Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
brunofreire
Registrado: 03/01/10 Idade: 38 Mensagens: 42 Localização: Rio Grande-RS
|
Enviada: Sex Fev 19, 2010 8:00 pm Assunto: Ajuda Com Um Ficus |
|
|
Olá pessoal,
possuo esse ficus a uns 4 anos, ele ficou um tempo esquecido aqui no meu quintal e agora resolvi dar um estilo para ele, eu estava pensando no hokidachi porém por inexperiência na hora de aramar quebrei um galho da esquerda, então ele ficou conforme as fotos.Também estou com problemas em um galho da direita devido a conicidade invertida e também por sairem 3 galhos do mesmo lugar.
Gostaria que os amigos do fórum me ajudacem a resolver estes problemas e também me orientar qual melhor estilo a ser seguido.
Segue as fotos.
Frente
Lado Esquerdo
Lado Direito
Costas
Abraços.
Espero não ter incomodado tanto. rsrsrs |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 10:01 am Assunto: |
|
|
segue a orientação do ricardo q vc terá um belo moyogi _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 2:02 pm Assunto: |
|
|
Também não vejo outra saída. Fukinagashi passou pela cabeça, mas em ficus... sei não! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 2:40 pm Assunto: |
|
|
sei que nem deveria dar minha opiniao, pois nao entendo nada, estou apenas comecando, mas acho que ficaria legal assim ;
 |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 4:00 pm Assunto: |
|
|
Como ultimamente estou muito radical prefiro não dar minha opinião em relação onde cortar, rsrsrs. Taí, mas gostei da idéia do Sérgio em um varrido pelo vento, ficou interessante, é só fazer uma pequena aramação de organização dos galhos e pronto, mas tome muuuuito cuidado pois se não me engano pelas fotos este é o ficus "quebra-quebra".
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
brunofreire
|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 10:34 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal.
Velew por todas as respostas,ajudaram muito.Mas particularmente eu gostei mais da proposta do Ricardo mesmo ficando bastante intrigado com o estilo Fukinagashi proposto pelo Sérgio Henrique.
Minha duvida é se eu seguir o estilo Moyogi como incentivar a planta a gerar suas novas brotações mais para a base do tronco? E também tenho duvidas com essa raiz grossa que esta aparecendo na foto (frente) que ao meu ver não segue a estética de um bonsai.
abraços. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 8:59 am Assunto: |
|
|
Bom dia!
Por experiencia eu digo para cuidar com a aramação e tração.. os galhos se partem facil.. mas se vo quebrar um galho e deixalo no lugar ele cicatrisa mt facil, claro q isso se vc não arrancou o galho da arvore
abraços |
|
|
 |
brunofreire
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 9:45 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Vhalveruth também já quebrei alguns galhos desse ficus, rsrsrssrs, mas não sabia que se deixasse os galhos no lugar eles cicatrizavam rápido, a dica tá anotada.
Abraço. |
|
|
 |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 9:54 pm Assunto: |
|
|
Bruno,
tambem tenho um ficus e ja quebrei um galho dele algumas vezes rsrsrsrs mas sicratriza sim.
Uma dica, como o ficus nao aguenta dobrar muito os galhos, dobre so um pouco e depois de algum tempo dobre mais um pouco e assim por diante, assim voce ira dobrar os galhos sem arriscar de quebrar, vai devagar e so um pouco depois de 1 mes ou ate menos dobre mais um pouquinho.
abracos |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 11:04 am Assunto: |
|
|
Rodrigo Dias nos ensinou a utilizar o SUPER BONDER... uma cola que eu mesmo utilizei em um pingo de ouro q tenho aqui... ele lascou feio ... fui e colei e até hoje nao cedeu mais, mesmo molhando _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Gleison Xavier
Registrado: 04/03/09 Idade: 45 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 9:36 pm Assunto: |
|
|
Brunofreire,
se eu fosse você não fazia nad ainda plantaria a mesma no chão e deixaria engrossar por uns tres anos.
Uma das carateristicas marcantes do ficus é o nebari e para isso precisa-se esperar, leva tempo, sua planta ainda é muito jovem. |
|
|
 |
brunofreire
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 8:21 pm Assunto: |
|
|
Gleison, seguindo sua sugestão vou plantar ela no escorredor e depois botar a mamadeira assim acho que consigo o mesmo resultado que plantando ela no chão. Assim acho que ela ficará com uma melhor conicidade certo?
Sergio , valeu pela dica acho que agora aprendi. rsrsrrsrs
Laudir, tem como você me passar o link com essa técnica, pois desconheço e fiquei bem interessado em aprender.
Agradeço a todos que estão me ajudando.
Abraços. |
|
|
 |
|