FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Polvo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 10:53 pm    Assunto: Polvo Responder com citação

Estou trabalhando neste ficus boni aproximadamente 1 ano. Procuro estiliza-lo com caracteristicas takozukuri, ou polvo, desenho que não é comum, mais um motivo para pedir o auxílio de todos.

Até o momento, minhas intervenções objetivaram baixar o galhos novos e principalmente corrigir o defeito no inicio de seu tronco, era mais que uma conicidade invertida, formou-se uma bola, que foi desgastada aos poucos utilizando ferramentas.

Peço que observem esta planta desfolhada. Grande parte do posicionamento dos galhos foi utilizado a ancoragem.

Ainda tem um caminho enorme para seguir (coisa que agrada-me intensamente). Nos próximos meses farei nova desfolha com o intuito de reposicionaralgum galho. No momento de replantio, farei com que o tronco fique num angulo que transmita a sensação de ser menor. O defeito mencionado foi regularizado de um lado.

Espero que gostem e que a participaçãp do pessoal seja grande
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 9:18 am    Assunto: Responder com citação

Muito bonita sua planta, achei muito interessante.

Vai uma dica: "procure ramificar mais os galhos"

Use o metodo de "pinçar" os brotos quando estão ainda bem novinhos (antes que as folhas se abram). Use as unhas como alicate de corte, com isso ira provocar uma brotação ao longo do galho para adensar a copa.

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Para conseguir adensar o boni ele teria que ter mais espaço e cortar mais curto os ramos, Bad. Na pinçagem, nem sempre se consegue a brotação interna na espécie.
Agora, é impressão só, ou ele está um pouco bidimensional na disposição dos galhos, Edmilson? Gostaria de ver uma foto de cima! Gosto de plantas baixas assim, gostei muito dela, vai ficar show após ele adensar mais a folhagem!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

joão josé escreveu:
Para conseguir adensar o boni ele teria que ter mais espaço e cortar mais curto os ramos, Bad. Na pinçagem, nem sempre se consegue a brotação interna na espécie.
Agora, é impressão só, ou ele está um pouco bidimensional na disposição dos galhos, Edmilson? Gostaria de ver uma foto de cima! Gosto de plantas baixas assim, gostei muito dela, vai ficar show após ele adensar mais a folhagem!

Amigo, em meus boni venho obtendo sucesso com esta técnica. Quanto ao caso em tela, vejo que alguns galhas estão mesmo grandes.

Abraço

Visite:
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Então, Bad, devo ter tido azar nos meus, rs! Galhos longos ficavam aquele pompom nas pontas, mas um ou outro galho sem vergonha as vezes brotavam no meio, até que cansava e zerava. Daí, então, a pinçagem funciona, para provocar a bifurcação e melhor ramagem. Minha experiencia, não é verdade absoluta!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

kkkk dos pompom foi boa...

dá uma olha em um boni meu..

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10643

ele ficou pompom durante um ano, mas agora consegui as ramificações dá uma olhada ai...

Mas pompom foi otima...!!! rs. vou usar...

Visite:
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

O problema é que quando temos monstros assim:

a única saída é zerá-las e fazer isto:

Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 11:01 pm    Assunto: Agradecimento Responder com citação

Muito Obrigado Bad por sua participação neste tópico. Esta se tornando uma planta com uma beleza excêntrica, há um longo caminho ainda para ser trilhado.

Quanto a dica de ramificação, estarei seguindo; comecei realizar este processo a pouco tempo, antes me dediquei quase que exclusivamente a trabalhar seu tronco para melhorar seu aspecto que era terrível. O resultado deste procedimento é muito interessante. Gosto de utilizar uma tesoura de desfolhar para realizar esta limpeza.

Abraço fraterno e continue acompanhando este tópico.

Você virá ao Bonsai 2010??

.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 11:15 pm    Assunto: Agradecimento Responder com citação

Caro amigo João, você nem imagina a dificuldade que tenho com o desenho de minha plantas. Confesso que as pobres cobaias anteriores sofreram mais que as atuais, sinal de evolução, mas o sofrimento ainda é enorme.

Estou conseguindo um bom resultado apenas cortando a ponta do galho, juntamente com desfolha e uma adubação organica muito bem acompanhada

Parabens pela otima visão, ele esta totalmente bidimensional, o galho de fuga (traseiro) simplizmente resolveu secar, sem nem mesmo avisar, já posicionei outro galho para substituir, porem ate obter o um resultado satisfatório terei de conseguir uma solução para tanto.

Abraço fraterno
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2010 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente esta planta é muito chata, rs! Olha de um lado, quebra um galho, olha pro outro, um galho seca, e por ái vai. Mas é uma planta extremamente teimosa, por isto é otima para testar nossa paciência. Depois posto a evolução desta que dei como exemplo, inclusive com ela desfolhada (teimosia minha em desfolhá-la também)! To afim de juntar minhas três e fazer uma só. Ainda vocês vão ver isso acontecer.

bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 04, 2010 8:51 am    Assunto: Re: Agradecimento Responder com citação

Edmilson escreveu:
Muito Obrigado Bad por sua participação neste tópico. Esta se tornando uma planta com uma beleza excêntrica, há um longo caminho ainda para ser trilhado.

Quanto a dica de ramificação, estarei seguindo; comecei realizar este processo a pouco tempo, antes me dediquei quase que exclusivamente a trabalhar seu tronco para melhorar seu aspecto que era terrível. O resultado deste procedimento é muito interessante. Gosto de utilizar uma tesoura de desfolhar para realizar esta limpeza.

Abraço fraterno e continue acompanhando este tópico.

Você virá ao Bonsai 2010??

.

Bem amigo, vontade eu tenho muito. Mas moro 700 km daí e ultimamente bonsai vem sendo meu hobby, nada profissional, e estou tentando solidificar minha carreira.

Mas seguinte.... ficus é isso ai... eles deveriam levar o nome de Ficus Quebroni. rs.rs.rs.rs.
Veja meu exemplo, quebrei um ganho de fundo muito importante (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10643 pode acompanhar o tópico que você vai ver) e agora, depois de um ano ele resolveu brotar no mesmo lugar.. rs.rs..rs.r..s.

Continua atualizando fotos dele, mesmo que ninguem comente (como é de costume) para mostra a evolução bonita de sua planta.

Acredite em sua planta, ela tem um bom potencial.

abraço.

Visite:
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 04, 2010 8:56 am    Assunto: Responder com citação

joão josé escreveu:
(...)

nossssa que mudança, já que colocou vou comentar....

Tente desenvolver mais o lado direito da planta e fechar o apice.
ahh passa p. um escorredor. Na privamera faça uma poda de raíz, pode estas mais grossas para desenvolver as demais e formar um bom nebari.

Visite:
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 04, 2010 9:26 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Bad, embora ela já esteja bem diferente dessa foto. Depois eu faço o post específico aí se manda lenha nas dicas e criticas! Obrigado!!

Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 12:05 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns meu velho, invista nele, é uma planta que tem muito futuro!
Abração!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: