|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Igor Ferrer
Registrado: 05/03/10 Mensagens: 39 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Mar 16, 2010 3:47 pm Assunto: Terra Fina |
|
|
Pessoal, estou com uma dúvida:
Uso tb somente terra granulada, isto é, peneirada utilizando apenas o que fica na peneira, porém estou armazenando já uma quantidade grande de terra fina e não sei realmente onde emprega-las de forma adequada...
Não seria bom para estaquia?
Bom, deixo a questão e quem puder me dar idéias agradeço!!!
Abraço! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Mar 16, 2010 4:41 pm Assunto: |
|
|
Se misturar com areia grossa e cacos de tijolo vc pode reaproveitar para preparar suas mudas sim. O importante é q tenha uma boa drenagem. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Mar 16, 2010 10:23 pm Assunto: |
|
|
Igor,
Se pratica compostagem poderá utilizá-la também no auxilio à compostagem em questão.
Recomendo leituras sobre:
COMPOSTAGEM e COMPOSTAGEM CASEIRA.
Para agilizar num primeiro momento aqui vai:
http://www.bancodoplaneta.com.br/group/deucerto/forum/topics/1741754:Topic:4912
Neste outro dicas de como usar o composto na adubação:
http://www.hortadaformiga.com/compostagem.cfm
É outra idéia que lhe daria.
Essa é uma dúvida de muitos, obrigado pela pergunta.
Abraço:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Igor Ferrer
Registrado: 05/03/10 Mensagens: 39 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Mar 20, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Illex, valeu pela dica, vou utilizar sim nas minhas composteiras...
Também acreditava ser uma dúvida de muitos, pois se formos pensar, quando peneiramos utilizamos as vezes menos de 50% granulado o resto é terra fina, e isso ocupa espaço e requer uma boa serventia, serventia essa dada por vc agora!
Valeu denovo Illex!!!
Abraço. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Mar 22, 2010 1:09 am Assunto: |
|
|
Igor,
Que bom que nossa troca de informações possa ter chegado a algum ponto interessante.
Faça os testes, se formalizar sua experiência com a compostagem (com sua composteira), pote os resultados para que todos nós possamos ver; isso só virá para nos engrandecer no assunto e na prática de artes secundárias ao Bonsai, no caso a criação de nosso próprio adubo orgânico reciclado a partir de nossos resíduos orgânicos caseiros, e de outras fontes também (porque não?).
Obrigado Igor!
Abraço:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|