|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Abr 04, 2010 4:51 pm Assunto: INÍCIO DA ESCOLA EUROPÉIA NA BAHIA |
|
|
Caros amigos,
É com grande satisfação que venho postar as fotos do início da Escola Européia Bonsai – Brasil / Bahia (EEB-B / Ba), iniciamos uma turma com 19 alunos de diversos ramos profissionais mas todos unidos por uma mesma paixão, por esta fascinante arte do Bonsai. Durante as aulas via-se nitidamente um conflito de in formações entre os alunos, os iniciantes fascinados pela quantidade e seriedade das informações apresentadas (na sua maioria das vezes comprovadas em dados científicos) e os mais antigos atordoados por novas informações onde teriam que se desfazer de conceitos (pré-conceitos) cultivados a anos oriundos de auto-didatismo, literaturas duvidosas, dicas de outros auto-didatas, vícios de cultivo em função da falta de informação correta, achismo... com isso à medida em que o professor Rock Júnior ia demonstrando temas como proporção, conicidade, nebari, tachiagari, escolha de frente e outros temas relacionados, provocava geralmente surpresas que logo eram transformadas em perguntas e questionamentos sendo prontamente respondidas e comprovadas pelo Rock, um dos momentos que mais achei interessante foi quando após um vídeo do Mestre Masahiko Kimura sobre aramação, alguns alunos soltaram a seguinte exclamação “ minha nossa, terei que esquecer tudo aquilo que achava que sabia sobre aramação e mudar todos os conceitos, eu faço tudo errado ! “, em função destes fatos, Rock Júnior em determinado momento falou para a turma que todos deveriam esvaziar seus “copos” de conhecimento para poderem assim enchê-los com informações limpas sem riscos de misturas. No meu caso em específico não estranhei os assuntos por já ter passado por isso em 2009 quando estive no Terra Bonsai para fazer curso com o Rock, senti na pele exatamente o que todos estão sentindo agora.
Uma das maiores garantias de um curso como este é justamente o respaldo de se estar seguindo uma linha de uma Escola reconhecida mundialmente, portanto não são conceitos baseados na experiência de um bonsaísta qualquer, são conceitos ensinados pelo próprio Mestre Masahiko Kimura (maior bonsaísta vivo da atualidade) ao seu discípulo direto, o Mestre Salvatore Liporace (fundador do Instituto Botânico e responsável pela Escola Européia de Bonsai), e nos transmitido por seu discípulo Rock Júnior, desta forma não pairam dúvidas sobre a veracidade das informações principalmente pq no final deste curso o próprio Liporace virá fazer a avaliação da turma baseado nos conceitos da Escola.
Creio que com isto quem ganha somos nós, a Bahia e o Bonsai como Arte.
Abraços fraternos a todos.
1º DIA.
Início das aulas com a turma toda atenta à explanação do Rock sobre a finalidade e filosofia da Escola Européia Bonsai Brasil / Bahia.
À tarde começamos a discutir escolha de frente, nebari e tachiagari, este Ficus Australiano do amigo Washington foi escolhido para os exemplos. Ele com folhas estava muito bonito, o problema é que a folhagem escondia diversos defeitos que precisavam ser corrigidos para aproveitar melhor o potencial da planta.
Aqui após escolhida a nova frente, tendo sido criado um ápice por mudança de posicionamento no vaso (antes não tinha nenhum) e a retirada dos galhos desnecessários ao modelo pretendido.
Aqui uma Murta do Sérgio também sendo usada como exemplo de correção e direcionamento.
Limpeza, redução e replantio.
Muda coletada por Yamadori pelo amigo Marlon (não lembro o nome, mas se não me engano é da família das bombacáceas, eu acho, rsrs)
Após feita a poda e pronta para ser replantada, Marlon (que é Biólogo) nos informou ser uma espécie bastante resistente não necessitando de muita água para sua sobrevivência, pode ser mais uma boa opção para bonsai.
2º Dia de aulas.
Turma pronta para receber mais informações.
Explicação sobre estrutura do bonsai.
Neste 2º dia foram trabalhadas várias plantas como Hibisco, Pitecolombium Dulce, Tamarindo, Cerejeira, Pitecolombium Tortum, Caliandra Spinosa... mas para não me alongar muito postarei as fotos de uma correção de nebari com enxerto de mudas para aumentar a conicidade e melhorar a distribuição das raízes em um fícus retusa.
Foram utilizados pequenos pedaços de arame como se fossem grampos para fixar algumas raízes no local desejado.
Após descascar em locais estratégicos e fixar as raízes iniciou-se a aplicação de esfagno umedecido para facilitar a “pega” da raiz com o tronco.
Foram utilizadas tiras de câmaras de ar de bicicleta para prender o esfagno.
Serviço finalizado e agora é só replantar e alimentar este retusa que logo logo estes enxertos estarão se desenvolvendo bem.
Estas foram apenas amostras do curso iniciado em 20 e 21 de março de 2010, e abaixo está uma foto da 1º turma da EEB-B / Bahia.
Da esquerda para a direita (alto) temos Hugo, Leocádio, Marlon, Gomes, Juscelino, Fábio, Washington, Sérgio e Rafael Titonel; no meio temos Rock Júnior, Luis, Rafael Spínola, Valfredo e Sílvio e em baixo eu (Glauco), Ricardo, Fátima, Fernando, Graça e Vilma.
 _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Abr 04, 2010 7:46 pm Assunto: |
|
|
Glauco, só lhe posso lhe dar meus sinceros parabéns pela iniciativa!! Como gostaria de ter a oportunidade de fazer um curso destes! É muita informação e aprendizado! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 04, 2010 10:24 pm Assunto: |
|
|
Amigo João José,
Eu de minha parte só posso agradecer ao amigo que sempre tem palavras de incentivo.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 8:23 pm Assunto: |
|
|
Glauco meu velho
P A R A B É N S
Bom ver que começou a todo vapor as aulas por aí... Olha o amigo Leo alí saudades!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 11:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Glauco !!!!
Parabéns e que sucesso heim ?????
Bom ver o Léo no grupo, quanta saudade dele.
SUCESSO !!!!!!!!!!!!
Obrigada pelas fotos........ _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 8:34 pm Assunto: |
|
|
Alexandre S. Coelho escreveu: | Glauco meu velho
P A R A B É N S
Bom ver que começou a todo vapor as aulas por aí... Olha o amigo Leo alí saudades!!! |
Valeu Alexandre,
Realmente começamos com todo vapor e estamos lutando para deixar o grupo cada vez mais coeso, o ganho técnico aqui será fantástico.
Quanto ao Léo é quase impossível haver um bom evento de bonsai sem que ele não esteja participando, rsrs.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 8:43 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Olá Glauco !!!!
Parabéns e que sucesso heim ?????
Bom ver o Léo no grupo, quanta saudade dele.
SUCESSO !!!!!!!!!!!!
Obrigada pelas fotos........ |
Amiga Angela,
É mais um sonho que está se concretizando aos poucos, a busca por informações de qualidade tem sido uma constante e pelo visto estamos encontrando e principalmente com a facilidade de acesso por ser em nossa cidade.
Por falar no Léo ele sempre fala bem de vc lembrando uma certa noite com ele cantando no Mário, rsrsrs.
Mudando de assunto, como esta a situação aí em Niterói ? Estamos acompanhando nos noticiários e ficamos apreenssivos e preocupados com a situação de dor de tantas pessoas, parece até que não é no Brasil, é realmentge lamentável tanta dor.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|