FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

A Árvore do Urso - Estudo de técnica
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2004 3:33 pm    Assunto: A Árvore do Urso - Estudo de técnica Responder com citação

Estou começando a desenvolver e estudar, faz algum tempo, a técnica da madeira arrastada portanto, ainda não tenho como fornecer informações corretas, apenas que você usa um tronco qualquer (Proteja a madeira) que lhe agrade e agregue a ele uma árvore. Desenho, forma e estrutura são particularidades de cada um. De certa forma faz parte do meu caminho; trabalhar com pequenas árvores. Sempre disse que não sei o que fazer com aquelas árvores enormes que tantos amigos trabalham então, voltei-me para o Penjing Landscape com pequenas árvores (pré-bonsai); pode, sem dúvida, ser realizado com árvores de grande porte qualquer dos dois trabalhos.

Esta árvore, camecyparis nana, aproximadamente 5/6 anos, tem 27 cm de altura e 7 cm de tronco na base. Existem muitas falhas que são, obviamente, resultado de iniciante. A estrutura da copa na parte de trás está alta; será corrigida no devido tempo logo após retirar toda a aramação que está em toda árvore. O vaso está grande aguardando a acomodação para próxima poda quando será reduzido.




Faça seu comentário sobre o tipo de trabalho (Técnica), estrutura e desenho!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal


Editado pela última vez por Mário A G Leal em Seg Abr 11, 2005 10:25 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 2:50 am    Assunto: Responder com citação

Sr. Mário, como vai?
Fiquei curioso pela idade dessa Nana...
Para mim me parece ter já uns 7 anos...
Através de que método foi produzida?

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mário,

Não sei se você já conhece, mas o link abaixo é muito interessante e tráz um passo-a-passo de como fazer uma "madeira-arrastada".

http://www.bonsailearningcenter.com/Tips&Advice/tanuki_bonsai.htm

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente muito interessante, mas e os parafusos?
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Realmente muito interessante, mas e os parafusos?


Olá Felipe!!

Demorei um pouco mas, enfim, voltei!!

Bem, sou péssimo em Inglês e o jeito é ler a tradução que é feita on-line. Pelo que diz o terceiro parágrafo, os parafusos serão removidos:

"Com a passagem do tempo a planta nova cresce no sulco, os parafusos são removidos e a criação composta, que é dada forma então usando técnicas tradicionais do bonsai, começa a fazer exame na aparência de uma árvore antiga similar a muitos dos junipers que de Califórnia e de Colorado nós vemos coletado do sudoeste americano do deserto. "

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Sergivaldo, ok.
Pois é, mas o que fiquei imaginando é que seria difícil de retirar os parafusos, pois esse processo todo deve levar um tempo considerável na prática.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2004 3:02 pm    Assunto: Madeira arrastada Responder com citação

Olá Felipe, a idade é esta mesmo. Produz-de por estacas de ponteiro que são as melhores. Quando ainda não estão lignificadas ou seja, não formaram lenho, madeira. Sei que se consegue com estacas lignificadas mas, não sei o percentual de aproveitamento.
Eu usei pregos e não parafusos o que seria mais interessante e, menos contundente.

Felipe Frango Zappala escreveu:
Sr. Mário, como vai?
Fiquei curioso pela idade dessa Nana...
Para mim me parece ter já uns 7 anos...
Através de que método foi produzida?

Abraços.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2004 3:06 pm    Assunto: Site sobre madeira arrastada Responder com citação

Sergivaldo, vou visitar o site. Tenho tido problemas com minha máquina que é muito antiga por isto alguns atrazos em responder. Parece que minha home page e o Fórum estão ficando muito pesados para o servidor tanto que tem aparecido mensagem ACESSO NEGADO LIMITE DE BANDA que é, exatamente, isto excesso de clicagem. No fundo fico satisfeito mas.....
Estou tentando resolver com o servidor. Parece que vão aumentar um pouco a banda de acesso de meu site.

Sergivaldo escreveu:
Olá Mário,

Não sei se você já conhece, mas o link abaixo é muito interessante e tráz um passo-a-passo de como fazer uma "madeira-arrastada".

http://www.bonsailearningcenter.com/Tips&Advice/tanuki_bonsai.htm

Um abração,

Sergivaldo

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2004 9:28 pm    Assunto: Site Responder com citação

Sergivaldo, hoje pude dar uma olhada...interessante! Estou gostando do pessoal do Fórum pois são garimpeiros de informações na internet e, isto é muito bom. Este trabalho do Bonsai Learning Center vou disponibilizar em meu site, já enviei ao Bergson para uma tradução. Se houver algum amigo por aqui que possa fazer algumas traduções eventuais ficaria agradecido.

