|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 1:24 pm Assunto: Ficus em desenvolvimento |
|
|
Pessoal, me deêm uma força na estilização desse ficus ?
Agradeço a atenção. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 3:22 pm Assunto: |
|
|
Calma torpedo, Deixa ele soltar brotos para poder definir os galhos a serem usados na estilização.
Olhando a foto, poderia dizer q um moyogi seria uma boa pedida.
Outro detalhe é a conicidade invertida. Procure deixar esta parte enterrada para ver se solta raízes neste ponto. assim tira-se a conicidade invertida, a grande vilã do bonsai. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 4:06 pm Assunto: |
|
|
Laudir já adiantou a maior parte! É um Ficus retusa? Há um estreitamento grande com o tronco continuando a esquerda ou é ilusão de ótica? _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 7:35 pm Assunto: |
|
|
Pois é... Essa conicidade invertida por enquanto é o grande problema. Mas não precisa necessariamente enterrar, os ficus emitem muitas raízes aéreas que poderão resolver tudo  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
DiogoC
Registrado: 14/09/06 Idade: 35 Mensagens: 87 Localização: Porto - Portugal
|
Enviada: Sex Mar 19, 2010 7:46 pm Assunto: |
|
|
Primeiro deixe-a recuperar.
Penso que um caminho possível seria lago do género:
cump. _________________
Diogo Constante |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 20, 2010 9:39 am Assunto: |
|
|
Valeu Diogo.
Irei fazer isso.
Mas, antes vamos aguardar o desenvolvimento.
Brigadão aí. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Mar 20, 2010 6:43 pm Assunto: |
|
|
Coloque num lugar longe das mãos , dificil de pegar ... e resista a vontade de mexer nele por um bom tempo....eheheh |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Mar 21, 2010 8:38 am Assunto: bonsai |
|
|
Na arte bonsai nós temos algumas divisões que eu considero bem interessantes: mini bonsai, shohin bonsai e bonsai propriamente dito, sendo que nesta ultima, podemos ainda ter bonsai pequeno, médio e grande.
Um bonsai é considerado pequeno quando sua altura máxima, medida do solo, é em torno de 30 cm. Os menores que essa medida, até uns 25cm, é chamado shohin bonsai (leia xôrrim bonssai). Os mini bonsai podem ser confeccionados com varinhas fininhas ou toquinhos pequeninos, e medem geralmente algo em torno de 5cm, 8cm, etc.
Gosto de esclarecer esse ponto, pois as vezes alguns colegas postam plantas finas ou pequenas e o pessoal logo aconselha plantar em escorredor ou bacia e esperar o tronco engrossar e crescer. Bonsai, meus caros colegas, não é feito só com troncos grossos e grandes. Há segmentos, que por vezes, podemos seguir.
Eu tenho em meu viveiro plantas mini, shohin, pequenas, médias e grandes. Por ter um espaço bem razoável, pois moro em uma chácara, posso me dar ao luxo de ter material de diversos tamanhos com que trabalhar. Porém, quando se mora em um apartamento, ou mesmo uma casa com quintal reduzido, temos que dar preferencia ao trabalho com material menor ou mini.
O tronco de ficus mostrado pelo colega poderia então se encaixar na categoria shohin. Como tal, visando formar um bonsai, ele teria que ser transplantado não para um escorredor, mas para um vaso menor, de forma a acomodar e formar raizes adequadas a, num futuro, ser transplantado para um vaso menor que o vaso de treinamento.
Vejamos o exemplar abaixo, para ter uma idéia aproximada do que seria isso:
O vaso escolhido é de treinamento, não o vaso definitivo:
Outro exemplar:
As informações sobre adubação estão corretas. É preciso, transcorridos uns 30 dias depois de acondicionar a planta em um recipiente pequeno, cuidar de adubar bem, com material organico, de forma a que a planta emita forte brotação. Com as novas brotações, escolhe-se os galhos mais bem posicionados, para com eles formar a estruturação da planta. Isso poderá ser conseguido com aramação e poda de formação.
Os japoneses chamam o mini bonsai de bonsai mamê. Mamê, no idioma japonês significa feijão. Dá para se ter uma idéia então de que bonsai mamê é algo extremamente pequeno:
Hidaka sensei, nosso grande mestre japones de bonsai, tem predileção por bonsai shohin. Ainda que tenha uma chacara espaçosa, e possamos ver entre seu material de cultivo alguns bonsai grandes e médios, ele geralmente chega nos eventos de que participa carregando material pequeno o bastante para caber numa caixa de uvas....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|