|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leco
Registrado: 13/01/10 Idade: 46 Mensagens: 95 Localização: Cotia-SP
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 7:12 pm Assunto: Substrato idela p/ São Paulo |
|
|
Boa noite pessoal,
sei que este assunto de substrato já foi muito falado aqui no fórum, mas ainda gera dúvida em muitos, eu principalmente . Como disse no título moro em São Paulo e estou com duas espécies aqui em casa que estão me deixando intrigado em relação ao solo que foram plantadas, pois sinto que falta uma boa drenagem. Sei que esse solo foi feito com Terra granulada em peneira e areia, e ele sempre tem aquele aspecto de terrão, mas mesmo assim estou com receio de estragar as raízes, diferente de um outro exemplar que tenho aqui com muitos cacos de telha e com uma super drenagem. Já li em alguns sites que a Caliandra pode ter o mesmo solo que o Juniperu, isso procede? Por isso venho aqui para pedir uma receita básica de substrato, nada de complexo para as seguintes espécies:
1 - Caliandra
2 - Serissa
3 - Juniperu
Última dúvida, caso meu substrato esteja ruim, como vou proceder se agora não estamos em época boa para troca de terra e transplante de vaso? Espero até o inverno?
abraços e obrigado desde já! |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 1:49 pm Assunto: |
|
|
nenhuma dica pessoal de como eu proceder nessa situação? |
|
|
 |
Maicol

Registrado: 23/10/09 Idade: 44 Mensagens: 30 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 5:12 pm Assunto: |
|
|
Leco
sou iniciante, mas vou passar a minha experiência, compro substrato pronto onde faço curso, Bonsai Mizuno, fica em Santo André, talvez um pouco longe pra você, o substrato é excelente, apesar de um pouco caro.
No caso de algumas mudas que tenho, pra economizar, utilizo uma mistura de umas terras que compro em qualquer loja de jardinagem com areia, as vezes não fica muito bom, mas pra mudinhas até que elas vão bem!
abraço
Maicol |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 5:39 pm Assunto: |
|
|
Leco, como vc deve ter acompanhado em várias postagens sobre este assunto tem muitas coisas para se levar em conta na hora de se fazer um substrato para determinada planta em determinado local, tamanho de vaso, estágio da planta, etc...
Um basicão: Pedrisco, caco cerâmico e terra vegetal uma parte de cada, para as coníferas se puder usar casca compostada no lugar da terra vegetal é melhor, terá boa drenagem mas cuide para não deixar secar, uma coisa leva a outra, ok?
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 8:09 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, obrigado pela respostas...vou optar pelo substrato pronto mesmo pelos Mizunos, ante so certo doque o duvidoso! Meu Junipero ta em substrata adequado, só tenho dúvidas mesmo na Caliandra e na Serissa!!! Mesmo assim obrigado pela atenção! |
|
|
 |
Maicol

Registrado: 23/10/09 Idade: 44 Mensagens: 30 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 10:51 pm Assunto: |
|
|
Só acho realmente que essa não é a época mais adequada para fazer o transplante, mas já que você vai comprar o substrato com os Mizuno, já aproveita e tira a dúvida.
abraço
Maicol |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 8:38 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
como havia falado, o substrato da minha Caliandra estava sem drenagem alguma, e por um impulso de falta de paciencia e impulso de não querer ver as raízes apodrecendo mesmo sabendo que não é a época optei por refazer o substrato e ao mesmo tempo ver como estava as raizes. Bom, usei um substrato básico de 50% terra granulada para bonsai e 50% dolomita. Também dei uma podada nas raízes mais finas e retirei o excesso da terra vermelha e compactada da raiz. Retirei ela do sol, retirei adubação e estou molhando 2 vezes ao dia. Agora o problema apareceu, espero não pagar o preço pela falta de paciência, primeiro e segundo dia as folhas ficaram normais, terceiro dia ela já ficou com aquele ar de caída e nem se fecham mais de noite. Será que é somente o stress ou sentiu muito a ponto de poder secar e morrer? Aguardo opiniões do pessoal que entende sobre elas.
abraços a todos |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 10:46 pm Assunto: |
|
|
Amigo Leco, acho que um dos erros que vc cometeu (além da época inoportuna) foi podar as raízes finas.
O nomal é podar as grossas e deixar as finas pois é por onde a planta se alimenta; pelas finas.
......mas, tudo é aprendizado!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 10:05 am Assunto: |
|
|
Amigo Elio, muito obrigado pelas palavras. Sei que caso acontecça o pior levarei como aprendizado realmente, mas vou me crucificar por um bom tempo, rs. Ainda tenho esperanças dela se recuperar, pois podei bem pouco as raizes finas, apenas as mais cumpridas. Sobre as folhas não fecharem a noite, é sinal de óbito? Será que não seria interessante uma poda das folhas antigas? Desde já obrigado. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 2:53 pm Assunto: |
|
|
Amigo Leco, por ora é não mexer mais. Deixa o metabolismo dela fazer o seu papel e ela se regenera.
Coloque-a sob sol indireto. Água, criteriosamente. Não encharcar.
No mais....é torcer....rsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 3:19 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, TORCER! Estou fazendo exatamente isso, com um cuidado triplicado para o substrato não secar. Estou usando um substrato bem drenante. Caso ela sobreviva postarei uma foto em sua homenagem amigo Elio, pela gentileza e prontidão de responder meu post. Muito obrigado. Pensamento positivo e vamos lá. As vezes achamos que sabemos oque estamos fazendo, e a planta mostra que realmente sempre estamos a aprender.
Abraços |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Sex Fev 26, 2010 5:36 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, apenas atualizando o estado da planta. Passou-se praticamente 1 mês, nenhum galho em toda extensão da planta secou. Não teve sinais de brotações novas. Eu ainda acredito na recuperação dela. O pessoal tem alguma dica para saber se morreu ou não?
aguardo respostas dos colegas...
abraços |
|
|
 |
Ricardohentz

Registrado: 01/03/10 Idade: 41 Mensagens: 75 Localização: Campina Grande do Sul-PR
|
Enviada: Sex Mar 05, 2010 7:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Leco.
Vc está fazendo o que pode... Sou iniciante em bonsai, mas sempre tive plantas. Então a meu ver o negócio agora é deixar ela quietinha e cuidar das regas.
Já passei por situações como esta, não adianta ficar apreensivo, não vai ajudar... o negócio e esperar pra ver.
Como estão as folhas? Cairam muitas? Eu já tive em situações em que cairam todas, mas nenhum galho secou.
Boa Sorte. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo. |
|
|
 |
Leco
|
Enviada: Sex Mar 05, 2010 8:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu por responder meu tópico. Sim está sem folha alguma...mas nenhum galho seco...
abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|