Sergivaldo escreveu:
Olá Mário,

Não sei se você já conhece, mas o link abaixo é muito interessante e tráz um passo-a-passo de como fazer uma "madeira-arrastada".

http://www.bonsailearningcenter.com/Tips&Advice/tanuki_bonsai.htm

Um abração,

Sergivaldo

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Caro Mário,

Fiz um acoplamento aqui em casa com um Juniperus chinensis......
Não utilizei parafusos, pois a peça que tinha era da grossura de um dedo e sim fitilho plástico......
Quando faço esses tipos de trabalhos, procuro não coloca-lo logo em seguida em um vaso de bonsai e sim num vaso plástico fundo com bastante oferta de solo para recuperação da planta ....
Digo que de início fica feio, mas como o objetivo é estressar o menos possível o exemplar, creio que assim estejamos fazendo o mais correto.

Essas são minhas sugestões !

No mais te desejo todo o sucesso do mundo amigo !

Grande abraço,
Voltar ao topo
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Caro Mario , Ratto

Que produto esta(ao) utilizando para proteger a madeira contra fungos e humidade ou possivel decomposicao ?

[]'s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigos,

Fiz a calda sulfocáustica com 1,5 litros de água, 100g de cal e 80 gr de enxofre, fervi e coei em papel de filtro de café. Acho que não deu certo, fiz um teste e a madeira não ficou branca. Será porque?

Segue um endereço legal para envelhecimento e tem um tópico de madeira arrastada.

http://www.chinitarte.com/envelhecimentoexp.html
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo

Segundo o que foi explicado por um mestre, a cal deve ser a virgem , portanto nao serve a cal de construcao, nao sei qual voce usou, outra coisa, melhor seria usar depois de uns 3 meses, pois usar muito cedo corre-se o risco de a planta absorver e pode em certos casos ate leva-la a morte.

Quanto a minha duvida que coloquei

mariotti escreveu:
Caro Mario , Ratto

Que produto esta(ao) utilizando para proteger a madeira contra fungos e humidade ou possivel decomposicao ?


[]'s
Mariotti



Refere-se a algum produto que se coloca na madeira arrastada para nao apodrecer a parte que fica em contato com a terra.

[]'s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 12:46 am    Assunto: Re: Fitilho Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Cláudio, a árvore fixou-se naturalmente? Pois você não deixará o fitilho para sempre, não é mesmo!?

Cláudio C. Ratto escreveu:
Caro Mário,

Fiz um acoplamento aqui em casa com um Juniperus chinensis......
Não utilizei parafusos, pois a peça que tinha era da grossura de um dedo e sim fitilho plástico......
Quando faço esses tipos de trabalhos, procuro não coloca-lo logo em seguida em um vaso de bonsai e sim num vaso plástico fundo com bastante oferta de solo para recuperação da planta ....
Digo que de início fica feio, mas como o objetivo é estressar o menos possível o exemplar, creio que assim estejamos fazendo o mais correto.

Essas são minhas sugestões !

No mais te desejo todo o sucesso do mundo amigo !

Grande abraço,

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 12:57 am    Assunto: Responder com citação

Mariotti, na madeira usei calda sulfocáustica e na base da mesma verniz marítimo ou náutico (Esqueci qual das duas denominações). Estou pensando em usar o verniz em toda a madeira morta verificando se não vai ficar muito diferente ou desagradável. Talvez exista algum tipo de verniz opaco com certeza. Mesmo com a calda sulfocáustica a madeira às vezes começa a criar manchas. Veja que passei três demãos de calda. Estou analisando alguma forma de conseguir um resultado satisfatório. É uma brincadeira muito boa!

mariotti escreveu:


Quanto a minha duvida que coloquei

mariotti escreveu:
Caro Mario , Ratto

Que produto esta(ao) utilizando para proteger a madeira contra fungos e humidade ou possivel decomposicao ?


[]'s
Mariotti



Refere-se a algum produto que se coloca na madeira arrastada para nao apodrecer a parte que fica em contato com a terra.

[]'s
Mariotti

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil