o marcos falou sobre ter de deixar pares de agulhas para o galho não morrer como mostra a imagem abaixo..... mas e no meu caso???(segunda Imagem)




Obrigado,

desculpe por tantas perguntas

Abraço

Bruno
_________________
Bruno

"Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
[Provérbio Chinês]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Bruno,

Antes de mais nada, seja bem vindo a bordo !

Quanto a técnica de modelagem em PN, você tem que deixar entrar luz sim, mas não deixar as agulhas na margem dos galhos e sim para o interior, pois bonsai é compactação.
Tenho como meu mestre o Hidadka San, lá de Atibaia, conhece ?
Se não, da uma passadinha lá na chácara dele, falou ?
Bem, mas voltando ao assunto, existem diversos procedimentos que você tem que tomar, para manter um PN em sua plenitude. O primeiro deles seria providenciar um local bem ensolarado, pois ele tem que pegar 8 horas de sol por dia !
O segundo, o PN não tolera umidade. Então o solo tem que ser bem drenado....bem permeável. Como composição de solo, sugiro você utilizar 80% de pedrisco + 10 % terra preta + 10% de terra de cupinzeiro , por exemplo. A rega é feita somente se o solo estiver totalmente seco, e assim então regue a vontade. O terceiro, seria quanto a adubação. Aconselho você utilizar apenas adubos orgânicos e adube quase todos os meses, interrompendo apenas nos picos de verão e não adube no inverno. Reponha o adubo somente quanto a planta consumir todo o adubo. O quarto procedimento é quanto a podas. Só faça podas na margem dos galhos durante as estações mais frias e respeitando a “força “ que eles estão, ou seja , galhos fracos com poucas folhas (agulhas) não podar. A poda de galhos maiores, ou mesmo uma poda drástica, é feito somente no inverno, devido ao baixo metabolismo em que a planta se encontra, fazendo com que esta não solte resina (seiva) e com isso mantendo a integridade física da planta quanto a hidratação. O quinto procedimento, seria com relação as pinçagens das agulhas e das velas. Você só pode fazer a pinçagem das agulhas caso haja a necessidade, ou seja, faça apenas nos galhos fortes, em que tenha bastante folhas e também se for necessário para entrada de luz, ou mesmo uma possível modelagem. Pode retirar bastante folhas, mas preserve as mais internas e em número de cinco ou seis folhas por galho podem e devem ser preservadas. Com relação a pinçagem das velas, esta é bem mais complicada e posso tentar descrever mais para frente, ok ?
Também temos as podas das raízes. Essas podas são realizadas no final da estação do inverno/ início da primavera.
Estou te passando logo abaixo um complemento desses procedimentos.
Por enquanto fiquemos assim e se você tiver mais dúvidas pergunte, pois tem muita coisa além disso que escrevi acima, ok ?
Esse foi apenas um esforço meu em querer ajudar !


Um abraço,


Primavera (out/nov/dez) - poda das margens do galho e ou poda das raízes + reenvasamento. Rega moderada. Proporção do solo: 70% pedrisco + 20% terra + 10% vermiculita, ou 80% pedrisco + 10% terra preta + 10% terra cupinzeiro.
Verão (jan/fev/março) - mais refinamento com pinçagens e podas nas margens dos galhos que não foram trabalhados anteriormente. Não adubar .
Outono (abr/maio/junho) - pinçagem das folhas grandes e adubação;
Voltar ao topo
brunodb



Registrado: 13/07/05
Mensagens: 81
Localização: Paulinia - SP

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Fico grato a todos pelas boas vindas e pelas dicas, principalmente pela aula do Claudio C. Ratto Very Happy, vou fazer a poda antes do inverno acabar, ai coloca as fotos aqui para o julgamento hehe...

Abraço a todos
_________________
Bruno

"Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
[Provérbio Chinês]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2005 1:29 pm    Assunto: Pinçagem e Puxadas em Pinheiro Negro Responder com citação

Olá Bruno, tudo beleza.

Em agradecimento pela ajuna no meu problema, estou te mandando o link da página sobre PN traduzida, que um amigo me enviou.


http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D

Espero que ajude.
Obrigado,
Fernando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil