|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
geancar
Registrado: 01/11/09 Idade: 54 Mensagens: 10 Localização: Guaira-PR
|
Enviada: Seg Nov 02, 2009 1:54 pm Assunto: Primaveras (com fotos) |
|
|
Olá pessoal sou novo no fórum, e adquiri atualmente algumas plantinhas, algumas sem muito perfil para bonsai, outras um pouco melhores e umas mudinhas que quero trabalhar de cedo, no entanto a poucos dias comprei duas primaveras que já estão bem desenvolvidas, porém parecem bem judiadas, e gostaria de me aproveitar da experiência dos senhores. Aqui seguem as imagens de uma das primaveras, a que creio está mais judiada.
Esta é uma das primaveras que adquiri
Penso em eleger esta como a frente, o galho da direita foi perdido, está seco, rompido no encontro com o tronco
As folhas tem vários pontos brancos, minha esposa disse que são fungos, vou experimentar lavar as folhas com água e sabão neutro, e cortar as mais feias.
Uma parte do tronco está descascada e com um pouco de limo (me parece), na base também há um pouco de limo e bem suja de barro, não sei se devo esfregá-la com uma escova e água
Este é o vaso que tenho para transplantá-la não sei se é muito pequeno, a terra vai até a base daquelas curvinhas desenhadas no balde
Na rega, além das formigas, sairam dois destes vermes de dentro do vaso, pelo fundo, muitas formigas com ovos, sei que algumas destroem as raízes
Aqui um detalhe de uma raiz que sai pelo fundo parece ser a apical
Minhas dúvidas, acho que ela precisa ser replantada com urgência, pelo fato do solo estar extremamente compactado, no entanto já estamos na metade da primavera, as temperaturas atuais aqui são de até 36º, o clima é bem seco, e o vaso que tenho para transplante me parece pequeno para o tamanho que creio que as raizes tem, então será que ela resistiria a uma poda drástica de raízes e transplante nesta época do ano? Minha maior preocupação atual é com a saúde da planta, a forma e estilização me preocuparei depois, mas acho que é uma boa planta.
Obrigado pela ajuda!
Editado pela última vez por geancar em Qui Nov 05, 2009 8:30 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Nov 02, 2009 2:33 pm Assunto: |
|
|
ei brother,
bela planta, muitos problemas.
eu acho q sua planta vai caber no vaso, possivelmente vai replantá-la mais alta. O tronco deve se alongar muito pra dentro do barro onde deve ter sido plantada por estaquia. Se esse quintal ai atrás for seu, repense sobre o vaso, mas acho q vc mora em apartamento.
Eu replantaria agora, mas não sei se é o correto.
as minhas buganvílias responderam bem no substrato com 60 a 70% cacos de tijolos e o restante matéria orgânica.
quanto as folhas, to com o msm problema que o seu em uma delas... vou esperar respostas.
de certo tera um belo bonsai!
abraços brother _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
geancar
|
Enviada: Seg Nov 02, 2009 4:39 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta Filipe, com certeza minha vontade é arrancá-la do vaso e deixá-la respirar um pouco mais, no entanto tenho medo e atualmente minha maior preocupação é a saúde da planta, portanto esperarei mais algumas opiniões.
Obrigado, Gean Carlo. |
|
|
 |
LORDCRAST
Registrado: 01/11/09 Idade: 37 Mensagens: 51 Localização: Sete Lagoas-MG
|
Enviada: Ter Nov 03, 2009 11:11 am Assunto: |
|
|
bonita planta...
tb tenho problemas com insetos debaixo dos vasos geralmente é aquelas minhocas com perninhas e tatu bola...
quando vejo q tem muito eu troco o vazo de lugar pois eles ficam em contato com a terra... |
|
|
 |
geancar
|
Enviada: Ter Nov 03, 2009 7:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Lordcrast, estes insetos me incomodam, mas o que mais pega aqui é que o clima é muito quente e seco, hoje deve ter uns 42º facilmente, foi insuportável, e com o solo compactado daquele jeitonão há como a humidade segurar por muito tempo. Temo pela saúde e integridade da planta. Ela agradece o elogio, realmente também a acho uma bela planta.
Grato! Vou esperar mais um pouco para que opinem sobre o transplante agora, para um solo mais adequado. |
|
|
 |
geancar
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 8:42 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, apesar de ninguém ter comentado nada sobre o transplante nesta época, coloco mais algumas informações.
Hoje após regar a planta tivemos uma chuva com vento muito forte, que acabou inundando o prato do vaso, até o momento que esvaziei o prato saíram vários daqueles bichinhos brancos pelos furos (que ficaram nadando bem felizes), quando levantei o vaso, para minha esposa esvaziá-lo, ela falou que o fundo estava infestado, não tive chance de olhar o quanto era pois logo o lavamos, mas não importa, acho que esta planta precisa de transplante urgente, o substrato não está me parecendo nada adequado, estou pensando em fazer o transplante, usar bastante enraizante no trabalho, e deixar apenas umas quatro folhas por galho mantendo o solo húmido até que ela se recupere.
O que pensam? A opinião dos senhores seria de grande valia para mim. Estou aprendendo e não gostaria de perder esta planta que achamos linda.
Obs: Filipe (este é o nome de meu filho também), moro em um sobrado, o terreno faz parte mas tenho um pequeno empecilho quanto a plantar no solo que se chama Ozzy, e é da raça boxer.
Grande abraço a todos. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 9:23 am Assunto: |
|
|
sugiro vc usar um balde daqueles de 20 litros.
use substrato 30+30+40 (30% de areia+ 30% de cacos de tijolo + 40% de terra)
FURE BEM O BALDE - faça dele uma peneira (use ferro quente para isso pois alguns plásticos costumam rachar ao tentar furar com algo frio)
qto a estes bichos - se tiver na terra faz o seguinte para evitar q eles infestem outras plantas:
coloque esta terra num recipiente de metal e leve ele no fogo.... isso mesmo queime bem kkk _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
geancar
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 7:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Laudir, obrigado pela resposta, amanhã providenciarei o substrato e um vaso plástico grande, se uso um balde dona encrenca me afoga nele, hehehe.
Quanto a areia, aqui onde moro não encontrei areia grossa, apenas areia média, que é bem fina pros padrões de bonsai, mas tenho um saco com areia de filtro de piscina que é um pouco mais grossa.
Abraços. |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qua Mar 17, 2010 7:44 am Assunto: |
|
|
Os pontos brancos são cochonilhas e se reproduzem rápido, temos aqui uma sessão de pragas e doenças, faz uma busca por lá. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Igor Ferrer
Registrado: 05/03/10 Mensagens: 39 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Mar 20, 2010 4:12 pm Assunto: |
|
|
Geancar, primeiramente, fez uma ótima aquisição, tem muito potencial sua muda, e bastante trabalho tb, porém, para mim particularmente, quanto mais trabalho as vezes parece melhor pois temos como se envolver bastante com a planta e quando chegarmos ao resultado final este será mais recompensante ainda.
Quanto ao trasplante, tb aconselho planta-la em uma bacia bem furada (comprada por vc com o seu dinheiro para evitar incomodação...rsss) e com um substrato bem drenante e deixa-la crescer livremente pos vc tem òtimo tronco, porém poucos galhos para compor a copa.
Quanto a lavar as folhas com sabão acho uma ruim,.... dá uma olhada lá no forum das pragas e acha tuas respostas...
Quanto aos bichos, quando trocar o substrato consome com esse já existente, e não usa pratinhos em baixo do vaso, faz com que vc não descuide da rega e tb tome cuidado com a dengue...rs
Vc comprou sua muda em um viveiro ou floricultura?
Abraço!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|