FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SPINOSA FLOR
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 6:38 pm    Assunto: SPINOSA FLOR Responder com citação

Essa caliandra spinosa ficou "chocando" durante um ano ou mais, aguardando brotação, para só então eu poder selecionar os galhos mais bem posicionados com que formar uma estruturação aerea adequada e harmonica ao tronco sinuoso.

Nesse espaço de tempo, a brotação veio, emitindo galhos longos. Como estava sem tempo para fazer os ajustes necessários, cuidei apenas de regar e adubar. Eis, então, que a caliandra retorna com uma magnifica floração, emitindo botões de flores em cachos, em praticamente todos os galhos.

Uma particularidade dessas flores é que elas nascem brancas e aos poucos, um dia ou dois depois de sua plenitude, mudam de cor, passando para o rosa. É o principio do fim, quando então elas murcham e ficam marrom.

Enquanto isso:

Vejam o detalhe da floração nesse galho:

Uma flor nasce, outra fenece:

Detalhe do movimento sinuoso do tronco (natural):

Nesta fase, pipocam vagens carregadas de sementes, que com o calor abrem-se e expelem as sementes por todos os lados, lançando-as longe da planta-mãe:

De qualquer forma, a beleza singular das flores compensa a espera pela brotação demorada nessa espécie:

Vaso plastico de treinamento, galhos por cortar, estruturação por fazer: ainda assim, graças à floração intensa, esta planta enfeita qualquer lugar, por mais simples que seja:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Linda a floração, parabens...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Esta espécie é muito bonita, florida então, nem se fala! Tem algum projeto para ela já, Nicky?

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

goistei mt

e concordo q enfeita qualquer lugar

poste a evolução pro pessoal acompanhar

abraços
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 8:10 pm    Assunto: Re: SPINOSA FLOR Responder com citação

OLA nickyfury

SHOW DE BOLA EM!!!!!MAIS UMA BELA PLANTA Shocked
ONDE POSSO ENCOMTRAR DESSAS AQUI ONDE MORAMOS!!!!!?????
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Material de primeira em Nick!!!

Certamente com a sua capacidade e conhecimentos vai ficar um bonsai de exposição.

O tronco tanto em movimento quanto em textura está excepcional!!!

Parabéns!

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 11:40 am    Assunto: Parabéns! Responder com citação

Parabéns meu velho, essa vai dar boa! quando envasar posta para nós!
Abração!
Kaue Kabrera
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

linda planta parabens !!! tem um futuro espetacular com certeza...alias vc ja tem alguma ideia/projecao do que vai fazer com ela?
estou curioso ja que gosto dos seu trabalho com as plantas e esta eh a primeira vez que eu tenho a oportunidade de ver uma planta "bruta" sendo trabalhada por vc

salve...

Kaue Kabrera
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 28, 2010 8:33 pm    Assunto: Floração da Caliandra Responder com citação

Caro amigo Nick, peço desculpas por atravessar seu tópico, mas o objetivo é apenas mostrar a floração desta planta espetacular.

Esta planta, comprei com Pedro Torquato, chegou a pouco mais de seis meses, é extremamente resistente de fácil adapatação. Não sei por qual motivo, pelos menos por enquanto as flores não formam vargens de sementes.

Até o momento, não realizei nenhuma poda nesta planta (exceto os galhos que secam sem brotar - o que foram poucos). Quero deixar crescerem para que fiquem com grossura harmonica ao tronco.

Pretendo formar duas plantas (pelo menos), utilizando a técnica de alporquia. Esta parte de cima apresente propícia até o momento ao estilo chorão.

Abraço fraterno a todos.
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 28, 2010 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Experimente encostar o dedo no pólem de uma flor e colocá-la no meio de outra, geralmente a fecundação acontece e frutifica. Linda floração!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela participação.

Caro amigo irei dar esta maozinha para minha planta, tenho de fiquer ligeiro as flores ficam apenas um dia aberto.

Abraços fraterno
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 9:33 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Edmilson, meu chapa, não há por que eu ficar chateado. Afinal, nosso forum é dinâmico e democrático justamente em razão dessas nossas incursões, mostrando trabalhos nossos e paralelos, mesmo até para confrontar e apresentar novas visões do que podemos vir a fazer. Very Happy

Parabenizo o nobre colega pela excelente aquisição. Certamente, em tempo hábil, vc terá em mãos material de primeira com que realizar um bom trabalho, apresentando, é claro, os resultados obtidos aqui em nosso forum, para deleite de todos. Very Happy

Cleiton, em relação à sua pergunta onde adquirir essa espécie aqui no DF e adjacências, devo salientar que ninguem ainda está comercializando essa planta. O grosso delas é vendido via net pelo bonsaista cearense Pedro Torquato. Vc pode entrar em contato direto com ele, via MP, pesquisando aqui mesmo no forum como fazê-lo. Ele costuma praticar yamadori na caatinga cearense, recolhendo certa quantidade de plantas, que depois de devidamente fotografadas, são mostradas via email para alguns participantes do forum e de outras plagas. Very Happy

Geralmente o Torquato envia o email mostrando plantas e valores referentes a cada uma, devendo o interessado enviar email a ele apontando sua preferida e antecipando o pagamento, via depósito bancário, inclusive com as custas do envio (frete), para que ele então esteja remetendo diretamente ao endereço do interessado a planta em questão. Very Happy

Eu adquiri algumas, mas a maior parte das que existem em Bsb estão nas mãos do Glauco Felix e do Lustosa, que por enquanto não estão interessados em negociá-las. Very Happy

Kaue, eu tenho uma projeção para essa planta sim. Aliás, aguardava justamente a brotação para partir para a ação, selecionando os galhos nas posições anteriormente previstas, fazendo jin e cortes em alguns galhos desnecessários ao estilo que pretendo, bem como melhorando, via shari, o tronco excelente dessa planta. Na próxima primavera, inclusive, devo estar reenvasando ela num vaso de treinamento mais adequado, e no final do ano, se possível, apresento esse primeiro trabalho aqui no forum, para apreciação e sugestões dos demais, ok? agradeço seu interesse e afianço que tenho apresentado outros trabalhos de minha lavra aqui no forum, em oportunidades passadas. Very Happy

Um exemplar recentemente mostrado por mim, por exemplo, é essa aceroleira produzindo:

Outra, mais simples, é um ligustro, recolhido há uns seis anos, tronco na base 48cm, altura de 64cm, vaso de cimento de 1m de frentex30 altura. Essa planta tem em torno de 35 anos e fazia parte de outras numa cerca de jardim:

Embora fugindo um pouco do propósito inicial da minha postagem, peço a compreensão dos demais foristas pela apresentação desses meus trabalhos. Very Happy

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 5:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Aos colegas que enviaram pedidos de sementes, as unicas que consegui recolher eu enviei para o primeiro que as pediu, não tenho mais nenhuma, ok? Creio que ficará para a próxima. De qualquer maneira, irei me empenhar em recolher o maximo possível de vagens na próxima vez, para que possa atender a todos. Rolling Eyes

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: