FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida sobre algodoeiro - Atualizado 02/02/2013
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
TheThality

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 1:45 pm    Assunto: Dúvida sobre algodoeiro - Atualizado 02/02/2013 Responder com citação

Olá à todos!

há mais ou menos um mês atrás consegui umas sementes de algodão e resolvi plantar. Elas germinaram e estão crescendo. Será que consigo um dia transformá-las num bonsai?? Ainda não vi nada sobre bonsai de algodoeiro na Internet. Creio ter plantado sementes da espécie Gossypium hirsutum.
Abaixo quatro melhores mudas que consegui:

As mudas tem aproximadamente 18cm.

Aguardo opiniões Smile

Editado pela última vez por TheThality em Sáb Fev 02, 2013 2:36 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Clementino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Nunca vi bonsai de algodoeiro não, mais deve ficar lindo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 8:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eis a ficha técnica para ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa espécie:

O algodoeiro é o nome vulgar dado a várias espécies do género botânico Gossypium L., da família Malvaceae. Existem cerca de 40 espécies, arbustivas, nativas das regiões subtropicais e tropicais, algumas das quais são utilizadas para a produção da fibra têxtil conhecida como algodão.

Em estado selvagem, os arbustos do algodoeiro conseguem atingir até 7 m de altura. As folhas são grandes, com três, cinco (ou mesmo sete) lobos. As sementes estão contidas numa cápsula, estando cada uma envolvida numa fibra felpuda designada pelo vocábulo inglês lint (plural: linters).

As espécies mais utilizadas para fins comerciais são G. hirsutum (Estados Unidos da América e Austrália), G. arboreum e G. herbaceum (Ásia), e G. barbadense (Egipto). Os linters são, geralmente brancos, mas existem também variedades com cor castanha ou verde que, para não contaminarem geneticamente a variedade branca, têm a sua plantação banida junto às grandes produções de algodão.

Interessante ressaltar que, embora seja uma espécie há séculos cultivada, não há registro sobre sua condução ou formatação visando um bonsai, seja em que estilo for. Claro que isso deve ter algum motivo, seja pelo tamanho das folhas, que dificilmente se reduzem, mesmo com pinçagens sucessivas, seja por causa da dificuldade na aceitação dos galhos ao uso de arame, vez que a interrupção da seiva costuma ensejar o secamento do galho aramado rapidamente.

De qualquer forma, uma vez que voce dispõe de material de sobra, é interessante usar para experimentar seu cultivo com essa finalidade. Sugiro aguardar o primeiro ano de vida e fazer o replantio em recipientes tipo vaso plastico preto, de tamanho médio, contendo um bom substrato drenante. Ao avançar o cultivo, depois do terceiro ou quarto ano, passa-se a usar bacias plasticas de tamanho médio, bem perfuradas no fundo e na lateral, que permitem não só um melhor controle sobre as plantas, mas tambem sua formatação e condicionamento do sistema radicular (bacias ideias no maximo com 15cm de altura).

Dentre as variedades, a egípcia é hoje considerada a de melhor e maior qualidade:

O algodoeiro asiático, produz flores amarelas:

A pagina abaixo remete a um link que possui outras informações sobre a espécie, bem como fotos de outras variedades, as pragas mais comuns, etc:

http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2011/02/algodoeiro.html

Desejo boa sorte em sua empreitada, e solicito que mostre o desenvolvimento das plantas, ao longo dos anos, para que possamos estar acompanhando. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
TheThality

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2013 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

nicky,
obrigada pela ajuda ^^
Na verdade, já transplantei elas para um vaso de plástico. Dimensões +- 11 cm de altura e 14 cm de diâmetro da boca. Elas estavam num copo descartável e as raízes já não estavam mais cabendo no copo. Amanhã quando as plantas estiverem bem abertas, tiro uma foto e posto ^^
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2013 11:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, TheThality!

Eu estou pensando em fazer a mesma coisa, só que com outra espécie: o algodoeiro-da-índia.

Minha escolha por essa é porque ela tem um significado na minha infância e na minha família. Só que eu vou fazer diferente, vou produzir estacas a partir de uma árvore já formada.

Quero acompanhar o seu trabalho!
Abraços.
TheThality

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 11:00 am    Assunto: Responder com citação

E aí estão as mudinhas de algodão após acomodação no novo vaso:

Como havia dito, as dimensões do vaso são aprox. 11 cm de altura e 14 cm de diâmetro da boca. O substrato que utilizei foi 40% terra vegetal adubada, 40% areia grossa e 20% pedrinhas de aquário. Mantive o torrão das mudas antes do transplante, que era 100% terra vegetal sem adubo.

O que acham? Estou fazendo algo errado? Posso melhorar em alguma coisa?

André,
algodoeiro-da-índia não sei se conheço. Mas desejo sorte na sua empreitada!
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 11:25 am    Assunto: Responder com citação

TheThality, se quiser, veja fotos que postei aqui: Algodoeiro-da-índia (Hibiscus tiliaceus)

O algodoeiro-da-índia é bem semelhante aos demais algodoeiros, com a diferença de que não forma algodão... rsrsrs

Acho que você está fazendo certo com esse substrato. Algodoeiros de uma forma geral gostam de solo mais drenante como esse que você preparou. São plantas bem enraizantes.

Valeu!!!
TheThality

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, como é um pouco difícil achar na Internet fotos em que possamos visualizar bem o algodoeiro, então tirei algumas fotos de um que tem na faculdade, para que possam ter uma melhor referência e poder opinar. Acredito que a semente que plantei seja da mesma espécie dessa planta.

Aí uma foto do algodoeiro. Observem o chão cheio de algodão, e também a árvore.

Um galho mais baixo retirado da planta, com algumas folhas e um algodão.

Folha em comparação com a palma da mão e uma moeda de 50 centavos. Esta mede aprox. 11,5 cm. Acredito que devam ter folhas maiores.

E então, o que podemos dizer a partir das imagens?
Se quiserem, posso tirar mais fotos.

Agradeço à todos que estão me ajudando, pois como iniciante é difícil trabalhar sozinha num projeto em que poucos (ou talvez nenhum) tenha trabalhado.

Confesso que às vezes me desanimo por este motivo e pelo pensamento de estar fazendo trabalho à toa. Mas logo penso positivo, e se tudo der certo, creio que será uma grande contribuição para todos!

No mais, é isto! Smile
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Thalita,

Não desanime. Tenha paciência e outras plantas, de outras espécies para trabalhar. Sugiro que adquira mudas em diferentes estágios de crescimento, para que treine diferentes técnicas, enquanto seus algodoeiros se desenvolvem.

Abraços e boa sorte.
TheThality

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2013 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

voltando com mais novidades das minhas mudinhas.
Hj apareceu a primeira flor em uma das mudas. Abaixo algumas fotos:

Flor mais de perto:

Então me surgiu uma dúvida: devo retirar a flor para não prejudicar o desenvolvimento da planta?

Agradeço a ajuda e participação de todos! Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: